Fone
Notícias
TENDÊNCIA – Entre retas, paralelas, ângulos e circunferências
21/01/2020

Nas listas de materiais escolares que circulam pelas mãos dos consumidores no início do ano letivo, eles estão lá. Réguas, esquadros, transferidores e compassos são itens importantes nas rotinas dos estudantes, por isso, trouxemos as atuais novidades e tendências dos principais players.
“Além da funcionalidade e resistência destes itens, a estética também é muito valorizada pelos lojistas e consumidores finais. O público deseja um item que traga identificação por meio da cor, estampa ou alguma característica para combinar com o próprio estilo e com os outros materiais de uso diário, por isso, em nossas linhas reunimos estes três aspectos: função, resistência e estética”, comenta o Supervisor de Novos Negócios do Departamento de Marketing da Tilibra, Douglas Takahashi.
Em sua linha de réguas com 30 centímetros, a Tilibra traz além de opções flexíveis, modelos tradicionais em poliestireno transparente, com estampas, versões coloridas, com glitter e licenciadas como Jolie e Capricho. Para a categoria esquadros, há modelos em tamanhos 16, 21 e 26cm com ângulos de 45º e 60º, produzidos em poliestireno transparente. Já os transferidores, também em poliestireno, com 180º e 360º, podem ser comercializados individualmente ou em formato de kit, em conjunto com as réguas e esquadros.
No segmento de compassos há opções com e sem tiralinhas em metal. Todos acompanham caixa extra de grafite. “Trabalhamos no desenvolvimento de produtos inovadores, fabricados com as melhores matérias-primas do mercado e em acordo com padrões e normas internacionais. Temos um mix completo, com opções para todos os tipos de clientes e consumidores. Além disso, nossos produtos são comercializados individualmente em embalagens transparentes, proporcionando a oportunidade de visualização e manuseio, sem danificar ou sujar antes da compra”, explica Douglas.

Destaque para linha técnica
Produzindo uma completa linha de produtos para uso técnico, a Trident desenvolve réguas de 10 a 100 cm e em materiais como acrílico, PVC, alumínio e aço inox. Há também uma vasta linha de esquadros de 12 a 61cm e de transferidores de 16 a 25cm de diâmetro, atendendo as mais diversas necessidades dos usuários. “Nossas réguas, transferidores e esquadros são fabricados a partir de chapas importadas de acrílico cristal, produzidas em uma mistura balanceada de monômeros de última geração, por isso, são estáveis e resistem mais à torção e ao empenamento. Já os esquadros são produzidos pelo sistema artesanal de “usinagem pantográfica”, técnica que possibilita produzi-los com ângulos precisos e cortes retos, perpendiculares à superfície do acrílico. Esta técnica, aliada ao nosso fino acabamento, nos tornaram referência mundial em qualidade e precisão, com produtos exportados para mais de 30 países”, declara o Diretor de Marketing da Trident, Sérgio Del Porto Negraes.
Os compassos da Trident são fabricados com estrutura em latão, usinados e polidos artesanalmente com acabamento em cromo fosco. “Seus componentes com ajustes perfeitos, formam um conjunto bem balanceado, que permite um traçado suave e preciso. Completando o conjunto, temos a agulha, super-resistente, em aço especial temperado e revenido. A novidade é o modelo 9019, que vem com uma haste prolongadora, permitindo traçar circunferências de até 52 cm de diâmetro”, acrescenta Sérgio.
O executivo da Trident aponta outro diferencial na sua linha: trata-se da qualidade na gravação das escalas, uma vez que a impressão é feita em fotoquímica, presente em alguns modelos de réguas e esquadros. “Neste tipo de impressão, a gravação das escalas é feita por dentro do material, sendo mais resistente e não superficial como uma pintura, como é o caso das escalas gravadas em silk e que podem sair com o tempo.”

Uso de temáticas e cores
A linha Acrimet de material para desenho escolar acompanha as atuais necessidades e demandas dos consumidores, por isso, já faz algum tempo que as suas réguas ganharam estampas como é o caso da linha FUN! com motivos infantis para meninos e meninas, além de cores, muitas cores. Recentemente, a marca lançou na categoria de régua 30cm novas cores sólidas, sendo 4 tons citrus, 4 cores pastel, incluindo as versões branca e a preta. O mix é complementado por réguas de 40, 50 e 60cm na cor cristal.
Os esquadros de 16, 21 e 26cm, da Acrimet, são encontrados cada um nas versões 45º e 60º, sendo que no tamanho 16cm, por ser considerado de uso infantil, tem os cantos levemente arredondados, para maior segurança no uso. Há ainda os transferidores de 180º e 360º. “As novidades e tendências nestes produtos acabam acontecendo na temática, cores e materiais. Além disso, prezamos pela qualidade. São produtos que parecem muito simples, mas precisam oferecer qualidade, precisão e segurança”, alerta a Gerente de Marketing da Acrimet, Natália Gastaldo.
O fabricante também trabalha com os kits de desenho que são práticos para os consumidores e aumentam o valor da venda do papeleiro.  Há conjuntos de esquadros e conjuntos escolares, com esquadros, régua e transferidor. Ambos são oferecidos em diversos tamanhos.
Com espessura de 3,0mm e apoio central para os dedos, as réguas 30cm da Acrinil, com demarcações em centímetros, milímetros e polegadas, chegam nas cores lilás, azul, rosa e coral em tonalidades candy colors. “O público deseja itens que tragam identificação com o seu estilo, seja por meio das cores e das características, por isso, sempre estamos atentos às tendências e as incorporamos em nossos produtos”, comenta o Diretor Administrativo da Acrinil, Henrique Salles.
Além das réguas com 15, 20, 22, 30, 40 e 50 cm, a Acrinil tem os esquadros em 60º e 45º, os transferidores 180º e 360º e uma linha de Desenho de 1º e 2 º Graus (composta por kits de réguas, transferidores e esquadros). “Com investimentos em inovação dos nossos processos e no design, procuramos ter produtos qualificados. Temos também um cuidado especial com a segurança, por isso, as peças possuem pontas arredondadas para não machucar as crianças. Além disso, trazem a certificação do Inmetro, comprovando que atende as exigências legais”, afirma Henrique.

De materiais reciclados a tons metalizados
O principal foco de atuação da Waleu no segmento de réguas é o escolar, disponibilizando em sua linha uma grande variedade de modelos, cores e formatos para atender os mais diversos gostos e necessidades, além de oferecer itens que acompanhem as últimas tendências do mercado. As novidades na categoria são a linha metalizada nas cores ouro, prata, roxo e cobre; e a régua holográfica glitter. Todos estes lançamentos estão disponíveis na medida de 30cm. Embora não sejam lançamentos, a Waleu também cita a linha de réguas em PVC flexível, que é uma tendência devido sua versatilidade e a linha de réguas feitas inteiramente com garrafas PET recicladas. “Priorizamos a excelência no acabamento, por exemplo, com impressão tampográfica que permite que as medidas não desbotem ou desgastem com o tempo de manuseio. Além disso, aspectos como resistência e durabilidade ganham relevância em nossos produtos, lembrando que as réguas têm a certificação do Inmetro e não descuidamos das embalagens em plástico com design também arrojado e colorido, chamando a atenção dos clientes quando expostas nos pontos de venda”, pontua a Gerente de Marketing da Waleu, Eliane Prado Wingeter.

Segurança, tecnologia e inovação
É neste tripé, segurança, tecnologia e inovação, que a TRIS, marca da Summit apresenta seus produtos e os desenvolve para “encher” os olhos e motivar os estudantes em suas tarefas. “Trouxemos recursos para que estes materiais facilitem e motivem o aprendizado no dia a dia dos estudantes. A TRIS opta por itens coloridos e com um design diferenciado”, justifica a Especialista em Marketing da Summit, Vanessa Moreno.
O mix de réguas conta com os modelos: TRIS Floppy, a régua flexível, nas cores rosa e azul. Nesta linha tem também o conjunto formado pela régua flexível 30cm com dupla escala: centímetros e polegadas, esquadros 60º e 45º e transferidor 180º. Ainda compõe o segmento de réguas dois escalímetros triangulares, sendo um de 30cm e outro de 15cm e o TRIS Metal Plus  um escalímetro triangular de 30cm com corpo metálico.
Em compasso, as novidades da TRIS são os modelos SU-180 e o SU-181. O primeiro é uma opção em corpo metálico colorido (rosa, azul, roxo e verde), acompanhado de tubos individuais para guardar e proteger o compasso. Já a versão SU-181 possui o corpo metálico, com tampa protetora exclusiva para as pontas e braço articulável, acompanha grafite extra. Também fazem parte do mix os modelos SU-123 em corpo metálico, braços da agulha e do grafite articuláveis, o SU-182 nas cores rosa e azul, o SU-048 com tiralinhas para traço com nankin e acompanha grafite, o SU-185 em corpo metálico e círculo de aproximadamente 30cm de diâmetro e o SU-187 com adaptador e grafite extra. “O grande diferencial da TRIS é a busca por materiais que atendam a necessidade dos estudantes, propondo inovações a fim de motivar o aprendizado”, conclui Vanessa.

TRIVIUN
NHS INFO
MOLIN
BIC EVOLUTION
WALEU 2
FABER CASTELL
DELLO
CONDOR
BIC
BRW MARCAS
REDICOLLA
CADERSIL 2019