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MERCADO – O encantador universo das licenças
21/11/2018

Associar o produto a uma determinada marca, personagem ou propriedade intelectual e artística rendeu ao varejo brasileiro em 2017, 4,383 milhões de dólares, de acordo com o levantamento feito pela LIMA – Licensing Industry Merchandiser’s Association, organização americana cujo objetivo é promover o crescimento e a expansão do mercado de licenciamento pelo mundo. Além disso, o Brasil foi o principal responsável por impulsionar o mercado latino-americano, que movimentou em 2017, mais de 10 milhões de dólares. Estima-se que até o fim deste ano haja no Brasil 500 empresas licenciadas e 600 licenças disponíveis, sendo 80% estrangeiras.
Quem deseja trabalhar com produtos licenciados precisa estar antenado com as novidades e tendências, principalmente com os lançamentos de filmes, séries, desenhos… Para obter êxito neste mercado é imprescindível estar com a licença certa, no momento certo. O que não é uma tarefa fácil em meio a uma avalanche de oportunidades.
Levar emoção, despertar sensações e o aspiracional, conquistando o consumidor não apenas pelo que ele é, mas pelo que ele(a) gostaria de ser/ter também é o propósito do licenciamento. É necessário, ainda, avaliar se a propriedade escolhida é compatível com os produtos da empresa e com o público-alvo. As licenças precisam ter o engajamento do público para que este se torne o embaixador e defensor delas, tornando-as verdadeiramente cases de sucessos. E firmar parcerias com empresas que tenham os mesmos valores e expectativas é a ‘cereja do bolo’ para que os negócios prosperem.

 

PROPRIEDADES

 

Cartoon Network

Já foram produzidas quatro temporadas, totalizando mais de 200 episódios e quatro filmes para TV. No Youtube, o seu canal oficial no Brasil registra mais de 47 milhões de visualizações. Na América Latina, o alcance da sua propriedade chega a 94 milhões de fãs conectados e engajados em diferentes plataformas: TV, app, Websites e no Youtube. Estamos falando do Ben10 (o garoto de 10 anos que descobre um dispositivo mágico que pode transformá-lo em 10 heróis alienígenas diferentes), uma das propriedades de maior sucesso do Cartoon Network. O personagem estreou nova série em 2017. “Ben10 vem se consolidando junto a uma nova geração de crianças através de uma completa estratégia multiplataforma. Uma extensa produção de conteúdo para TV e meios digitais está programada para os próximos anos”, destaca Cidinha Figueira, Diretora de licenciamento do Cartoon Network Brasil.
Uma das séries de animação de grande sucesso dos últimos tempos do portfólio da Cartoon Network é Rick & Morty – que traz as aventuras do cientista Rick e seu neto Morty – em exibição nos Estados Unidos pelo canal Adult Swim e no Brasil pelo NOW, TNTGO e pelo canal TBS. Eleita a melhor série animada pelo Critics Choice Awards 2018 e a melhor série animada pela LIMA – International Licensing Awards 2018. Atualmente são mais de 50 licenciados em todo o mundo e no Brasil chega em parceria com 10 licenciados, dentre eles, Dermiwil, Tilibra, Panini, Zona Criativa, entre outros. “Muito além da TV, a franquia Rick & Morty já se tornou viral nas plataformas digitais, e o app da dupla lançado no Brasil contabiliza 405 mil downloads mensais, resultando em 10,4 milhões de gameplays na Apple Store e na Google Play. Canais de fãs dedicados à propriedade reúnem mais de 2 milhões de inscritos no Youtube, mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e 3 milhões no Facebook”, contabiliza Cidinha.

 

Lotus Global Marketing

Com propriedades saídas de tirinhas de desenho, da TV, do meio digital, da indústria de brinquedos e tantos outros meios, a Lotus Global Marketing disponibiliza em seu portfólio propriedades consagradas e que atraem um amplo perfil de público. Do clássico beagle Snoopy, criado em 1950, que tem no Brasil o primeiro país em vendas da América Latina. São mais de 1.500 produtos e mais de 35 licenciados em 14 categorias, passando pela terceira marca mundial mais influente, emoji, com seus mais de 10 mil ícones que transmitem ideais e conceitos por meio de desenhos e símbolos. A propriedade emoji chegou no mercado brasileiro de licenciamento em 2016 por meio de produtos escolares e editorial, desde então a marca vem se expandindo. Atualmente são 13 licenciados. Criada na década de 80, Moranguinho fez rapidamente sucesso na TV. Nos anos 90 ganhou novos traços e estilo e em 2000 novos looks. No Youtube são mais de 500 vídeos e no Facebook brasileiro há mais de um milhão de fãs. Por aqui são 20 licenciados em categorias de produto como brinquedos, artigos escolares, festas, entre outros itens.
Uma das mais novas apostas da Lotus é o desenho Rainbow Ruby de uma garotinha de seis anos que na Vila Arco-Íris pode ser o que quiser. Tendo como valores o empoderamento feminino, o trabalho em equipe, a imaginação e a ação/aventura. Foram 52 episódios na primeira temporada e para a segunda haverá novos episódios. Empresas como Foroni e Pacific e tantas outras apostaram no licenciamento e direcionam parte da renda obtida com as vendas para projetos de educação da Unesco. “Estamos diante de uma marca pré-escolar de grande potencial e que ainda tem esse cunho social”, afirma Martha Colpaert, Diretora Comercial da Lotus.

 

VIACOM

Para o próximo ano, as propriedades que ganharão/continuarão em evidência são: os filhotes da Patrulha Canina que conquistaram milhões de fãs pré-escolares com suas habilidades para resolver problemas e muito bom humor canino. E mais aventuras estão a caminho, com novos temas e experiências. Nella, uma Princesa Corajosa é a série animada de uma heroína nada convencional que quer mostrar que existe mais de uma maneira de ser princesa.
Blaze and The Monster Machines que a cada episódio traz uma história cheia de ação do garoto AJ e seu incrível monster truck Blaze, ensinando conceitos de ciência, tecnologia, matemática e engenharia. A propriedade tem no Brasil linhas de produtos, além de eventos e conteúdos em todas as plataformas.
As duas irmãs gêmeas aprendizes de gênio Shimmer & Shine trazem cores vibrantes, dança, música, humor e amizade. Dançarina, cantora, atriz, youtuber e ativista antibullying, a norte-americana Jojo Siwa com apenas oito anos ficou conhecida como a competidora mais nova do reality show Dance Moms. Hoje, aos 15 anos, é um fenômeno das redes sociais e inspira meninas em todo mundo com mensagens positivas sobre nunca desistir de seus sonhos. Jojo uniu forças com a Nickelodeon para empoderar as meninas e encorajá-las a serem exatamente quem são.
Ícone global com milhões de fãs de todas as idades ao redor do mundo Bob Esponja tem mais de 11 temporadas e um novo filme está a caminho, um musical na Broadway e como inspiração para grandes designers do mundo fashion global, Bob Esponja continua com tudo. O ano de 2019 será especial, já que comemora 20 anos.
Rusty Rivets, a série que incentiva o ‘faça você mesmo’, encorajando as crianças a trabalharem sua criatividade, desenvolverem a imaginação e expressarem suas ideias, inventa soluções para cada desafio por meio de objetos que encontra. Após 17 anos, DORA a Aventureira continua sendo um dos personagens mais atraentes e reconhecidos. Trata-se de uma marca pré-escolar e aspiracional.

 

RED NOSE

Marca brasileira fundada em 1996, inspirada na raça pit bull, a Red Nose segue uma linha de lifestyle Xtreme, associada a práticas esportivas e envolvida em universos como MMA, Skate e Surfe. Só no Brasil, mais de 30 empresas têm a licença da marca e apresentam diversas linhas de produtos, somando mais de 15 mil sku’s, sendo inclusive Top 5 de vendas dentro da Tilibra, que traz uma linha escolar completa. São mais de 100 mil pontos de venda e mais de mil representantes.
A marca está presente em vários continentes, como Europa, América e Ásia. Atualmente, dispõe de um grande investimento em seus canais digitais do Instagram, Youtube e Facebook. São mais de 2.3 milhões de fãs conectados nas redes.

 

LICENCIADOS

 

Brasilflex
Para a sua linha de brinquedos, bolhas de sabão e lembrancinhas para festas, a empresa realiza importantes investimentos em licenças. As apostas que vêm ganhando evidência são: Patrulha Canina, Avengers (terá novo filme em maio de 2019), Ladybug (tem novos episódios) e Bubu e as Corujinhas (propriedade brasileira que está com mais de um milhão de itens vendidos e que também vem com episódios inéditos no Youtube e tem forte trabalho nas mídias sociais.)

 

DAC
Produtos licenciados voltaram a fazer parte da estratégia de marketing da empresa. Em 2017 apresentou estampas infantis e teens em pastas, aventais, cadernos, fichários, estojos e demais itens para a organização escolar. “O resultado não poderia ser diferente: os produtos encantaram e conquistaram o público”, conta Claudinéia de Souza Prado, da área de Marketing.
Observando tal potencial, a DAC reforçou o objetivo de estar mais próxima do público por meio dos produtos licenciados e ampliou a sua linha. Hoje, tem opção para os gamers, do clássico Playstation – o console de videogame mais conhecido e icônico, passando pelo jogo de ação mais esperado em 2018, God of War, ao queridinho da Nintendo e do público, Super Mario.
Os super-heróis também não poderiam faltar, por isso tem Avengers e Homem-Aranha com estampas para os públicos teen e infantil. Para as meninas, têm as clássicas princesas da Disney com Bela, Rapunzel, Aurora, Ariel, Pocahontas e Jasmine, além da linha exclusiva da Frozen. Para os meninos, destacam-se Hot Wheels e Disney Carros. Da TV vêm as licenças PJ Masks e Ladybug. Para encantar as garotas tem ainda Judy com toda a sua simpatia e não poderiam ficar de fora Mickey e a Minnie. “Realizamos inúmeras pesquisas até definirmos quais as licenças que seriam trabalhadas para entendermos como as propriedades estavam se relacionando com o público. Outro critério que julgamos importante é checar se conseguimos elaborar um mix interessante. Escolhemos a dedo os nossos parceiros licenciados e se estão conosco é porque acreditamos no sucesso”, reforça Claudinéia.

 

SUMMIT

“Personagens ligados a um bom storytelling têm muito engajamento com o público, especialmente com o infantil. As crianças se envolvem com seus personagens preferidos, elas querem eles presentes em tudo quanto é produto. Além disso, o apoio que os licenciadores oferecem com ações de marketing para construir essas marcas e impulsionar as vendas é fantástico”, declara a Especialista de Marketing, Vanessa de Abreu Moreno.
A nova licença da Summit é Super Mario, que segundo a empresa, desperta o interesse tanto dos pequenos, quanto dos adultos mais saudosistas e fãs do personagem. A linha é composta por hidrocores, lápis de cor, lápis preto/grafite, apontador com depósito, apontador + borracha em cartela, borracha, tesoura escolar e carimbo.

TILIBRA

Há mais de três décadas a Tilibra desenvolve produtos licenciados, sendo que as primeiras marcas que chegaram ao seu portfólio foram Snoopy e Garfield, que permanecem até os dias de hoje. Para a empresa, trabalhar com licenças é uma das maneiras de posicionar a sua marca de maneira competitiva e de oferecer diferentes soluções ao mercado e a seus consumidores diretos.
Para a temporada 2019 são 21 novas marcas licenciadas que incluem nomes do universo dos games, do cinema, da TV e das séries que estão em produtos como cadernos universitários, brochura e cartografia e desenho. Tem Ant Man, Avengers Infinity War, Chucky, Como Treinar o Seu Dragão, Pooh Movie, Transformers, As Aventuras de Poliana, Bubu e as Corujinhas, La Casa de Papel, Rick and Morty, Stranger Things, Zak Storm, Maisa, Mônica Hello Kitty, Popeye, Mortal Kombat, Street Fighter, Marvel Rising, Spider-Man: Into the Spider-Verse, GM Kids e Clube da Anittinha. “A Tilibra é bastante criteriosa na escolha das novas licenças, sempre com foco em trazer o que há de melhor e mais novo aos clientes e consumidores. E, para que isto ocorra, há um estudo e muito trabalho da equipe de Marketing, que está constantemente monitorando as novidades e tendências do mercado. Todos os anos avaliamos o material de uma série de marcas e selecionamos licenças que possuem sinergia com nosso mercado e que melhor se encaixam ao portfólio. Buscamos trabalhar com um mix diversificado, que ofereça produtos licenciados para todas as idades e preferências”, esclarece a Gerente de Produtos, Karina Marchini.

 

SUMMIT
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TILIBRA II
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