Fone
Notícias
TENDÊNCIA – Etiquetas, marcadores e blocos adesivos
16/07/2018

Seja para identificar produtos, para desenvolver trabalhos manuais e de artesanato, ou então, marcar textos, documentos, livros ou qualquer outra identificação que se faça necessária, ou ainda, anotar recados, esses produtos estão na rotina de todos os consumidores.
Em sua linha Memo Notes, a empresa Adelbras oferece um amplo mix de blocos e marcadores autoadesivos, estes últimos em dois modelos e cores vibrantes. Translúcidos são removíveis e reposicionáves.
Como destaque no portfólio há a régua com marcadores em 08 cores neon. “Além desta régua com os marcadores, outras novidades são o bloco autoadesivo de 76mm X 101mm, ideal para pequenos textos e anotações, composto por 04 cores sortidas (amarelo, rosa, azul e verde) e também o bloco autoadesivo de 51mm x 51mm, ideal para lembretes. “Nossos produtos auxiliam na organização dos trabalhos escolares, no escritório e no cotidiano. O consumidor procura sempre o produto que ofereça a melhor solução para aquele serviço que está executando, razão pela qual, os principais aspectos levados em conta são: facilidade no uso, estética e acabamento, não esquecendo o fator preço”, cita Amanda Lima, do Marketing da Adelbras.
Cada modelo de etiqueta desenvolvido pelo fabricante Tilibra foi pensado e destinado a uma utilização específica. Com isto, a linha de produtos da empresa tornou-se ampla e engloba modelos para correspondências diversas, uso escolar e, até mesmo, para uso em momentos marcantes, isto quando se pensa nas etiquetas para convites. Nas flags, o modelo Tili Notes Tag é composto por 5 cores (laranja, rosa, amarelo, verde e azul), com folhas autoadesivas reposicionáveis, disponibilizadas em embalagem plástica e formato 44x12mm.
Na categoria de blocos autoadesivos, a Tilibra apresenta o Tili Notes. Coloridos, inclusive na opção neon, ofertados em tamanhos como 76x76mm, 75x25mm, 38x50mm, 76x51mm, 76x19mm, 776x101mm e 50x15mm.
Tem também as etiquetas escolares apresentadas em embalagens com 12 unidades nas franquias Minnie e Mickey, Pooh, Princesas, Jolie, Ben 10, entre outros, além dos modelos voltados para utilização em impressoras inkjet ou a laser. São mais de 30 opções em caixas com 10, 25 ou 100 folhas nos formatos Carta ou A4.
A novidade da temporada 2018 são as etiquetas multiuso redondas, comumente utilizadas em convites de festas como aniversários e casamentos, que chegam nas cores branca, outro, prata, preta e transparente e nos diâmetros 13 e 19.

Diversidade no uso

Segundo o Gerente Comercial da Colacril, Wlamir Munhoz, a tendência é a diversidade e multiplicação do uso destes produtos, por isso, a marca apresenta uma ampla linha de etiquetas office nos formatos A4, Carta, Matricial e Multiuso, além da nova linha fluorescente. “Antigamente, por exemplo, as etiquetas office eram usadas apenas em correspondências. Hoje, o seu uso é diversificado, sendo requeridas em trabalhos manuais, escolares, logística, hospitais e serviços.”
Empresa totalmente verticalizada, a Colacril fabrica desde a matéria-prima até o produto final em diversos formatos e cores. “Até o fim do ano, traremos para o nosso mix o bloco adesivo reposicionável nas cores amarela e fluorescente”, comenta Wlamir.
O executivo da companhia Filiperson, Daniel Grassiotto, concorda que hoje a tendência está no multiuso dos produtos. A etiqueta, por exemplo, era primordialmente utilizada para endereçamento e hoje, graças às novas tecnologias, tem uso diverso. “Áreas com as de embalagens, artesanato, documentação, identificação, automação e muitas outras fazem uso de uma grande variedade de modelos de etiquetas adesivas.”
A principal novidade da marca são as etiquetas adesivas que trazem os conceitos de qualidade e sustentabilidade. Produzidas com papéis livres de ácidos, provenientes de floresta plantadas, adesivadas com adesivos acrílicos aquosos e acondicionadas em embalagens 100% recicláveis, a Filiperson garante aos clientes uma utilização ambientalmente responsável.
A marca ressalta que trabalha sempre orientada pelos consumidores e, que hoje em dia, a principal necessidade é a qualidade. “E por qualidade, entendemos que o produto deva servir 100% para a finalidade a qual se destina. Não se admite ofertar produtos que atendam parcialmente às necessidades. Exigimos qualidade total. No caso das etiquetas adesivas, isso começa pela escolha das matérias-primas que garantirão resistência, printabilidade, adesão, durabilidade, praticidade e termina na confecção das embalagens, que se destacam nos pontos de venda”, explica Daniel.

Expertise em etiquetas

Com opções para uso corporativo, doméstico e escolar, a PIMACO® tornou-se líder de mercado na categoria de etiquetas, que são encontradas em diversos formatos e opções de embalagens. Além disso, como líder de mercado, a marca ressalta que preza pela excelência na qualidade. “Os escritórios sempre serão o principal mercado das etiquetas, visando a organização de arquivos e pastas, seguidos também pelas fábricas. Os nossos produtos viabilizam aos consumidores a melhor organização e a otimização de processos internos. Não podemos deixar de mencionar o público que trabalha com customização (para scrapbooks, por exemplo) e artesanato. São consumidores que também exigem produtos de valor agregado, já que detalhes fazem a diferença”, declara Luciano Andrade, Gerente Geral da PIMACO®.
O executivo lembra que com a popularização de bullet journals e scrapbooks, a demanda por etiquetas e stickers diferenciados tem aumentado gradativamente, representando uma curva positiva para o mercado. Razão pela qual a empresa segue trazendo novidades para esse segmento e inovando, antecipando-se às necessidades dos consumidores. “A principal demanda dos consumidores do segmento de etiquetas é a praticidade aliada à qualidade dos produtos, já que há a preocupação de que a organização realizada seja duradoura.”
Dentre as recentes novidades apresentadas pela empresa estão a etiqueta preta, ideal para utilização em casa na organização e decoração de recipientes, com diversos recortes está disponível no tamanho A5; etiqueta para congelador/freezer que suporta até -50º C, sendo resistente à umidade e ideal para identificação de alimentos no congelador; etiquetas para identificação no formato de estrelas, nas cores ouro e prata; e marcador de abas para organizar pastas, arquivos ou livros, nas cores vermelho, amarelo, verde, azul, laranja e magenta.

Especialista em notas adesivas

Sinônimo de notas adesivas, a marca da 3M, Post it®, traz também flags e marcadores de página. Tem ainda a marca Notefix de notas adesivas. “Estamos constantemente investindo em inovação na categoria de notas adesivas e flags. Em relação à tecnologia lançamos a linha de notas Super Adesivas. Esse produto tem duas vezes mais adesão do que nosso produto tradicional, porém mantendo a possibilidade de reposicionamento tão importante ao conceito da marca Pos-it®. Essa nova tecnologia foi desenvolvida mediante a percepção de que os consumidores buscavam utilizar as notas adesivas Post-it® mais vezes em aplicações verticais e em atividades de colaboração, Canvas, KJ etc. Em termos de produtos lançamos a linha de Post-it® Cascata, onde combinamos produtos com cores, formatos e tamanhos diferentes, proporcionando acesso a uma diversidade maior de nosso portfólio em uma só compra, com um menor desembolso. Temos como propósito ajudar nossos consumidores a utilizarem as notas adesivas e os marcadores de página Post-it® em suas atividades diárias, permitindo que sejam mais criativos”, explica o Gerente de Marketing e Vendas de papelaria e negócios, Mozart Carvalho, acrescentando que a partir do segundo semestre a empresa trará investimentos para o período de volta às aulas.
O Gerente de Marketing lembra que a 3M foi quem primeiro criou o conceito de notas adesivas através da marca Post-it®, permitindo que a empresa tivesse um domínio profundo da tecnologia. “O adesivo tradicional e o Super Adesivo são diferenciais de produto em relação ao mercado, bem como a possibilidade de reciclar as Notas Adesivas Post-it®, que são produzidas com adesivo a base vegetal. O mais importante para nós é garantirmos que a experiência com a marca seja sempre a melhor e mais significante, por isso, investimos muito em pesquisa para escutar o consumidor, seus hábitos e, principalmente, as tendências futuras, com o propósito de ajudar os nossos clientes a serem mais criativos e mais produtivos utilizando nossos produtos nas tarefas do seu cotidiano.”

NOX BR
SUMMIT
CONDOR
BRASILFLX
BRASILFIJ
DELLO
KERAMIK
MANO
BIC EVOLUTION
FABER CASTELL
DAC
FILIPERSON