Fone
Notícias
TENDÊNCIA – Um incrível sortimento de canetas, lápis e lapiseiras
04/11/2020

Escritas macias, alta durabilidade, amplo sortimento de cores e o segmento de instrumentos de escrita evolui para oferecer aos consumidores não apenas produtos de qualidade, mas itens que despertem o desejo da compra.
Conheça as estratégias que vem sendo trabalhadas pelas marcas e o que elas apresentam de novidade para o mercado.

BIC

Para o próximo volta às aulas, a marca trará na linha de lápis grafite novas composições de kits. Em lápis de cor, a BIC continua com seu portfólio completo, chegando a 36 cores, além dos kits que virão com novidades para a próxima temporada. No segmento de lápis grafite, a BIC aponta a facilidade em apontar e a resistência às quedas como as principais evoluções pelas quais o produto foi submetido. Em lápis de colorir, as tendências e evoluções estão relacionadas aos aspectos de segurança, pensando no uso dos lápis como um instrumento para o desenvolvimento das crianças.
No segmento de lapiseiras não há previsão de lançamentos, mas a categoria continua relevante para a marca. O atual mix é composto pela Velocity nas pontas 0,5 e 0,7mm, em diversas opções de cores; Velocity Grip com o grip emborrachado, que permite mais controle e firmeza durante o uso e a Criterium com ponta metálica e sistema de amortecimento, proporcionando mais durabilidade e conforto.
Top of Mind na categoria de canetas esferográficas, a BIC tem um vasto portfólio com pontas variadas (0.7, 0.8, 1.0, 1.2, 1.6) e uma paleta de cores diversificada. Para o próximo volta às aulas haverá novidades visando a praticidade do consumidor no momento da compra.
Em canetas hidrográficas, a Intensity foi a sensação do último volta às aulas com o lançamento das cores pastel e 13 cores vivas na ponta 0,4mm. Para continuar entre as favoritas dos consumidores, em breve, a BIC trará mais novidades na família Intensity.
“Cada item do nosso portfólio é criado para auxiliar em todas as fases do ciclo de aprendizado das crianças, além das necessidades diárias dos consumidores, pensando em um público mais adulto, que tem utilizado nossos lápis para o trabalho e o lazer”, afirma Felipe Victor, Gerente de Papelaria da BIC, acrescentando que a empresa investe continuamente em pesquisas de mercado para entender as necessidades do consumidor e, desse modo, entregar o produto ideal para todos os tipos de demanda. “Para nós, essa é a receita para continuarmos na liderança de mercado, nos reinventando a cada novo ciclo de lançamento de produtos.”

FABER-CASTELL

Seguindo a tendência e a força do conceito pastel, a principal novidade na categoria de lápis grafite é o Ecolápis Grafite Grip com o corpo em tons pastel (laranja, amarelo, verde, azul, roxo e rosa) com esferas antideslizantes e formato ergonômico.
Entre os mais recentes lançamentos em lápis de cor estão o Ecolápis SuperSoft, ideal para colorir papéis claros ou escuros, com alta cobertura, além de design descolado com acabamento all black e conceito inovador com mina de formulação exclusiva supermacia; e o Ecolápis de cor da linha Caras & Cores com o propósito da inclusão, possibilitando a criação de vários tons de pele.
“Nossa estratégia é oferecer um portfólio bastante completo, com diversos modelos e opções de cores, além da excelente performance. Mais uma vez lembro que todos os EcoLápis da marca são produzidos com madeira 100% reflorestada e certificada pelo FSC ® (Forest Stewardship Council)”, destaca Flavia Giordano, Head de Marketing da Faber-Castell, ressaltando que a tendência está em desenvolver um produto que deslize facilmente sobre o papel sem cansar a mão, com formato ergonômico, levando conforto ao escrever, além das cores mais intensas.
Em lapiseira, o fabricante desenvolveu a linha Bubble em tons pastel (verde água, rosa, azul e roxa), resultando em um visual descolado com corpo translúcido e grip emborrachado, nos traços 0.5 e 0.7 mm. Já a linha Z-PENCIL com traços 0.5 e 0.7mm é focada no público jovem adulto, unindo design ergonômico e atrativo, além de alta performance, trazendo mais conforto ao escrever com grip emborrachado antiderrapante. Suas cores apresentam um contraste do preto com o azul escuro, azul claro e rosa. Em ambas as linhas, as lapiseiras têm borracha no topo e, de acordo com a marca, é de alta performance de apagabilidade.
A principal novidade na categoria das canetas esferográficas é a Trilux Style Colors em cinco tons pastel: azul, verde, roxo, laranja e rosa. “A Faber-Castell sempre busca inovação por meio de dois pilares: entendimento do consumidor e qualidade superior”, reforça Flavia.
Com tinta semigel e uma escrita fina nas cores azul, preta, vermelha, roxa e rosa, a caneta Ice 061 possui corpo translúcido colorido, possibilitando a visualização da ponteira metálica com proteção interna de silicone na tampa, garantindo maior durabilidade do produto.
Em hidrográfica, a novidade é a Fine Pen com ponta ultrafina de 0.4mm, formato ergonômico embalagem presenteável com 48, 24, 12 e 4 cores, além de tons pastel. “Sempre acompanhamos as tendências da categoria no Brasil e no mundo. Por isso, oferecemos um portfólio que entrega o conforto na escrita e oferece várias espessuras, desde as mais finas até com ponta média 1.0. Também focamos em oferta de cores, chegando a cerca de 50 opções em nosso portfólio”, exemplifica Flavia.
A Head de Marketing da Faber-Castell diz que a inovação não é mera questão de modismo, mas um meio de assegurar o próprio futuro da marca e fornecer valor agregado aos consumidores.

LEONORA

Em lápis grafite, as novidades da marca Leo&Leo são os kits com estampas temáticas formados por dois lápis HB com borracha na ponta, um apontador e uma borracha que ganha o formato do tema. As linhas são: Food Trends (melancia, donut e picolé), Pets (panda e pinguim) e Fantasy (fadinha e robô), o que torna esses itens produtos colecionáveis. Outra novidade é o kit Player e Dino que levam diversão e diversidade em uma temática que vale tanto para o universo feminino, quanto para o masculino. E, para os apaixonados pelos itens em cor pastel, tem o kit Pastel Trend que pode ser encontrado em 5 diferentes combinações.
A família de lápis de cor da Leo&Leo ganhou novos componentes como o Jumbo 4 em 1, ideal para mãos pequenas, unindo dois clássicos: lápis de cor e giz de cera. Com mina grossa e supermacia, o lápis cumpre as duas funções e ainda é aquarelável. O produto vem com 12 cores mais um lápis quadricolor, além de apontador e pincel.
A nova paleta de cores especiais de Leonora, na categoria lápis de cor, pode ser conferida com a linha Pastel Trend, com 12 cores e corpo perolado. “O lápis, assim como outros materiais escolares, deixaram de ser um utilitário. Além de grafite, mina e ponta, o layout é importante, as estampas e paleta de cores também. Os consumidores querem novidades buscam itens bonitos, colecionáveis, que combinem com os outros materiais”, analisa a Coordenadora de Marketing da Leonora, Ariéli Adolpho Silva.
Em lapiseiras, os destaques da Leo&Leo são: a linha POP de resina termoplástica, com borracha na ponta da mesma cor do corpo, grafite 0.5 e 0.7 e corpo colorido em tons vibrantes. Tem ainda a linha Shake tons pastel. Acionada pelo movimento, com borracha, clip e grip emborrachado, a lapiseira é um dos itens queridinhos da linha Pastel Trend.
Sob a marca Jocar Office, o lançamento é a lapiseira técnica triangular, com acabamento em metal, nas opções 0.5 e 0.7. A lapiseira de grafite 0.5 tem cores neutras e acabamento em prata. Já a lapiseira de grafite 0.7 tem opções em cores vibrantes como o rosa e o roxo, além da opção em dourado que pode ser encontrada tanto em caixa quanto em blister contendo 1 lapiseira + 1 tubo de grafite com 12 minas.

NYKON

A empresa Carimbos Nykon® disponibiliza uma grande variedade de canetas esferográficas. Além da função de escrita, apresentam um carimbo com uma placa de texto que cabe até 03 linhas. São disponibilizadas nas versões: Mini Smart nas cores vermelha e preta que cabe na palma da mão; a moderna Wave em seis diferentes cores. A Carimbos Nykon® também oferece canetas esferográficas nos modelos Clássica, Estilo Clássica, Diagonal Color, Diagonal Ray, Switch e Classic G, todas com o carimbo na própria estrutura da caneta.
O fabricante apresenta como novidade as canetas Smart 3 em 1, ou seja, além da opção esferográfica, tem a função carimbo, com placa de texto que cabe até 03 linhas e ponta touch screen compatível para tablets e smartphones. Estão disponíveis em sete cores. Na versão blister em quatro cores e com uma raspadinha que traz uma gravação de resina, totalmente gratuita. Outro diferencial é a possibilidade de personalização da caneta.
Jardel Medeiros, da área do Marketing da Carimbos Nykon®, explica que a empresa é norteada pela criatividade e pela inovação, ofertando aos clientes inovações. “Nossa criativa equipe participa do processo com ideias, sugestões, dicas e opiniões, resultando em uma gama de produtos variados, inovadores e que atendem cada vez mais as necessidades dos clientes. Buscamos modelos de canetas-carimbos sofisticados, com cores que seguem as atuais tendências, além de priorizados produtos leves, práticos, estilosos e com tecnologia de ponta.”

PILOT PEN

Importada do Japão, a caneta esferográfica BP-1 RT da Pilot Pen tem tinta de baixa viscosidade e cores bem pigmentadas. Além disso, o seu corpo é resistente e apesar de ser retrátil, não desmonta e nem quebra facilmente. “O grande diferencial da BP-1 RT é ser uma caneta importada, de qualidade japonesa e preço acessível. No Japão, contamos com uma equipe que está sempre atenta às novidades mundiais e desenvolvem frequentemente protótipos, a fim de encontrar a melhor solução para os produtos”, explica Arthur da Silva Santana, Analista de Marketing na Pilot Pen Brasil.
Em canetas gel, a grande novidade é a Poplol com 20 opções de cores. Retrátil, tem ponta de aço inox e uma tinta especial bem pigmentada, proporcionando uma escrita supermacia. “As canetas gel são bastante utilizadas para colorir o caderno e produzir boullet journal. Um destaque é a procura por produtos que escrevam em folha preta e a Poplol nas cores metálicas, pastel e branca, cumpre este desafio. Antigamente, as canetas gel eram pensadas para um público mais infantil, inclusive muitas vezes traziam cheirinho (e ainda trazem). Mas, hoje em dia, além do público infantil, os adolescentes procuram por esse tipo de caneta. Com o nascimento dos canais de studygram, vários estudantes passaram a caprichar na escrita e nos resumos das matérias dos cadernos. A variedade das cores auxilia neste processo de aprendizagem”, esclarece Arthur.
Na categoria de hidrográfica o grande lançamento da Pilot é a Drawing Pen. Trata-se de um marcador a base de água, desenvolvido para ilustrações técnicas com 5 opções de pontas: 0.5, 0.6, 0.8, 1.0 e 1.2, permitindo ao artista fazer pequenos detalhes até os traços mais grossos. “A Drawing Pen acaba sendo um produto multifunção. Além de desenhar, é possível utilizar no caderno e no boullet journal”, cita o Analista de Marketing.

STAEDTLER

Fabricadas na Alemanha, as canetas esferográficas da marca possuem forma triangular ergonômica para permitir uma escrita fácil e macia. A novidade na categoria é a linha Elance em corpo metal escovado com clip-pusher, resultando em uma caneta com design mais sofisticado.
Em hidrográficas tem a linha Triplus® com destaque para a fineliner com ponta superfina revestida de metal 0.3 mm, disponível em até 32 cores. “As tendências desta categoria são os conjuntos de estojos de 6 cores, com as cores pastel, neon, melancia, lhama e botânica”, afirma Heloísa Agostini, Analista Pleno de Marketing da STAEDTLER Brasil.
A STAEDTLER traz para a sua linha de lápis grafite a coleção pastel retrô nas versões HB e 2B jumbo em corpo de madeira, em 6 suaves cores. A STAEDTLER apresenta ainda opções de kits com lápis grafite, borracha e apontador. Em lápis de cor a novidade é, também, a linha pastel retrô. São caixas de lápis de cor hexagonal, feito de madeira e disponível em 12 cores na paleta cor pastel. Os kits de lápis de cor estão sendo preparados para a temporada.
A principal novidade no segmento de lapiseira é a linha escolar pastel retrô mecânica 0.5mm, disponível em 6 tons. Tem ainda a lapiseira técnica Mars®Micro nas versões 0.3mm, 0.5mm, 0.7mm e 0.9mm.

SUMMIT/TRIS

Com o propósito de oferecer canetas diferentes e de alta qualidade, a marca revisitou seu mix e em esferográficas apresenta a linha Slide Fancy que traz as características da Slide com novidades como corpo colorido e estampas com efeito prateado, sendo que cada cor traz um cheirinho: verde (menta), azul claro (chiclete), roxo, uva e rosa (morango). A Slide Fancy tem ponta 1,00mm.
Outro lançamento é a caneta esferográfica retrátil Lets com design leve e grip que proporciona conforto na escrita. A caneta vem nas cores azul e fashion. Lançada no ano passado, a caneta esferográfica retrátil Bliss ganhou reforço e chega na opção Bliss Nero com pegada triangular, grip e ponta 0,7mm, tem corpo todo preto e tinta azul.
Na opção de esferográfica 4 cores foi desenvolvida a Color Mix com acabamento fosco, e modernas cores. Em caneta gel, a Inkfinity. Segundo o fabricante, tem es crita que escreve 2x mais que as canetas gel tradicionais.
Em hidracores tem a nova Mega tropical, com a combinação de cores exclusivas em tons tropicais, tinta lavável, podendo ficar até 72 horas destampada sem secar. E a família de paletas de cores continua crescendo com a Mega Cosmos em cores inspiradas na galáxia. Além disso, vem com glitter na tinta. Outra novidade é a Mega hidro color ponta jumbo Fruits. Uma versão com ponta mega jumbo e cheirinho de frutas.
Após trabalhar com paletas de cores de bastante êxito, como por exemplo, a Mega Tons de Pele e Pastel, os lápis de cor TRIS vem na opção MEGA Tropical. Com corpo triangular, macio e alta cobertura, segundo o fabricante.
A categoria lapiseiras que sempre foi importante no portfólio da TRIS, esse ano recebeu uma atenção superespecial. O primeiro lançamento é a TRIS Ombré, uma mistura de degradê de cores e estampas divertidas. Com traço 0,7, tem borracha no topo e um efeito fosco no corpo.
A estampa clássica de bolinhas chega na lapiseira TRIS Poá. São três variações de cores: rosa, roxo e verde água, traço 0,7 e sistema “shake” para acionar o grafite.
Para os consumidores que curtem as cores metálicas, tem as lapiseiras da TRIS Moove com um filme metalizado que envolve o corpo e está disponível em três diferentes combinações de cores. Com a tecnologia “shake” e traço 0,7mm, tem borracha no topo.
A versão Mambo possui grip emborrachado com textura que fornece atrito à pega e possibilita uma escrita mais confortável. Em três diferentes combinações, o traço é 0,7mm.
A coleção Signature chega na versão Boho Chi em cores descoladas e que equilibram alegria e elegância. Na linha de lapiseiras 2,0 tem a Super Stripes com corpo em formato triangular nas cores azul e rosa. E a nova Chorma com visual metálico fosco, estrutura interna metálica, traços 0,5, 0,7 e 0,9, nas cores cinza, grafite e preto, respectivamente. Para o consumidor que não abre mão de um produto colorido, a versão Chroma Colors chega no dourado, rosê e turquesa, no traço 0,7mm.

TILIBRA

Com uma equipe de Marketing que está sempre em busca de novidades, a Tilibra realiza pesquisas nacionais e internacionais com objetivo de detectar quais são as últimas tendências e principais desejos do consumidor. “A ampliação da linha de canetas retráteis é um reflexo das pesquisas desenvolvidas pela nossa equipe que evidenciaram a preferência do público por esses modelos. Assim, buscamos ampliar a oferta com este atributo, valorizando uma maior variedade em cores e formatos anatômicos que tenham grip”, explica o Gerente de Novos Negócios da Tilibra, Douglas Takahashi.
Na linha de esferográfica, o lançamento é a Gliss 1.0mm de corpo triangular nas opções azul, preta e vermelha. Nos modelos em gel, a Tilibra traz a Stilo Glitter 1.0mm nas cores dourada, prata, roxo e rosa para o consumidor que quer uma escrita colorida e com brilho. A Gel Stilo Pastel 1.0mm em tons pastel amarelo, laranja, roxo e rosa; e a Gel Flow 0.5mm com ponta em formato agulha e grip, nas cores azul, preta e vermelha. “Oferecemos diversas linhas para quem busca cores brilhantes e relacionadas ao universo de moda, para decorar cadernos ou fazer marcações em agendas e planners. A caneta gel utiliza a tinta à base de água para proporcionar uma escrita suave, com cores vibrantes e bem pigmentadas. O modelo também é conhecido por deslizar mais facilmente no papel, permitindo fluidez na escrita”, ressalta Douglas.
O mix da Tilibra disponibiliza três opções em canetas hidrográficas: a Escolar 1.0mm 6 Cores Académie e Escolar 1.0mm 12 Cores Académie, ambas com traço macio, tinta à base de água, ponta resistente, tampa antiasfixiante e lavável; e a Hidrográfica Mágica com 7 cores + 1 caneta mágica branca. Ao utilizar a caneta branca sobre outra cor, ocorre o efeito mágico de mistura de cores.
Dentre as opções oferecidas em lápis preto tem o sextavado com borracha na linha West Village Rosé. Ainda em West Village, tem as opções sextavadas nas cores branca, prata e dourada. Outra novidade é o lápis preto hexagonal com borracha glow. Já as marcas Happy, Académie, Jolie, Love Pink e Bubbles trazem modelos nos formatos redondo e triangular.
Em lápis de cor os destaques são: 12 Cores Ponta Grossa Triangular Académie e o Lápis de Cor 24 Cores Ponta Grossa Triangular Académie, ambos com cores mais vivas e segundo a Tilibra, com rendimento até 50% maior, corpo em madeira e superfáceis de apontar. O Lápis de Cor Jumbo 12 Cores Ponta Grossa Triangular, que também é lançamento, vem com um apontador, diâmetro de mina mais grosso (4.7mm), corpo e ponta jumbo, ideal para crianças que estão tendo o primeiro contato com esses materiais. “Todas as nossas linhas são produzidas com materiais para oferecer excelente desempenho, alta resistência, traço macio e no caso do lápis de cor, cores vibrantes. A categoria de lápis preto segue a mesma referência, com diferencial no design, de acordo com as principais tendências de consumo”, enfatiza o Gerente da Tilibra.
Depois da lapiseira em formato de Cactus, a Tilibra lança para a temporada 2020/2021 o modelo Cenoura, que traz no detalhe um coelhinho e é disponibilizada no grafite 0.7mm, com grip. Para a linha i-Point vem uma nova cor, o tom salmão, enquanto a i-Point Neon chega com cores fortes e vibrantes do azul, amarelo, coral e rosa. O lançamento Six possui corpo sextavado em plástico e grafite 0.7mm. A lapiseira Summer, com corpo triangular, também ganhou novas cores: rosa e azul. “Os consumidores desejam um produto moderno, que ofereça conforto e esteja alinhado com as tendências. Por isso, estamos em busca constante por novidades em cores, materiais e formatos. Nosso objetivo é oferecer uma coleção completa, com variedade para todos os perfis”, esclarece Douglas.

TRIDENT

Representando no Brasil as marcas TOMBOW e CRETACOLOR, a Trident destaca o lápis Mono com 12 graduações de dureza, variando, de  6B a 4H, o que possibilita inusitados efeitos, precisão e cobertura homogênea. Já no portfólio da austríaca CRETACOLOR há nove linhas diferentes de lápis artísticos, gafites epeciais, carvão em barras, carvão em pó, e tradicionais lápis grafite com 20 graduações (HB até 9H), além de pasteis e muitos outros produtos.
Para uso técnico e artístico, há três modelos de lapiseiras: Trident PRO Line voltada para o uso técnico profissional, tem visor indicativo do tipo de grafite, a Trident Premium voltada para o mesmo público, com identificador do tipo de grafite – que identifica até 8 tipos de durezas, dois a mais que a primeira e conta com empunhadura emborrachada antideslizante que torna mais confortável o seu uso. Ambos os modelos possuem um mecanismo preciso e inovador, que possibilita o avanço milimetricamente controlado do grafite e ponteira, haste interna e clip em metal cromado, sendo oferecidas em 0,3, 0,5 e 0,6 mm.  Complementando a linha, a TRIDENT tem um modelo Multiuso com ponta de 0,9 mm, anatômico, funcional e com fino acabamento, resistente ao uso contínuo. Todos as lapiseiras possuem borracha.

TRIVIUN
TRIDENT
tilibra2
DELTA 2020
MENNO
Tilibra3
Tilibra 1
Brasinks
DAC