Fone
Notícias
TENDÊNCIA – A nova geração de canetas
11/09/2018

Na categoria de instrumentos de escrita elas têm uma grande relevância e constantemente recebem investimentos das marcas, que buscam aprimorar os produtos, melhorando as aparências e performances, trazendo novidades. Com uma grande variedade de canetas esferográficas em seu portfólio, a Molin prioriza o design moderno, a exclusividade, além da versatilidade para atender diferentes gostos e necessidades. Recentemente foram lançadas a Trion Gold em corpo triangular na cor dourada, com grip e escrita azul, a canetas 4 Cores e a Sigma Plus Gold que tem corpo com design moderno, dourado e escrita azul. “Dentro da nossa linha de esferográficas contemplamos todas as necessidades. Temos desde a versão mais básica, chamada A-One com ponta média e fina, com até 8 cores de escrita, passando pelas versões retráteis, com tintas especiais de baixa viscosidade, considerada uma importante evolução na categoria, e não podemos deixar de citar a nossa coleção LOVE, com corpos totalmente personalizados e que seguem as estampas e cores da moda mundial”, cita o Diretor Comercial da Molin, Ricardo M. Santos.
Na categoria de hidrocores a marca amplia o mix com as opções: Hidrocor Baby, a linha composta por canetas Jumbo de ponta arredondada para crianças a partir dos 2 anos; Hidrocor Animal Planet que tem o visual inspirado nas peles de animais e a Hidrocor Artística, um estojo composto por 48 canetas triangulares com tinta de alta pigmentação. A Molin complementa o portfólio de hidrográficas com as canetas de ponta fina, média e jumbo, com tinta 100% lavável e pontas bloqueadas que não afundam, mesmo que pressionadas com força. Suas cores são vivas e as canetas possuem alta durabilidade. “Além das hidrocores infantis, trabalhamos com as versões profissionais que são as canetas com tintas mais fortes, maior pigmentação, pontas e corpos mais grossos, indicadas para arquitetos, decoradores, desenhistas, entre outros profissionais”, cita Ricardo.
Na categoria gel, a Molin oferece opções como as canetas com ponta 0,7 e 0,8, nas cores básica, neon e metálicas, todas com grip. Recentemente foi lançado estojo com 10 canetas nas cores neon, pastel e metálica. “Nossas canetas são fabricadas na Coréia, país que desenvolveu e que tem a melhor tecnologia para canetas gel”, ressalta o executivo, acrescentando que ao longo dos anos, as canetas com tinta gel passaram a ter uma vida útil maior e secagem mais rápida.

Pequenas e importantes melhorias

Tendo em seu mix as tradicionais esferográficas nas cores azul, preta e vermelha a BRW realizou importantes melhorias em seus produtos. Bruno Ribas, da área de Marketing e Criação da empresa, explica que as mudanças ocorreram desde a qualidade e maciez na escrita, passando pela remodelação completa de embalagem e inserção de códigos de barras no corpo do produto. “Essa última melhoria contribuiu para a venda unitária no ponto de venda. Além disso, cada modelo passou a receber nomenclatura individual para que fosse possível aumentar ainda mais o vínculo do consumidor numa segunda compra, facilitando inclusive a identificação pela equipe de vendas e clientes.”
Uma grande aposta no catálogo de produtos da BRW é a nova linha de canetas hidrográficas destinada ao público office. A Hidro Colors vem em caixas com 12 unidades nas cores azul, preta, vermelha e verde, ou então, em blister com 6 unidades. Para o segmento escolar as canetinhas hidrográficas são comercializadas em blister com 6 e 24 unidades. “Em toda a nossa linha de escrita, alguns fatores foram essenciais durante o desenvolvimento como a escrita macia e a secagem rápida”, afirma Bruno.

Uma escrita para cada público

“A linha de escrita da Tilibra cresce ano a ano, trazendo cada vez mais modelos com inovação e qualidade. Cada caneta foi pensada para um público, atendendo a uma determinada necessidade. Com isto, nossa coleção é robusta, capaz de contemplar todos os perfis de público”, afirma o Supervisor de Novos Negócios, Douglas Takahashi.
Na linha de esferográficas, o lançamento da temporada é o modelo com tampa 0.7mm Super 007 que vem na caixa com 50 unidades, disponível nas tradicionais cores azul, vermelha e preta, além da presença do grip para dar mais firmeza à escrita. Os outros destaques na linha de esferográficas Tilibra são: 0.7mm Stilo TX com tampa e disponível nas cores de tinta azul, preta, vermelha, verde, azul claro, rosa claro, marrom, pink, laranja e roxo; as retráteis 0.6mm Definit nas tintas azul e preta; a 1.0mm Max Cores com tinta azul e duas opções de corpo: azul e rosa; a 1.0mm Max Neon com tintas neon azul, rosa, roxo e verde e os modelos retráteis RC nas versões 0.7mm com 2 cores (azul e vermelha) corpo com detalhes em azul, preto, roxo e rosa e 4 cores de tinta (azul, preto, vermelho e verde), a versão 1.0mm com 4 Cores Neon (azul, rosa, verde e o roxo) com corpo branco e detalhes no azul, rosa, verde ou roxo, que resultam em quatro opções de canetas, e o modelo 0.7mm 6 Cores de tintas (azul, preto, vermelho, amarelo, verde e rosa) e com o corpo nas cores laranja, verde, vermelha, azul, roxa e preta.
A caneta em gel da Tilibra é a Flow, que tem grip, ponta tipo agulha de 0,5mm e três opções em cores de tinta: azul, preta e vermelha. Recentemente, a empresa trouxe para o mercado brasileiro a linha Artline, uma marca japonesa de canetas hidrográficas. De traço fino por conta da ponta em poliéster, estas canetas 0.4 mm EK-200 prometem não borrar durante o uso, alinhando resistência e durabilidade com uma escrita de até 2.500 metros. Com um design moderno, elas vêm com tampa de clip metalizado, são multiuso e apresentam secagem rápida. São ofertadas em 10 cores (azul, preta, vermelha, verde, laranja, rosa, lilás, amarelo, marrom e azul claro), que podem ser adquiridas individualmente ou em blister com as três cores principais da linha: vermelha, azul e preta. Outra novidade que chega ao mix é o modelo Brush Artline nas mesmas 10 cores do modelo EK-200.

Corpo com estampas de bolinhas e cores pastéis

A marca TRIS destaca o design moderno, o conforto na escrita e o ótimo custo-benefício da sua esferográfica Slide. A linha ganha uma variação, a versão 0,7mm, com traço mais fino e confortável. Vem em oito cores, entre as clássicas e fashion. Um outro lançamento na categoria de esferográficas é a Color Mix Petit Poá no segmento de 4 Cores que vem com o corpo decorado com bolinhas petit poá e tons fashion.
Enquanto as canetas géis da TRIS têm dois lançamentos: Style Gel e Love Gel. A primeira tem o traço mais fininho (0,7mm), proporcionando uma escrita suave, deslizando no papel, com corpo colorido e em diversas cores, das clássicas às fashion. Já a Love Gel, tem ponta 1,0mm e escreve em folhas escuras, vem em tons pastel, que é uma supertendência e tem corpo estampado com petit poá.
Em meio as diferentes opções de hidrográficas, a TRIS destaca a sua linha Mega devido as suas características como cores intensas e durabilidade, já que podem ficar até 72h destampadas sem secar as pontas. “Essas canetas também possuem ponta bloqueada, ou seja, não afunda sendo resistente à pressão, além disso, são tintas laváveis. Há opções com ponta fina, retráteis, bicolores, ponta grossa, ponta jumbo. Ou seja, há variedade para agradar todos os gostos”, afirma a Especialista de Marketing da Summit/TRIS, Vanessa Moreno, destacando que tanto as canetas hidrográficas, quanto as géis vêm sendo bastante utilizadas por quem pratica o hand lettering (letras feitas à mão) e fazem uso dos bullet journals.

A líder mundial

Na categoria de canetas esferográficas a BIC® trabalha com seis opções de pontas (0.4mm, 0.7mm, 0.8mm, 1.0mm, 1.2mm e 1.6mm) e 12 cores diferentes. Durante a temporada 2018 trouxe inovações como as quatro novas cores da família Cristal, sendo duas para Cristal Fashion (dourado e menta) e duas Cristal Intenso Fashion (laranja e amarelo). Além de duas novas opções de cores (lavanda e azul turquesa) da icônica caneta BIC 4 Cores Fashion. Teve ainda o lançamento da BIC® Intensity com caneta de ponta ultrafina (0,4 mm) em 10 cores vibrantes: preta, azul, vermelha, verde, laranja, marrom, verde clara, rosa, azul clara e roxa. Para 2019, a BIC Cristal Fashion virá com um novo design. Unindo a linha Desliza+ com a Cristal Fashion, a novidade conta com 11 cores, resultando na maior variedade de cores do mercado. Além disso, agora as tampinhas das canetas ganharam opacidade para facilitar a escolha da cor.
Na categoria de canetas hidrográficas, a BIC® tem opções em estojos de 10 e 12 unidades de canetinhas. A marca também disponibiliza as Canetinhas Hidrográficas Mágicas que têm tinta apagável, são laváveis, possuem corpo decorado e vêm em 12 unidades de cores mais vivas.
O portfólio ainda inclui as Evolution Canetinhas Hidrográficas Fantasia, que produzem um efeito de sobreposição e devido a ponta cônica permitem que o traço seja fino ou grosso. Já as Canetinhas Hidrográficas Super vêm com um corpo grosso, ponta 4.5mm e bloqueada, resistente à pressão durante a utilização; as Canetinhas Hidrográficas Ponta Pincel são super-resistentes e flexíveis, simulando o efeito de pintura feita com um pincel de verdade. Além disso, a BIC® tem novidades na categoria de hidrográficas com o lançamento das Canetinhas BIC Evolution Ultra Lavável, garantindo a remoção das tintas seja nos tecidos, seja na pele.

Marca aspiracional

A Moleskine engloba uma ampla família de objetos, incluindo instrumentos de escrita como as canetas esferográficas e géis que têm dois tipos de pontas: 0.5 e 1.0 mm. Enquanto nas esferográficas são disponibilizadas as cores verde, vinho e preta; na gel as canetas são encontradas nas cores preta, rosa, azul, cinza e vermelha.
A Diretora de Negócios da Moleskine Brasil, Ana Simões, cita a coleção Writing que foi projetada para ser o par perfeito dos cadernos da marca com as canetas presas à lateral da capa dura do caderno. De clipe a retrátil, clássica à colorida, as canetas da Moleskine oferecem diversas opções que vão desde uma escrita mais fina à acentuada, de ponta pequena ou média.
A novidade da marca é a coleção Go Pen de esferográficas com uma gama de cores brilhantes. “A Go Pen oferece design compacto e leve, criando uma experiência de caligrafia suave. Longe de serem meras ferramentas funcionais, as canetas contêm nossos sentimentos mais íntimos, liberando-os em belos fluxos de tinta sobre uma página em branco. Elas nos permitem expressar nossos pensamentos mais profundos onde quer que estejamos, sempre que quisermos”, sintetiza Ana.

DELTA
NHS INFO
BIC EVOLUTION
BRW MARCAS
MOLIN
BRASINKS
MANO
TILIBRA II
ALAPLAST 2
TRIVIUN
MERCUR
BRICS