Fone
Notícias
TENDÊNCIA – As versões dos blocos de papéis para desenhos
17/05/2019

Independente do público, a exigência é a mesma, não só quanto à qualidade dos blocos de papéis para desenhos, mas também quanto aos preços, por isso, os principais fornecedores não medem esforços para atender a essas demandas.
A tradicional marca Canson traz novidades como o Super Sulfite Canson, que compõe a linha escolar infantil. Neste papel a criança pode utilizar canetinhas hidrocores e marcadores, sem a preocupação de que a tinta passará para o outro lado da folha. Outro recente lançamento é o bloco de Pintura 300g/m² indicado para as atividades com tinta guache, já que o papel não enruga, mantendo-se esticado ao secar. Na linha técnica e universitária, o bloco Margeado é apontado como uma das novidades. Com margens impressas para gráficos, desenhos geométricos, projetos arquitetônicos e engenharia, segue a norma NBR 6492:1994 – norma que traz as exigências para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando a sua boa compreensão. “Entregamos um papel de alta qualidade que não amarela com o tempo e proporciona ótimos resultados. Com pH neutro, o que prolonga a sua durabilidade, esses papéis são tratados contra fungos e bactérias”, explica a Coordenadora de Comunicacao & Eventos da Canson, Elisangela Coelho.
O portfólio da Canson para uso escolar tem o bloco Canson 140g/m²; o Super Sulfite 120g/m² e bloco para Pintura 300g/m². Já para uso técnico e universitário tem o bloco Canson para desenho, 180g/m² e 200g/m²; o bloco Layout 90g/m² e 180g/m²; o bloco Margeado 90g/m² e o bloco Milimetrado.
Distribuídos no Brasil pela Trident, os papéis italianos Fabriano podem ser indicados para uso escolar, mas a principal aplicabilidade se dá no segmento técnico/artístico, onde apresentam uma excelente performance. O mix é formado por papel branco liso Margeado ABNT e Milimetrado, ambos de 70 gramas e indicados para desenhos técnicos, geométricos e gráficos, nos formatos A3 e A4; papel vegetal de 62 e 92 gramas, nos formatos A3 e A4; papel texturizado colado na massa, nas cores creme e branca, de 100 e 140 gramas, nos formatos A3 e A4 indicados para uso artístico; papel Evenglow Opalina superliso e 100% branco, de 120 e 180 gramas, nos formatos A3 e A4 indicados para uso técnico e artístico e papel Multicolore Criativo, mais conhecido como “Color Plus da Fedrigoni”, colorido na massa com total controle de pigmentação e tonalidade, de 120 e 180 gramas, nos formatos A3 e A4 indicados para uso artístico. “Embora a qualidade seja uma característica valorizada por todos os consumidores, percebemos que dentro desta categoria de produto, o segmento escolar observa muito o aspecto preço, enquanto no técnico/artístico, se valoriza essencialmente a questão da qualidade”, analisa o Diretor Comercial da Trident, Roberto Zanocco.

Made in Brazil

Produtos de primeira qualidade com preços acessíveis. Esse é o posicionamento adotado pela Filiperson para manter seus níveis de crescimento em participação no mercado. A empresa destaca ainda o fato dos seus papéis serem produzidos no Brasil, em uma categoria que conta com uma grande maioria de papéis importados. “Os produtos para uso escolar têm por objetivo o desenvolvimento das aptidões dos usuários, público esse que a Filiperson foca seus esforços e recursos, pois entende que nesse momento, da primeira experimentação e no desenvolvimento das técnicas, é que se estabelecem os mais fortes laços entre o consumidor e sua marca favorita. Já os produtos para uso técnico são destinados aos estudantes avançados e aos técnicos e artistas. Aí, as exigências mudam e detalhes como as impressões das manchas milimetradas, layout de acordo com normas ABNT e outras especificidades são imprescindíveis. A Filiperson dedica-se com muito empenho à manutenção da qualidade e rígidas especificações desses produtos, fidelizando seus consumidores. Apesar da crescente exigência em relação à qualidade, não podemos esquecer que nosso país passa frequentemente por crises econômicas e mediante esse cenário, os consumidores têm menos recursos disponíveis, fazendo com que o fator preço seja primordial. Por isso, a nossa missão é proporcionar a melhor relação custo x benefício”, ressalta o Gerente Comercial da Filiperson, Daniel Grassiotto.
A Filiperson desenvolveu uma linha completa de blocos para uso escolar. Dentre eles, têm destaque os blocos de desenho nas cores branca e creme, gramatura 140 g/m² e formatos A4 e A3. “São blocos desenvolvidos com papel especial alcalino para desenho, de lisura superficial, carteado e resistência, próprios para receber desenhos em técnicas secas e suportar a abrasão de borrachas, bem como, dobras e vincos”, cita Daniel. A Filiperson ainda disponibiliza os blocos técnicos como o Layout, Croquis, Milimetrado e produzidos em Papel Vegetal, sempre nos formatos A4 e A3. Complementam a linha, os Blocos Artístico, Profissional e Aquarela. “Esses três últimos são produzidos com papéis especiais e características que os colocam com os melhores custos-benefícios para os estudantes de artes e artistas consagrados”, explica Daniel. A mais recente novidade em relação aos blocos Filiperson foi a atualização das capas, com a adoção de novo layout, que ficou mais moderno e atrativo.

PILOT
WALEU 2
MOLIN
DELLO
BRASINKS
NHS INFO
ACRIMET
CADERSIL 2019
TRIVIUN
SAO DOMINGOS
Master
DELTA