Fone
Notícias
FEIRA – Escolar Office Brasil abre a temporada 2020
19/09/2019

Os esforços da Francal, promotora e organizadora da Escolar Office Brasil, para atrair e aumentar a visitação de lojistas para a feira foram recompensados. Somente no primeiro dia do evento, no domingo, a visitação chegou perto de 4 mil profissionais, um aumento de quase 20% em relação a 2018. Em uma ação inédita, foi lançada a Maratona do Representante Comercial que incentivou os representantes a cadastrarem previamente os lojistas convidados para que eles visitassem a feira. Foram 27 representantes de 17 estados brasileiros, participando da ação, trazendo cerca de 700 novos lojistas para a Escolar. “Foram três meses de intenso trabalho e o resultado superou todas as nossas expectativas. O representante é um profissional de grande importância na cadeia de negócios do setor e a Escolar mantém uma parceria de longa data com estes profissionais, desenvolvendo a cada ano ações especiais que valorizam e prestigiam a classe. Nós precisamos de um mercado forte, integrado e unido. No que depender da Francal, não pouparemos esforços”, afirmou o Presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala.
Novos empreendedores, novos mercados
Um dado curioso foi que neste ano a feira recebeu a visita de muitas pessoas interessadas em entrar no segmento papeleiro. São novos empreendedores para o setor, o que sinaliza boas perspectivas.
Contabilizando 160 expositores, 15 empresas a mais do que a última edição, o que realmente chamou atenção na Escolar Office Brasil 2019 foi a quantidade de novas marcas e de novos nichos que ingressaram na feira. “O nosso DNA é escolar, mas precisamos nos moldar às novas demandas, por essa razão novos segmentos são agregados. Há algum tempo temos a participação, por exemplo, dos fabricantes de brinquedos, de tecnologia, artesanato e este ano o setor de organização ganhou destaque já que é uma área que vem obtendo um crescimento considerável. Criamos o Lounge Personal Organizer que foi um ponto de encontro de dois públicos: os lojistas, que puderam aprender como explorar melhor estes produtos em seus pontos de venda, e os organizers, que receberam dicas preciosas das especialistas”, explicou a Gerente de Negócios da Francal Feiras, Valeska de Oliveira.
Um outro setor trazido à tona foi o universo das livrarias, destacado na experiência Papelaria e Livraria Conceito, espaço que apresentou novas soluções de visual merchandising e técnicas eficazes para melhorar o relacionamento com o cliente; e que se propôs a apresentar o universo combinado desses dois segmentos, com a inclusão de livros no mix das papelarias e vice-versa.

Conteúdo diversificado

A Escolar não é apenas um grande showroom que traz as novidades e apresenta as tendências para a principal temporada de negócios, o volta às aulas, também representa cada vez mais a oportunidade de absorver conhecimento, se relacionar e trocar experiências. Foram vários os eventos integrados como o Fórum da Papelaria que possibilitou troca de experiências, discussões, compartilhamento de dicas práticas e estudo do comportamento do consumidor e dos empresários do setor; Palestras Especiais que abordaram temas como visual merchandising, tendências do varejo mundial e personal organizer; Escolar Talks com palestras sobre licenciamento e marcas de sucesso, mercado editorial, tecnologia, cartão material escolar, normas do Inmetro, entre outros; Lounge Personal Organizer que trouxe tendências deste mercado, mostrando as oportunidades dessa área para os lojistas. E visando promover os negócios, a Escolar realizou as Rodadas de Negócios, conjunto de reuniões pré-agendadas entre compradores convidados e expositores que acontecem numa área reservada, com reais possiblidades de concretizar negócios.
Finalizada a feira, a equipe da Francal se reúne, inclusive com representantes do mercado, para dar início ao processo chamado funil de inovação, visando a edição seguinte, onde são apresentados temas, discutidas as temáticas, os conteúdos, as estratégias para atrair visitantes, expositores e novos segmentos. “A feira é um produto do e para o mercado, por isso, não é estática. Fazemos uma refinada leitura do setor e aplicamos à feira”, explica o Diretor de Negócios da Francal Feiras, Fernando Ruas, recém-chegado na empresa com o intuito de trazer um novo olhar e novas ideias para a feira.

No universo do tom pastel

Alaplast

Na hora de arquivar, as cores suaves estão presentes. As pastas Aba Ofício e Multiondas, produzidas em polipropileno, no azul, verde e rosa, compõem a Coleção Tons Pastel.

Artistik

Distribuidora da marca alemã Kum, a Artistik apresenta para o mercado artístico, apontadores com quatro opções de diâmetros e em quatro opções de tons pastel.

Lyke

A empresa virá para a temporada 2020 com vários itens nas cores pastel. São grampeadores com base de 11 cm e na versão mini; alfinete taça, binder clips (19mm) e clips (33mm) comercializados em embalagens zip lock; marca-textos com ponta chanfrada (6mm); apontadores com depósito; colas bastão e lápis de cor em madeira, formato sextavado.

Rendicolla

Quem também traz as cores para seus produtos é o fabricante de itens para atividades artísticas, Rendicolla, com suas pistolas aplicadoras de cola quente nas cores lilás e rosa translúcida.

Waleu

Em sua linha para organização, ganhou destaque a linha Color Pastel, nas cores rosa, lilás e azul, com produtos como: Caixa para Correspondência Tripla Móvel, Organizador Triplo Office, Organizador de livros Standard, Bibliocanto e Organizador de Pastas e Revistas.

Linha Office, Organização e Papelaria

ACC

Tradicional empresa de clips apresentou o produto em seis novas cores vibrantes (rosa, verde, amarelo, lilás, azul e laranja) em sua linha aço com pintura epóxi em embalagens com 100 unidades. Outro lançamento foi a moderna embalagem plástica para 250 clipes.

Dello

A linha Stone traz o acabamento marmorizado com detalhes na cor rosa pastel ou preto. A coleção confeccionada em polipropileno é composta por: porta-documento, fichário A4 4 argolas, pasta aba A4, pasta “L” A4 e pasta sanfonada A4.

Embalagens Cristina

Além da sua tradicional linha de cartões de expressão social, a empresa conta com uma diversificada coleção de embalagens para presente e, mais recentemente, começou a atuar na categoria de embalagens para alimentos. Em seu retorno à Escolar, a empresa destacou os papéis de presente em folha e em rolos, caixas com e sem elástico, sacolas decoradas e em Kraft, embalagem fácil (saquinho metalizado + cartão + laço fácil), caixa fácil (caixa em blister), entre outros. Para a linha de alimentos apresentou forminhas para doces, caixas para trufas, embalagem para hambúrguer e bandeja Kraft para petiscos (batata frita por exemplo).
Imex

Para quem adora novidades em organização, a Imex apresenta uma nova etiquetadora da marca DYMO. A moderna versão Color Pop traz, com exclusividade, fitas coloridas com glitter nas cores dourada, prata, azul, rosa, verde e roxa, além das cores convencionais. Também traz diversas opções de emojis para impressão.

Inkstand

Fabricante dos Carimbos Premium, a empresa está com seis novas cores dos práticos carimbos de bolso e outra novidade é a almofada para carimbos de madeira. Um produto de alta qualidade para uma categoria que ainda tem grande relevância no segmento.

Off Paper

Off Static é uma nova película para anotações. No formato 60cm x 100 cm, na cor branca, não utiliza cola, pode ser fixada em qualquer superfície, é removível e permite utilizar caneta de quadro branco à base de água.

Waleu

O Chaveiro Plus Neon Cores é a novidade para a organização das chaves. O produto vem em cinco cores vivas e com etiquetas para facilitar a identificação. A embalagem traz 25 peças.
Volta às Aulas

Off Paper

O Mapa Mundi Mágico, no formato 40cm x 60cm, é uma folha totalmente preta acompanhada por um bastão, que ao ser friccionado no papel permite visualizar os países. A mesma versão é encontrada no Mapa Mágico Brasil.

Staedtler

A companhia alemã acaba de escolher o Brasil para a sua primeira subsidiária na América Latina, dando início a estratégia de expandir em operação e portfólio. Presente na feira, pôde apresentar a sua extensa linha de produtos e para o volta às aulas tem a coleção Comic, com três diferentes estampas. A linha é composta por lápis grafite, de cor, borracha, apontador, réguas, esquadros e transferidores.

Tecnodidattica

Eles são importantes para o ensino escolar, mas também ganharam o status de peça decorativa, os globos terrestres da Tecnodidattica são encontrados em diferentes versões. O modelo geográfico luminoso Parlamondo é interativo, funcionando como uma importante ferramenta para os professores em sala de aula. Com menu temático (população, país, capital, política geográfica etc) basta apontar a caneta que vem junto, sobre o tema, selecionar o idioma (seis opções) e obter a resposta.
Material para artesanato
Condor

Em sua linha de pintura escolar e artística, o fabricante apresenta os coloridos mini rolinhos nos tamanhos 3.5 cm e 3 cm e nas versões espuma lisa e textura, com cabo extra longo ou curto nos tons neon laranja, rosa e verde.  O design do cabo é confortável e ideal para mãos de crianças e adultos. Já a espuma fechada nas laterais proporciona um acabamento perfeito e sem marcas. Delicados e versáteis, os novos acessórios são indicados para acabamentos e podem ser utilizados em todas as superfícies, com tintas à base d’água com efeito liso ou texturizado.

Dekorama

Com produção verticalizada, a empresa enfatizou a linha de autoadesivos Dekorama Stick usada na decoração e no artesanato. Os autoadesivos podem ser aplicados em qualquer superfície, desde que ela seja lisa, esteja limpa, sem umidade nem calor. O produto vem em três apresentações de rolos: 0,45 x 2 m, 0,45 x 10 m e 0,45 x 25 m, em várias cores e estampas.

Gekkofix

Os plásticos adesivos da marca possuem um sistema de cola progressiva, com fixação total após 8 minutos, o que permite retirá-los neste período sem danificar a superfície. Comercializados em rolos de 15 e 2 metros. São 16 lançamentos, dentre eles, os adesivos jateados e com a temática azulejo.

Plavitec

A grande novidade para o mercado foi divulgar o direito de produzir e comercializar, no Brasil, o laminado de PVC autoadesivo Con-Tact, que entra para o portfólio como marca premium. O tradicional produto em rolos nos tamanhos 45cmx10m e 45cmx2m, chega em novas cores neon: rosa, amarelo e verde e há também uma ampla linha chamada Azulejo Adesivo, cortado no prático formato 15cmx15cm. Cada embalagem tem 18 unidades.
Porém, também não faltaram lançamentos na marca da Plavitec, a Plastcover, de plástico adesivo reposicionável como a Lousa Mágica Branca no formato 45cm x 2,50 metros, que possibilita escrever e apagar.

Staedtler

A marca também está presente no segmento de artesanato por meio de sua linha de massa de cerâmica plástica FIMO que possui alta durabilidade e pode ser utilizada para fazer acessórios, enfeites de decoração, esculturas e muito mais.

O bicho-preguiça vem com tudo

Bee Unique

Na linha composta por cadernos, clipes, marcadores, stickers e estojos da Bee Unique, o bicho-preguiça não veio sozinho, mas acompanhado da também sensação do momento: a lhama.

DAC

A coleção DAC Trendy traz o fofíssimo bicho-preguiça estampado em cadernos, estojos (simples e duplos) e pastas catálogos.

Plavitec

Em sua linha Plastcover, de plástico adesivo reposicionável, não faltam as principais temáticas do momento, por isso, a grande aposta, o bicho-preguiça, não poderia ficar de fora e estampa o produto que pode ser utilizado em diferentes situações, criando novos e criativos objetos ou simplesmente para encapar alguma peça.

Tilibra

O bicho-preguiça ganhou destaque na linha de cadernos Nap Nap. Transmitindo a importância de aproveitar o dia em ritmo mais tranquilo e com alto-astral, o simpático bichinho estará presente em cadernos universitários, brochura, desenho e cadernetas.

Fofurices e Papelaria Fina
Artistik

A marca alemã Hahnemühle de papéis artísticos agora conta com uma nova linha de papelaria fina FineArt e traz os cadernos 1584 disponíveis nas cores: verde-água, lilás e pêssego, no formato A5, com 200 páginas, sendo 160 brancas pontilhadas, separadas por 40 páginas da cor referência de cada capa, e três marcadores de página de cores diferentes.

Dello
A empresa desenvolveu uma linha infantil em duas temáticas: Doces Felinos, composta por maleta ofício e pasta aba elástico ofício e Mundo da Lua com os mesmos produtos.
Molin

Uma papelaria com muitas ‘fofurices’, com essa proposta a empresa apresentou inúmeras novidades. Tons pastel, neon, rosé gold e dourado, ganham relevância nas peças, assim como os clipes especiais em formatos de flores, patinhas, gatinhos, entre outros; além de tesouras com lâminas estampadas; ponteira borracha com design de lhamas e em diferentes temas a washi tape -fitas adesivas decorativas reposicionáveis.

School Fashion Brasil

Para atrair diferentes estilos de consumidoras, a empresa criou modernas e práticas bolsas tote que vêm em estampas de flamingos, abacaxi, flores e bolinhas com lacinho.

Tilibra

E não é só de cadernos e agendas que se faz o portfólio da Tilibra, cada vez mais o fabricante amplia o seu portfólio e para a próxima temporada não faltam itens em formatos diferentes e com um “quê” de fofurice. Tem a lapiseira cactos com grafite 0.7mm e cores sortidas; borracha Picolé no formato de sorvete com cheirinho de fruta (morango, melancia, uva e abacaxi) e corretivos em fita com tampa, design de nuvem e cores sortidas.

Uatt?

Especialista na criação de itens criativos, a Uatt? traz muitas novidades para o volta às aulas 2020. Tem, por exemplo, a linha Floresta com uma simpática raposinha em vários produtos: mochilas, estojos, garrafa de água, porta-caneta, cadernos, cadernetas etc.
Personagens e marcas
DAC

Slime virou uma das marcas do canal Nickelodeon é o símbolo máximo da bagunça livre e divertida. A licença está em maletas, estojos, aventais, protetores de mesa e embalagens para slime.

Maxtoy Diplomata

O Bob Esponja marca presença na coleção 3D composta por mochila e lancheira. A mochila possui rodinhas triplas em cada lado, possibilitando a subida em escadas com maior facilidade. Além disso, são leves e de alta resistência.

Molin

São 20 novos produtos com estampas da Bubu e as Corujinhas, todos itens voltados ao público infantil, com materiais para escrita e papelaria, dentre eles lápis de cor, kit escolar, giz de cera, apontador etc.

Pacific

Malas, mochilas e bolsas que refletem o lifestyle da marca Coca-Cola estão presentes na linha da Pacific.

Tilibra

Avengers Endgame (Vingadores Ultimato) o último filme da saga da equipe de heróis da Marvel, um grande sucesso das telonas, que já arrecadou mais de 2,7 bilhões de dólares nas bilheterias estará novolta às aulas 2020 por meio dos cadernos universitário, brochura e desenho.
Xeryus

A meleca verde Slime que surgiu em 1982, no programa Can´t Do That on Television e quatro anos depois, no game show Double Dare, da Nickelodeon, também está em mochila costas, lancheira, além de estojo duplo.

ACRIMET
CONDOR
SAO DOMINGOS
REDICOLLA
BRASINKS
WALEU 2
DAC 2
BIC
DELTA
CADERSIL 2019
PILOT
NHS INFO