Fone
Notícias
TENDÊNCIA – Muitas cores e flexibilidade para realizar novos traçados
17/05/2018

Fabricados em materiais cada vez mais resistentes, ao mesmo tempo flexíveis, em cores vibrantes e modernas, réguas, esquadros, compassos e transferidores evoluíram e se tornaram ainda melhores, atendendo a diferentes tipos de demandas.
Em seu portfólio, a marca Maped oferece desde modelos tradicionais, passando pelos coloridos e produzidos em materiais e texturas diferenciadas. O propósito se resume em proporcionar um excelente desempenho, tornando a utilização dos produtos, uma experiência única. Para fugir do tradicional, a empresa criou as linhas de réguas Geometric e Flex, com material ultrarresistente e novos aspectos visuais; tem também as flexíveis Twist’n Flex e com dupla função como a Geonotes que de um lado tem a funcionalidade de uma régua tradicional e do outro serve de molde para desenhos técnicos e decorativos. Com uma pegada divertida, as réguas Geocustom possuem desenhos a laser que permitem a sua personalização através da coloração destes desenhos.
Em constante renovação de linha, a Maped apresenta em 2018 novidades em réguas por meio da coleção Study Unbreakable. As réguas inquebráveis (desde que seja respeitada a finalidade do produto, nas condições normais de uso) que são desenvolvidas a partir de um novo tipo de plástico, ultrarressistente, disponíveis nos tamanhos 15cm, 20cm e 30cm e nas cores azul e rosa. Outro lançamento, a Twist’n Flex – Decor, possui a flexibilidade dos produtos Twist’n Flex, mas em cores ainda mais intensas. “Além disso, apresentamos um novo conceito para a linha de acessórios escolares, STICK’ART, de produtos personalizáveis e ultracoloridos, possibilitando à criança decorar a régua, o apontador e com adesivos inspirados em emojis e no grafiti style, que vêm juntamente com os produtos”, explica a Gerente de Marketing e Trade Marketing, Marcelo Pissato.
Nas categorias de esquadros e transferidores há opções nas linhas Essentials e Geometric e nos kits Twist’n Flex, Geocustom e Tatoo. Já em relação aos compassos, a Maped desenvolveu desde versões tradicionais e coloridas como a linha Kid’z, nas opções rosa, azul e verde, como também em metal nas linhas Study e Start Metal. A inovação nesta categoria está no modelo Stop System, em que o compasso possui um dispositivo que trava “as pernas”, evitando que o estudante perca a referência do traçado.
Durabilidade e resistência são características priorizadas pela empresa Souza & Cia que optou por utilizar a madeira MDF para produzir as suas réguas (30cm, 60cm, 80cm e 1 metro), esquadros (45° e 60°), seus compassos (que podem ser usados pelos professores, tanto em quadros brancos, quanto em verdes) e transferidores 180º. “Nossa linha educacional vem se destacando como referência entre professores, especialmente nas aulas de desenho técnico”, declara o Assistente de Vendas e Marketing da Souza & Cia, Bruno de Freitas Miranda Anjolim.
Disponibilizando uma ampla linha de artigos para desenho e artes, a Trident tem réguas em medidas que vão de 15cm até 1 metro, produzidas em poliestireno, acrílico cristal, PVC, aço e alumínio; esquadros escolares com escalas e modelos para desenho técnico, ambos em acrílico, (45º e 60º) e medidas que partem de 12cm até 50cm. Os transferidos também em acrílico têm medidas que vão de 10cm a 25cm de diâmetro, tanto em 180º quanto em 360º. Enquanto que os compassos são encontrados em 10 modelos desde para uso escolar, passando pelo técnico ao profissional. “Antes de qualquer característica, priorizamos a qualidade e a precisão dos nossos produtos, lembrando que todos eles são certificados pelo Inmetro”, ressalta o Diretor da Trident, Roberto Zanocco.
Acostumada a levar inovações para a sua linha de réguas, a Acrimet que tem em portfólio a linha FUN! com motivos infantis tanto para meninos quanto para meninas, agora traz novas dez possibilidade de cores nas réguas de 30cm. São tonalidades sólidas, sendo 4 citrus, 4 pastéis, além da branca e preta. “As novidades e tendências nesta categoria de produto acabam acontecendo na temática, cores e materiais. Destaco ainda que o grande diferencial da Acrimet é a qualidade. Este é um tipo de produto que parece muito simples, mas precisa oferecer ao consumidor a garantia de qualidade, precisão e segurança”, afirma a Gerente de Marketing, Natalia Gastaldo.
Na linha de esquadros, a Acrimet oferece as versões com 16cm, 21cm e 26cm, cada tamanho nos modelos 45º e 60º. Por serem considerados de uso infantil, os tamanhos 16cm possuem os cantos levemente arredondados, para maior segurança no uso. Na categoria de transferidores foram desenvolvidos os modelos 180º e 360º. Além disso, a Acrimet oferece conjuntos de esquadros e os escolares (compostos por esquadros, régua e transferidor). “Os dois tipos de conjuntos são oferecidos em diversos tamanhos para atender desde o consumidor que está nos primeiros anos do ensino fundamental até o profissional que utiliza este material no seu dia a dia”, explica Natalia.

O uso de materiais coloridos e flexíveis é uma unanimidade

Os objetos coloridos realmente ganharam força no ambiente escolar, não sendo diferente no caso das réguas, esquadros, compassos e transferidores. O fabricante Waleu oferece, por exemplo, versões coloridas e neon. Além da presença das cores, as réguas flexíveis vêm ganhando relevância. “Devido à qualidade, diversidade de cores e, principalmente, por ser embalada individualmente, diminuindo o atrito de uma peça com a outra, reduzindo riscos e quebras dos produtos, a nossa régua New Line é a que mais se destaca em nossa linha. Disponibilizadas nos tamanhos 15cm, 20cm, 30cm, 40cm e 50cm, nas cores cristal, fumê rosa, azul, amarela, laranja, lilás, verde e vermelha. Observamos também uma importante aceitação pelas réguas flexíveis, que são fabricadas em PVC, o que sinaliza que os consumidores estão buscando produtos de alta durabilidade e que proporcionem maior segurança, já que não têm pontas e não quebram facilmente”, observa Jacqueline Monteiro, da equipe de Marketing da Waleu.
Além dos compassos e transferidores, a Waleu visando a praticidade dos alunos desenvolveu o kit flexível 1º grau, que pode ser encontrado nas cores rosa e azul, composto por quatro peças: 1 transferidor 180º, 1 esquadro 45º, 1 esquadro 60º e 1 régua 30cm.
Quem também trabalha com kits escolares é a marca Dello, que desenvolveu um conjunto que contém 1 régua de 30cm, 1 transferidor 180°, 1 transferidor 360°, 1 esquadro 60° e 1 esquadro 45°. Todos produzidos em material transparente e chapa PP laminada flexível. “Além de ser impossível de quebrar, outra vantagem do PP laminado flexível é o seu preço competitivo em relação, por exemplo, ao material feito em injeção plástica”, compara a Coordenadora de Marketing, Alana Milbers.
Não irá demorar para as réguas flexíveis também chegarem no mix da BRW. Hoje, o fabricante disponibiliza réguas de 30cm e 40cm, em alumínio, com superfícies frisadas para facilitar o uso e escala também em polegadas. Em relação aos compassos há opções para atender as mais diversas necessidades, incluindo para uso escolar com corpo plástico e espaço para utilização de lápis/caneta até para uso profissional por meio de uma linha técnica fabricada em metal, com estojo para armazenamento e ponta de grafite extra.
Modernos, ergonômicos e com corpo flexível. Aí estão três importantes características apontadas pela Especialista de Marketing da Summit, Vanessa Moreno, nos produtos desenvolvidos pela empresa. Em sua linha, a marca destaca o Jogo de Réguas TRIS Floppy, composto por esquadros de 60° e 45°, transferidor 180° e régua 30cm com dupla escala – centímetros e polegadas. “O mais bacana deste kit, disponível nas cores azul e rosa, é que todos os materiais são flexíveis, ou seja, não quebram e são superfáceis de carregar no estojo ou na mochila”, diz Vanessa.
Réguas coloridas, estampadas com licenças consagradas entre os jovens e crianças e produzidas em material flexível podem ser encontradas na ampla linha da Tilibra. “A qualidade e variedade são os principais diferenciais e estão presentes em nossa coleção”, afirma o Supervisor de produtos, Douglas Santana Takahashi.
Na coleção 2018, o fabricante traz régua da coleção Académie, com 30cm e de bolinhas, seguindo a tendência do poá; tem também a Love Pink, de 30 cm, além das coleções Jolie e Capricho, que estão com estampas totalmente renovadas.
Transparentes e produzidos em poliestireno, visando mais resistência, os esquadros da Tilibra da linha Académie são oferecidos nas opções N. 16 45º, N.16 60º, N.21 45º, N. 21 60º, N. 26 45º e N. 26 60º. Há também os transferidores de 180º e 360º, comercializados individualmente ou em formato de kits, como o novo Conjunto para Desenho Júnior que contém 1 régua 30cm, 1 transferidor 180º, 1 esquadro Nº 16 45º e 1 esquadro Nº 16 60º.
Para a linha de compassos, os modelos com personagens são voltados ao público infantil, com destaque para Jolie e Ben 10. Modelos com ou sem tira-linha também estão à disposição de clientes e consumidores. Em aço escovado/cromado, o modelo com tira-linha vem com uma caixa extra de grafites. Opção bastante usada por estudantes. O modelo sem tira-linha em metal (haste) também é vendido com uma caixa extra de grafites. “Todos os nossos produtos são testados internamente e submetidos à certificação do INMETRO. Além deste cuidado com a segurança dos usuários, constantemente investimos em pesquisas para conhecer necessidades e desenvolver produtos que atendam os mais variados públicos”, finaliza Douglas.

DAC
FABER CASTELL
MANO
CONDOR
BRW MARCAS
ACRIMET
SUMMIT
BRICS
DELLO
MOLIN
JANDAIA 1
FILIPERSON