Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – Quadros e lousas – As diferentes e modernas ofertas
12/03/2018

Práticos e funcionais, os quadros e as lousas são instrumentos de comunicação de grande importância, seja no ambiente escolar, corporativo e mesmo em casa. Acompanhando os tempos modernos e as novas demandas, o mercado se dedica a produzir itens inovadores, funcionais e esteticamente bonitos.
A Cortiarte cita três novos produtos de seu extenso portfólio: o flip chart de vidro para escrita, o cavalete gourmet e a lousa verde quadriculada.
Fabricado em tubo de aço reforçado, com ajuste na altura, suporte de apagador em alumínio, o flip chart vidro giratório vem com dois imãs e um apagador. “Além do visual moderno que confere aos escritórios, o flip chart vidro apresenta alta durabilidade”, afirma a diretora da Cortiarte, Carla Brasolin.
Para restaurantes, bares, sorveterias, bares e demais estabelecimentos comerciais, a Cortiarte traz o Cavalete Gourmet, no tamanho 100×60 cm, produzido em madeira natural, dupla face e que possibilita escrita em giz.
A outra novidade da Cortiarte é para o ambiente escolar. Trata-se da lousa verde quadriculada, que facilita o professor na escrita. “Os quadradinhos ajudam a organizar melhor a escrita, montar gráficos, fórmulas, entre outras atividades em sala de aula”, esclarece Carla, lembrando que a empresa está no mercado desde 1975. “Temos know-how de mais de quatro décadas, as matérias-primas que usamos têm procedência e garantimos a qualidade dos nossos produtos”, enfatiza a executiva.

Aposentadoria do quadro negro?

O Diretor Comercial da Stalo, José Pignatti (Zezo), destaca um importante movimento que vem acontecendo no mercado de quadros. Trata-se da substituição dos quadros negros (também na cor verde) usados para escrever com giz por quadros brancos em que se usa os marcadores. “Essa mudança vem acontecendo já faz algum tempo e as razões são diversas. Primeiro, o giz pode causar problemas alérgicos, além disso, o seu pó deixa o ambiente mais sujo e as escolas que têm ar condicionado nas salas acabam tendo problemas, pois o pó do giz entope os filtros do ar.”
Renovando constantemente as suas linhas, a Stalo apresentou recentemente os quadros em madeira pinus (nas medidas até 120×90 cm) que possuem nos quatro cantos acabamento com cantoneira injetada, garantindo maior robustez ao produto. Essa cantoneira acompanha um exclusivo modelo de tapa furos que permite ao produto um sistema de fixação “invisível”. O mesmo sistema de moldura e cantoneira é apresentado nos quadros com tela branca, negro, verde e de avisos em cortiça e feltro, garantindo um acabamento diferenciado, além da adequada fixação. Outras novidades incorporadas ao mix de produtos foram: a linha de quadros com molduras em MDF, material ecologicamente correto, e que proporciona um visual diferenciado, e tampo em chapa de fibra na cor branca brilhante e acabamento em U.V; e a linha de quadros modulares, permitindo ao consumidor aumentá-los de tamanho, quando necessário. “Outro diferencial é a nossa embalagem de transporte. Os quadros da Stalo são embalados em caixas, isso permite que sejam facilmente paletizados, facilitando o transporte e o armazenamento, garantindo que o produto chegue ao consumidor final com a máxima segurança”, afirma o executivo, José (Zezo).
Em relação às principais evoluções observadas no desenvolvimento dos quadros, o Diretor Comercial da Stalo analisa que os brancos são fabricados em sua maioria com chapas de MDF tendo uma pintura especial (U.V.). Estes são quadros mais baratos, por isso, não são recomendados para uso frequente. “Esse quadro não suporta uma limpeza mais pesada. A sua manutenção é mais delicada, não pode – em hipótese alguma – ser fixado cartazes e avisos com fitas autoadesivas, pois ao realizar a limpeza da cola geralmente acaba danificando a tela”, explica.
Um material que vem sendo usado pelos fabricantes brasileiros como uma segunda opção para fabricar os quadros magnéticos é o laminado melaminico (formica®) uma superfície que apresenta mais resistência à limpeza e manutenção. O executivo da Stalo destaca ainda as lousas em porcelana (aço porcelanizado ou aço vitrificado), embora seja algo novo, elas já representam uma tendência muito forte. “Esse tipo de produto oferece uma escrita mais suave, fácil de apagar, além de apresentar melhor visibilidade e contraste. Essa superfície é resistente a produtos químicos, não absorve sujeiras e gorduras. Sua alta rigidez, impede arranhões ou riscos. Por ser aço, permite o uso de imã, sendo indicado para uso de projeção”, lembra José (Zezo).
Ainda falando sobre tendências, neste momento, no Brasil, há uma importante demanda para os quadros negros na decoração e montagem de cardápios para bares, lanchonetes e restaurantes, por exemplo. “Para essa linha, além dos quadros, estamos colocando uma grande variedade de giz líquido no mercado, que são ideais para esse tipo de produto”. A empresa Stalo complementa seu mix com lousas interativas, distribuindo com exclusividade para todo território nacional a linha EBEAM. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas pelas quais o país atravesso, fechamos o ano de 2017 com um crescimento de 25% nesta linha de quadros e lousas. Para 2018 temos como previsão crescer entre 10% a 15%”, planeja José (Zezo).

Maior durabilidade e com melhor efeito visual

“Nós percebemos uma movimentação no sentido de buscar quadros mais modernos e isso explica a boa aceitação dos produtos Quartet pelo mercado, especialmente no que diz respeito aos compradores mais exigentes, que desejam qualidade, durabilidade e um bom custo-benefício”, afirma o Supervisor de Novos Negócios da Tilibra, Douglas Takahashi.
A Tilibra disponibiliza por meio da marca Quartet, quadros brancos e negros. Tem o Quadro Branco Magnético Porcelana com a superfície magnética que permite a fixação de papéis por meio de imãs. Este modelo, de acordo com a empresa, não mancha, não arranha e nem deixa marcas, conta com moldura e suporte para apagador em alumínio e está disponível em dois tamanhos: 90 x 60 cm e 120 x 90 cm. Sua garantia é por 30 anos. Há também o Quadro Branco Magnético Vidro, que devido o material (vidro temperado com espessura de 3mm) garante a ausência de resíduos e manchas, além da superfície ser magnética, permitindo a fixação de papéis com o apoio de imã, tem suporte para apagador e fixadores em alumínio. Está disponível em 2 tamanhos: 90 x 60 cm e 120 x 90 cm. Sua garantia é de 15 anos. A terceira versão destacada pela Tilibra é o Quadro Branco Magnético que pode ser usado para a escrita e também, devido a chapa metálica, serve como quadro magnético. A superfície é suave e durável, de fácil apagamento. Disponível em oito tamanhos: 60×45 cm, 70×50 cm, 90×60 cm, 100×80 cm, 120×90 cm, 150×120 cm, 180×120 cm e 200x120cm, tem três anos de garantia.

Quadros multiuso

Os quadros de aviso estão presentes nos mais diversos locais: condomínios, escolas, academias, empresas, restaurantes, hotéis e hospitais. Para atender essa ampla demanda, a Acrimet desenvolveu o Quadro Multiuso, em três tamanhos: A5, A4 e A3. Fabricado em plástico de alta resistência, é totalmente transparente e a sua fixação ocorre por meio de fita autoadesiva. Na parte inferior possui uma pequena abertura para facilitar a retirada e troca dos papéis e mensagens. A peça também pode ser usada sobre mesas e balcões, neste caso, a Acrimet vende separadamente o Suporte Smart – também nas três opções de tamanho -, para a utilização do Quadro Multiuso sobre superfícies horizontais.
Novas cores para os marcadores de quadros brancos

Com o propósito de levar aos consumidores soluções simples e inovadoras, mantendo o nível de qualidade em todos os seus produtos, a BIC® apresenta os novos marcadores específicos para quadro branco. Trata-se da linha BIC®Marking Fashion com quatro novas cores: laranja, rosa, turquesa e roxa.
Os marcadores podem ser encontrados nos pontos de venda tanto individualmente, em cartelas unitárias, quanto em estojos com as quatro cores. “O consumidor está sempre em busca de opções diferenciadas, tanto no quesito custo quanto produto. Utilizado em sala de aula, o BIC®Marking Fashion oferece aos professores maior variedade na paleta de cores, além disso, pesquisas mostram que a diferenciação por cor auxilia o aluno na compreensão e memorização do conteúdo”, afirma o Gerente de Papelaria da BIC®, Felipe Favoretto.

TILIBRA II
MERCUR
DELLO
FABER CASTELL
CADERSIL 2019
WALEU 2
TRIDENT
BRASILFIJ
BRW MARCAS
ACRIMET
JANDAIA 1
DELTA