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CATGORIA DE PRODUTO – Cadernos Uma criativa coleção para a temporada 2021
04/11/2020

Neles ficam registrados os ensinamentos obtidos em sala de aula, anotadas as tarefas, são feitos os exercícios… A cada fase um tipo de caderno é indicado e assim ele acompanha durante todo o período escolar e após essa fase também! Afinal, os cadernos não estão presentes apenas no ambiente escolar, mas, inclusive, em casa e no trabalho. É sempre útil e preciso ter um a mão, mesmo com toda a tecnologia que nos rodeia. A seguir, a indústria apresenta as novidades para a próxima temporada.
Com o conceito de um produto modular, adaptável e sustentável, onde o estilo e a funcionalidade são definidos pelo próprio consumidor, surgiu o Caderno Inteligente (CI). “Nossas criações valorizam o estilo estético do momento. A partir disso, trabalhamos com as infinitas possibilidades de combinações entre acessórios, modelos de refil e estampas. Com uma forte presença nas redes sociais, a marca tem coleções assinadas por influencers”, explica a Diretora de Marketing do Caderno Inteligente, Cristiane Barrozo Ribeiro.
Cristiane explica que os lançamentos do CI funcionam de forma semelhante ao novo calendário de tendências do design contemporâneo. “Não aguardamos um ano inteiro para fazer os lançamentos. Eles são distribuídos ao longo do ano, de acordo com as demandas de um produto que não é necessariamente sazonal, já que o ponto fonte do CI é justamente ser modular e constantemente reinventável.”
A equipe criativa do Caderno Inteligente trabalha com um canal direto com os admiradores da marca, levando em consideração as suas sugestões. “É mais fácil acertar quando se escuta o consumidor. Um exemplo foi o lançamento do caderno G+, de tamanho universitário com os discos maiores do que o padrão, atendendo o consumidor que desejava reunir todo o refil necessário para a matéria escolar no mesmo caderno. Uma proposta diferente do que costumamos fazer, já que a facilidade da tecnologia do CI é não precisar transportar todo o peso do cadernos, podendo arquivar as folhas que não atendem mais aquele momento”, explica Cristiane, afirmando que a empresa segue otimista e acreditando em um incremento de vendas no volta às aulas 2021. “Nossa equipe criativa está trabalhando com muitas novidades para superar as expectativas dos CI lovers.”

Caderno com capa malote

Buscando inovações em sua linha, a DAC desenvolveu o caderno universitário Color Bubble. Com as mesmas cores neon presentes na coleção de fichários, as capas dos cadernos são produzidas em PVC Cristal e são um malote com zip lock, ideal para guardar os pertences escolares e até mesmo o celular. Já a contracapa é em cartonado para dar uma boa estrutura ao produto.
Outro lançamento está na linha Sonhos. No tamanho A5 (208 x 145 mm) com 80 folhas de 80 g/m², a capa é em PP translúcido, com textura granulada e detalhes em dourado, espiral wire-o dourado e fechamento em elástico. “Os demais modelos de cadernos são do tamanho colegial (177 x 240 mm), ideais para acompanhar todo o conteúdo dos estudos, sendo compactos para ficar mais confortável para transportá-los. Inclusive são perfeitos para quem quer usar o caderno apenas para as anotações diárias. Com capa dura e acabamento com aplicações de verniz localizado e diferentes cores de hot stamping, trazem espirais em plástico que não entortam e nem machucam, tendo o fechamento em elástico. Esses cadernos estão presentes nas coleções Enjoy de tons pastel e na Trendy que traz na capa bichinhos como: ouriço, coala, raposa e bicho-preguiça”, detalha Claudinéia de Souza Prado, da área de Marketing da DAC.

Valorização dos detalhes

Com 47 linhas, a Cadersil oferece diversos estilos de cadernos com tendências e formatos variados (segundo a empresa, os cadernos no formato colegial e os planners são categorias em ascensão), contemplando diversos públicos – do infantil, ao adulto -, inclusive com coleções colecionáveis.

O Coordenador de Comunicação e Marketing da Cadersil, Laércio Barros da Silva Filho, explica que na nova coleção a tonalidade pastel continua forte e está representada nas coleções Doux e Forever Mermaid. Sobre as apostas nas estampas, tem desde linhas minimalistas e retas como na coleção Reverse, a traços extremamente expressivos como na Mon Petit Amour, passando por diversos estilos de capas que trabalham com a valorização tipográfica, como da linha Follow Me ou traços que esbanjam riqueza de detalhes do universo pop como na Style Girl. Acabamentos requintados com hot stamping dourado e o holográfico, integrados aos conceitos de cada linha são observados em coleções como Shanti, Forever Mermaid e Tutti Frutti. “De forma objetiva, o norte da nossa criação é sempre termos produtos de excelente qualidade, que atendam o maior número de perfis de clientes, assim como, ousar em lançamentos que o mercado ainda não tenha”, esclarece Laércio, acrescentando que o consumidor deseja mais do que nunca reunir em um produto, elementos como funcionalidade, layout e preço.

O tie dye inspira coleção

O conceito adotado pela São Domingos para a categoria de cadernos é inovar, acompanhar tendências e ter opções para todos os gostos e bolsos. Em sua linha de marcas próprias, aproveitou a onda do DIY (Do It Yourself / Faça você mesmo) que ganhou evidência durante a pandemia e desenvolveu a coleção Tie Dye ( técnica de tingimento artístico de tecidos) composta por caderno colegial de 1 e 10 matérias com cartela de adesivo duplo; tem ainda a #Lovewins que representa o amor sem julgamentos, através das cores do arco-íris e estampas criativas; a Lollipop, com uma pegada superirreverente e mensagens bem humoradas em capas coloridas; Fashion com uma composição inspirada na tendência animal print; Whisper com ícones, elementos, cores e interferências do mundo da moda; além das demais linhas, cada qual com sua peculiaridade e atributos.
“Esse ano ampliamos o mix com o caderno no formato colegial, além do lançamento de outra categoria: a caderneta grampeada em duplex com capas cheias de atributos”, cita Carolina Andrade, do Trade Marketing e Licenciamento da São Domingos.
O licenciamento de marcas e personagens também é trabalhado pela empresa que tem atualmente no seu mix: Super Hero Girls, Turma da Mônica, Riverdale, Hello Kitty, Dragon Ball, Super Hero Girls, Marvel Now, Venom, DC Friends, Superman, The Flash, Playmobil e Aline Barros. Seja na linha de marca própria ou na licenciada, a São Domingos investiu nos recursos gráficos e traz capas com laminação fosca e reserva de verniz, além de acessórios como bolsas e cartelas de adesivos.
O fabricante mantêm-se otimista em relação aos negócios para a próxima temporada. “A São Domingos acredita que a retomada do setor de papelaria acontecerá, de uma maneira mais tímida, porém constante. O segmento segue otimista, pois embora os alunos tenham tido um ano letivo à distância, não deixaram de consumir, cadernos, cadernetas, agendas, planners e afins. A confirmação da retomada às aulas para 2021 acelerará o processo de consumo e o otimismo em nosso setor é grande”, afirma Carolina.

Do tamanho compacto ao formato A4

Baseada nas principais tendências e desejos dos consumidores, a Tilibra traz para a sua coleção 2021 apostas como o caderno em formato colegial. O tamanho compacto obteve uma excelente aceitação também pelos consumidores da marca e chegou em outras linhas do fabricante como a Happy em tons pastel; Académie, com estampas diversificadas; e Magic, com elementos mágicos de astros e planetas. O produto foi lançado inclusive nas coleções Be Nice, Kraftwork e Glow.
A Tilibra também desenvolveu o caderno A4, em formato maior que a versão universitária. A opção chega nas capas de Happy e Académie. Além dessas novidades, as folhas mais espessas, com gramatura de 90 g/m², também ganharam ainda mais espaço nessas duas linhas. Outra versão de caderno que obteve sucesso na última temporada e que volta com mais opções de estampas e tamanhos é o caderno argolado.
Em suas linhas próprias, a Tilibra considerou as tendências de mercado. Assim, surgiram marcas como Loveland, que traz a delicadeza dos animais da floresta; Honey Bee, com o amarelo vibrante das abelhas; Good Vibes, que está em total sintonia com a moda atual do tie dye; Glow, com brilho holográfico; Kraftwork, que propõe uma vertente mais natural e minimalista; Do it!, com apelo esportivo; Be Nice, com uma alegria multicolorida e Oh My God!, com mãozinhas divertidas.
Nas coleções licenciadas a Tilibra investiu, mais uma vez, na diversidade. Tem as marcas conhecidas dos desenhos como: 44 Gatos, A Caminho da Lua, Mira, Power Players, Ricky Zoom e com os influencers Gato Galáctico, Maria Clara e JP. Em games, os destaques são: Avengers Game, Free Fire, Loud, PlayStation e Spider-Man Game. Já para os consumidores que gostam de música, os lançamentos são Now United e Kondzilla. Também tem as coleções inspiradas em séries e filmes, como Mulan, Pantera Negra, Peaky Blinders, Sex Education, The Witcher, To All the Boys e Viúva Negra.
“Cada consumidor busca por aquele produto que tem a sua identidade e que vai atender ao que necessita. Em um primeiro momento, a marca e a estampa de capa são pré-requisitos para a escolha do melhor produto, depois, a avaliação segue pelos atributos, como folha de adesivos, separações por matérias, organizadores etc”, cita a Supervisora de Produtos da Tilibra, Sonia Hayashi.
Segundo Sonia, há boas expectativas em relação às vendas da coleção 2021. “Mais uma vez apostamos em uma linha completa e com ótimo custo-benefício para conquistar os consumidores pela qualidade, design e preço. Neste ano tão desafiador, muitas pessoas tiveram a renda reduzida, seja por desemprego ou por causa da diminuição dos rendimentos. Então, haverá ainda mais critério no momento da compra. Os consumidores vão pesquisar ainda mais e buscar itens com o melhor custo-benefício”, prevê.

MENNO
Tilibra3
DELTA 2020
TRIVIUN
tilibra2
Tilibra 1
Brasinks
TRIDENT
DAC