Fone
Notícias
TENDÊNCIA – A nova geração de canetas
11/09/2018

Na categoria de instrumentos de escrita elas têm uma grande relevância e constantemente recebem investimentos das marcas, que buscam aprimorar os produtos, melhorando as aparências e performances, trazendo novidades. Com uma grande variedade de canetas esferográficas em seu portfólio, a Molin prioriza o design moderno, a exclusividade, além da versatilidade para atender diferentes gostos e necessidades. Recentemente foram lançadas a Trion Gold em corpo triangular na cor dourada, com grip e escrita azul, a canetas 4 Cores e a Sigma Plus Gold que tem corpo com design moderno, dourado e escrita azul. “Dentro da nossa linha de esferográficas contemplamos todas as necessidades. Temos desde a versão mais básica, chamada A-One com ponta média e fina, com até 8 cores de escrita, passando pelas versões retráteis, com tintas especiais de baixa viscosidade, considerada uma importante evolução na categoria, e não podemos deixar de citar a nossa coleção LOVE, com corpos totalmente personalizados e que seguem as estampas e cores da moda mundial”, cita o Diretor Comercial da Molin, Ricardo M. Santos.
Na categoria de hidrocores a marca amplia o mix com as opções: Hidrocor Baby, a linha composta por canetas Jumbo de ponta arredondada para crianças a partir dos 2 anos; Hidrocor Animal Planet que tem o visual inspirado nas peles de animais e a Hidrocor Artística, um estojo composto por 48 canetas triangulares com tinta de alta pigmentação. A Molin complementa o portfólio de hidrográficas com as canetas de ponta fina, média e jumbo, com tinta 100% lavável e pontas bloqueadas que não afundam, mesmo que pressionadas com força. Suas cores são vivas e as canetas possuem alta durabilidade. “Além das hidrocores infantis, trabalhamos com as versões profissionais que são as canetas com tintas mais fortes, maior pigmentação, pontas e corpos mais grossos, indicadas para arquitetos, decoradores, desenhistas, entre outros profissionais”, cita Ricardo.
Na categoria gel, a Molin oferece opções como as canetas com ponta 0,7 e 0,8, nas cores básica, neon e metálicas, todas com grip. Recentemente foi lançado estojo com 10 canetas nas cores neon, pastel e metálica. “Nossas canetas são fabricadas na Coréia, país que desenvolveu e que tem a melhor tecnologia para canetas gel”, ressalta o executivo, acrescentando que ao longo dos anos, as canetas com tinta gel passaram a ter uma vida útil maior e secagem mais rápida.

Pequenas e importantes melhorias

Tendo em seu mix as tradicionais esferográficas nas cores azul, preta e vermelha a BRW realizou importantes melhorias em seus produtos. Bruno Ribas, da área de Marketing e Criação da empresa, explica que as mudanças ocorreram desde a qualidade e maciez na escrita, passando pela remodelação completa de embalagem e inserção de códigos de barras no corpo do produto. “Essa última melhoria contribuiu para a venda unitária no ponto de venda. Além disso, cada modelo passou a receber nomenclatura individual para que fosse possível aumentar ainda mais o vínculo do consumidor numa segunda compra, facilitando inclusive a identificação pela equipe de vendas e clientes.”
Uma grande aposta no catálogo de produtos da BRW é a nova linha de canetas hidrográficas destinada ao público office. A Hidro Colors vem em caixas com 12 unidades nas cores azul, preta, vermelha e verde, ou então, em blister com 6 unidades. Para o segmento escolar as canetinhas hidrográficas são comercializadas em blister com 6 e 24 unidades. “Em toda a nossa linha de escrita, alguns fatores foram essenciais durante o desenvolvimento como a escrita macia e a secagem rápida”, afirma Bruno.

Uma escrita para cada público

“A linha de escrita da Tilibra cresce ano a ano, trazendo cada vez mais modelos com inovação e qualidade. Cada caneta foi pensada para um público, atendendo a uma determinada necessidade. Com isto, nossa coleção é robusta, capaz de contemplar todos os perfis de público”, afirma o Supervisor de Novos Negócios, Douglas Takahashi.
Na linha de esferográficas, o lançamento da temporada é o modelo com tampa 0.7mm Super 007 que vem na caixa com 50 unidades, disponível nas tradicionais cores azul, vermelha e preta, além da presença do grip para dar mais firmeza à escrita. Os outros destaques na linha de esferográficas Tilibra são: 0.7mm Stilo TX com tampa e disponível nas cores de tinta azul, preta, vermelha, verde, azul claro, rosa claro, marrom, pink, laranja e roxo; as retráteis 0.6mm Definit nas tintas azul e preta; a 1.0mm Max Cores com tinta azul e duas opções de corpo: azul e rosa; a 1.0mm Max Neon com tintas neon azul, rosa, roxo e verde e os modelos retráteis RC nas versões 0.7mm com 2 cores (azul e vermelha) corpo com detalhes em azul, preto, roxo e rosa e 4 cores de tinta (azul, preto, vermelho e verde), a versão 1.0mm com 4 Cores Neon (azul, rosa, verde e o roxo) com corpo branco e detalhes no azul, rosa, verde ou roxo, que resultam em quatro opções de canetas, e o modelo 0.7mm 6 Cores de tintas (azul, preto, vermelho, amarelo, verde e rosa) e com o corpo nas cores laranja, verde, vermelha, azul, roxa e preta.
A caneta em gel da Tilibra é a Flow, que tem grip, ponta tipo agulha de 0,5mm e três opções em cores de tinta: azul, preta e vermelha. Recentemente, a empresa trouxe para o mercado brasileiro a linha Artline, uma marca japonesa de canetas hidrográficas. De traço fino por conta da ponta em poliéster, estas canetas 0.4 mm EK-200 prometem não borrar durante o uso, alinhando resistência e durabilidade com uma escrita de até 2.500 metros. Com um design moderno, elas vêm com tampa de clip metalizado, são multiuso e apresentam secagem rápida. São ofertadas em 10 cores (azul, preta, vermelha, verde, laranja, rosa, lilás, amarelo, marrom e azul claro), que podem ser adquiridas individualmente ou em blister com as três cores principais da linha: vermelha, azul e preta. Outra novidade que chega ao mix é o modelo Brush Artline nas mesmas 10 cores do modelo EK-200.

Corpo com estampas de bolinhas e cores pastéis

A marca TRIS destaca o design moderno, o conforto na escrita e o ótimo custo-benefício da sua esferográfica Slide. A linha ganha uma variação, a versão 0,7mm, com traço mais fino e confortável. Vem em oito cores, entre as clássicas e fashion. Um outro lançamento na categoria de esferográficas é a Color Mix Petit Poá no segmento de 4 Cores que vem com o corpo decorado com bolinhas petit poá e tons fashion.
Enquanto as canetas géis da TRIS têm dois lançamentos: Style Gel e Love Gel. A primeira tem o traço mais fininho (0,7mm), proporcionando uma escrita suave, deslizando no papel, com corpo colorido e em diversas cores, das clássicas às fashion. Já a Love Gel, tem ponta 1,0mm e escreve em folhas escuras, vem em tons pastel, que é uma supertendência e tem corpo estampado com petit poá.
Em meio as diferentes opções de hidrográficas, a TRIS destaca a sua linha Mega devido as suas características como cores intensas e durabilidade, já que podem ficar até 72h destampadas sem secar as pontas. “Essas canetas também possuem ponta bloqueada, ou seja, não afunda sendo resistente à pressão, além disso, são tintas laváveis. Há opções com ponta fina, retráteis, bicolores, ponta grossa, ponta jumbo. Ou seja, há variedade para agradar todos os gostos”, afirma a Especialista de Marketing da Summit/TRIS, Vanessa Moreno, destacando que tanto as canetas hidrográficas, quanto as géis vêm sendo bastante utilizadas por quem pratica o hand lettering (letras feitas à mão) e fazem uso dos bullet journals.

A líder mundial

Na categoria de canetas esferográficas a BIC® trabalha com seis opções de pontas (0.4mm, 0.7mm, 0.8mm, 1.0mm, 1.2mm e 1.6mm) e 12 cores diferentes. Durante a temporada 2018 trouxe inovações como as quatro novas cores da família Cristal, sendo duas para Cristal Fashion (dourado e menta) e duas Cristal Intenso Fashion (laranja e amarelo). Além de duas novas opções de cores (lavanda e azul turquesa) da icônica caneta BIC 4 Cores Fashion. Teve ainda o lançamento da BIC® Intensity com caneta de ponta ultrafina (0,4 mm) em 10 cores vibrantes: preta, azul, vermelha, verde, laranja, marrom, verde clara, rosa, azul clara e roxa. Para 2019, a BIC Cristal Fashion virá com um novo design. Unindo a linha Desliza+ com a Cristal Fashion, a novidade conta com 11 cores, resultando na maior variedade de cores do mercado. Além disso, agora as tampinhas das canetas ganharam opacidade para facilitar a escolha da cor.
Na categoria de canetas hidrográficas, a BIC® tem opções em estojos de 10 e 12 unidades de canetinhas. A marca também disponibiliza as Canetinhas Hidrográficas Mágicas que têm tinta apagável, são laváveis, possuem corpo decorado e vêm em 12 unidades de cores mais vivas.
O portfólio ainda inclui as Evolution Canetinhas Hidrográficas Fantasia, que produzem um efeito de sobreposição e devido a ponta cônica permitem que o traço seja fino ou grosso. Já as Canetinhas Hidrográficas Super vêm com um corpo grosso, ponta 4.5mm e bloqueada, resistente à pressão durante a utilização; as Canetinhas Hidrográficas Ponta Pincel são super-resistentes e flexíveis, simulando o efeito de pintura feita com um pincel de verdade. Além disso, a BIC® tem novidades na categoria de hidrográficas com o lançamento das Canetinhas BIC Evolution Ultra Lavável, garantindo a remoção das tintas seja nos tecidos, seja na pele.

Marca aspiracional

A Moleskine engloba uma ampla família de objetos, incluindo instrumentos de escrita como as canetas esferográficas e géis que têm dois tipos de pontas: 0.5 e 1.0 mm. Enquanto nas esferográficas são disponibilizadas as cores verde, vinho e preta; na gel as canetas são encontradas nas cores preta, rosa, azul, cinza e vermelha.
A Diretora de Negócios da Moleskine Brasil, Ana Simões, cita a coleção Writing que foi projetada para ser o par perfeito dos cadernos da marca com as canetas presas à lateral da capa dura do caderno. De clipe a retrátil, clássica à colorida, as canetas da Moleskine oferecem diversas opções que vão desde uma escrita mais fina à acentuada, de ponta pequena ou média.
A novidade da marca é a coleção Go Pen de esferográficas com uma gama de cores brilhantes. “A Go Pen oferece design compacto e leve, criando uma experiência de caligrafia suave. Longe de serem meras ferramentas funcionais, as canetas contêm nossos sentimentos mais íntimos, liberando-os em belos fluxos de tinta sobre uma página em branco. Elas nos permitem expressar nossos pensamentos mais profundos onde quer que estejamos, sempre que quisermos”, sintetiza Ana.

JANDAIA 1
KERAMIK
REDICOLLA
MERCUR
CADERSIL 2019
DELTA
ALAPLAST 2
MOLIN
SUMMIT
BRICS
WALEU 2
TRIVIUN