Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – Para cada necessidade, uma cola
14/06/2018

Precisou colar, seja qual for o objeto e a superfície, há uma opção. E o que vem prevalecendo? Produtos com conceito multiuso ou mais específicos? A verdade é que existe espaço para os dois perfis de colas, dependendo dos usuários e das atividades a que se destinam. Geralmente para uso cotidiano e esporádico as versões multifuncionais atendem, já para os trabalhos artísticos e algo mais elaborado, a necessidade acaba configurando por colas adequadas e específicas à cada finalidade. Seja qual for a demanda, a Gerente de Vendas da Cola Iris, Andrea Miguel, lembra que o segmento é bastante criativo e inovador, oferecendo sempre a mais indicada opção. Trabalhando com a cola branca PVA para atender a demanda escolar e oferecendo diferentes possibilidades para o uso artístico (cola silicone líquida, para EVA, isopor, biscuit, jeans e tecidos grossos, para madeira, PVA extraforte, permanente, multicola & decoupeage e tantas outras), o fabricante tem como propósito desenvolver produtos que possibilitem um melhor aproveitamento de uso, com matérias-primas atóxicas e respeitando o meio ambiente. “Acreditamos que a atoxidade deve ser a prioridade no desenvolvimento, independentemente do tipo e finalidade de uso. Além disso, devido o amplo sortimento de colas, para que o consumidor saiba exatamente o que está comprando é imprescindível que as embalagens tragam informações claras e que esclareçam o uso do produto”, opina Andrea.
Sobre a questão do conceito multiuso das colas, o Diretor de Marketing da Tekbond, Eduardo Mano, lembra que quando se trata dos mercados de artesanato ou escolar, automaticamente fala-se de públicos criativos, portanto, as colas podem até ter uma finalidade específica, mas não é incomum que os consumidores descubram novas aplicações. E, cita como exemplo, a cola instantânea que pode ser aplicada na madeira, no metal, possibilita fazer um enfeite de porta de maternidade ao mesmo tempo que serve para detalhes de uma escultura. “A própria tecnologia avança para a concepção de adesivos cada vez mais fortes e abrangentes. A nossa Cola Tudo é um exemplo de adesivo híbrido ecológico, transparente, flexível e com uma série de outras vantagens que o torna ideal para quase todos os tipos de trabalhos artísticos.”
Em seu mix, a Tekbond oferece para uso escolar a cola branca PVA Extra e a silicone líquida (que substitui a cola quente e possibilita trabalhar com materiais como tecidos, feltros e isopor). “Para essa categoria de produto para uso escolar devem ser priorizados produtos seguros, além do apelo mercadológico por embalagens mais criativas e de fácil manuseio”, pontua Eduardo. Enquanto que para o uso artístico há opções como a cola universal (indicada para a colagem de tecidos), T6000, a cola permanente para uso em pedrarias, customização de roupas, chinelos, entre outros, cola spray (permanente e reposicionável), silicone acético para arte francesa e 3D e a cola de contato, indicada para diversos tipos de colagens e customizações. Tem ainda as colas instantâneas com três tipos de viscosidades, cada qual com a sua vantagem de uso. “As colas para uso artístico devem proporcionar confiança e praticidade para que o profissional exerça a sua criatividade ao máximo. Desenvolvemos nossos produtos para que a criatividade não tenha limites e hoje temos a preferência deste público. Agora que Tekbond faz parte do Grupo francês Saint-Gobain pretendemos levar os produtos que conquistaram o Brasil para outros países, ao mesmo tempo que pretendemos desenvolver novos produtos, ainda mais modernos, inovadores e que respeitem o planeta e consumidor.”
O executivo da Tekbond ainda acrescenta que as colas à base d’água, que não agridem o meio ambiente e não são nocivas aos seres humanos, passam a ser uma tendência tanto pelo gosto do consumidor, quanto pela questão de responsabilidade das empresas.

Diversidade na linha escolar

“Observamos que o mercado de colas tem um potencial de crescimento interessante, principalmente com a oferta de novos produtos com fórmulas e embalagens diferenciadas”, analisa o Diretor de Marketing e Inovação da Faber-Castell, Eduardo Ruschel.
A marca tem em seu mix a cola em fita, com design diferenciado e moderno, a proposta é não fazer sujeira, oferecer uma secagem rápida e superaderência. Tem também a cola em bastão, prática de ser utilizada e com secagem rápida e a cola colorida, que além de ser usada em trabalhos artísticos, também ensina o conceito das cores primárias e secundárias para as crianças. O kit vem com seis cores e é muito utilizado por alunos da pré-escola. “Desejamos oferecer uma linha completa de colas, sempre de altíssima qualidade, para atender às necessidades de todos os consumidores”, afirma Eduardo.
Se tem uma empresa que vem ampliando a sua linha de colas para uso escolar é a BRW. Na categoria de colas brancas tem a bastão (9g, 21g e 36g) e líquida (40g, 90g, 500g e 1000ml), enquanto que para o público mais infantil, há opções de cola colorida e glitter de 25g cada, com 4 e 6 cores respectivamente. “Estas colas possibilitam experiências sensoriais e perceptivas das crianças devido o brilho e vivacidade das cores e sem nenhum tipo de risco à sua segurança, pois possuem bico dosador, são atóxicas e laváveis. Lembrando ainda que todas possuem certificação do Inmetro”, afirma o Gerente de Marketing, Bruno Cesar Taborda Ribas, destacando também a cola em fita, que não só tem uma grande aceitação entre o público infantil, mas também o office devido a sua praticidade e custo-benefício. “De modo geral, os consumidores sempre buscarão o melhor custo-benefício dos produtos e no caso das colas, sem abrir mão da praticidade e segurança, por isso, estamos aperfeiçoando constantemente os dispositivos de segurança das nossas colas, desde a composição química até as informações contidas nas embalagens”, explica Bruno.
Desenvolvendo suas colas pautada na inovação, diversidade, qualidade e preço, a Delta Artigos Escolares oferece sob a marca Koala a cola branca à base de acetato de polivinila (PVA) em meio aquoso, atóxica, lavável e não inflamável, nos tamanhos 40g, 90g, 250g, 500g e 1Kg. Com pigmentos orgânicos, podendo ser utilizadas em trabalhos artísticos, escolares, artesanais e decorativos, têm as colas coloridas com bico anatômico. Há também a cola glitter, produto à base de resina de PVA, com conservante tipo benzotiazol, lavável e não inflamável, trazendo o bico anatômico para facilitar a aplicação, nas versões colorida e em tons neon. Todas as colas, esclarece o fabricante, são certificadas pelo Inmetro. “Observamos que cada vez mais o consumidor deseja produtos com excelente qualidade a um preço equilibrado”, afirma o Gerente Comercial, Plínio Câmara.
A Mercur trabalha para que as suas colas tenham desempenho condizente com a realidade de uso e para que ofereçam as características esperadas pelos usuários. “Também temos trabalhado constantemente no esforço de adequar nossos produtos para uma diversidade de pessoas e necessidades que evidenciamos na interação com os diferentes públicos dos quais temos estado muito próximos, que são usuários, pessoas e instituições ligadas ao campo da Educação”, diz Fabiani Spiegel, da área de Pesquisa & Desenvolvimento da Mercur.
Em sua linha de cola branca, a Mercur destaca o alto teor de sólidos, característica que melhora a aderência à superfície, já que quanto maior o teor de sólidos, menos o papel enruga e maior é o poder de colagem, assim como o fato de ser lavável, atóxica e livre de ftalato. Com bico aplicador de abertura menor para facilitar o uso e tornar a colagem mais precisa com menos desperdício e sujeira, a cola branca está disponível nas apresentações (40g, 90g, 250g, 500g e 1kg), sendo que os frascos de 40 e 90g vêm em formato ergonômico que se encaixam facilmente à mão.
Complementam a linha de colas escolares da Mercur as versões com consistência gel (mais firme), permitindo precisão no ato de colagem e menos sujeira, já que não escorre, sendo indicada para as colagens em papel, papelão, cartolinas e fotos. E a cola glitter disponível nas cores dourada, prata, azul e vermelha, em frascos de 23g.
De acordo com a Especialista de Marketing da Summit, Vanessa de Abreu Moreno, as colas escolares precisam ser práticas, ter secagem rápida e seguranças (já que a maioria delas é usada por crianças). Se além dessas características estiverem associadas a personagens, certamente serão sucesso entre as crianças, que serão impactadas visualmente. “Com a marca TRIS temos a cola bastão escolar e escolar com personagens, a cola branca escolar e escolar com personagens, incluindo a cola glitter. Todas atóxicas, muito seguras para o uso infantil e aprovadas pelo Inmetro”, destaca Vanessa, acrescentando que a empresa segue mantendo a segurança e a qualidade das suas colas, sempre com o olhar para possíveis inovações, mantendo a preocupação com cada detalhe.

Pioneirismo em cola bastão

A marca Pritt foi pioneira no desenvolvimento da cola em bastão. Além da versão tradicional, a marca também oferece outras opções neste tipo de cola como Pritt Power, a única multiuso em bastão e Pritt Bastão Colorido. Já na categoria de colas escolares líquidas, a marca oferece Pritt Tenaz e Pritt Líquida. “Na categoria de colas escolares uma das principais demandas dos consumidores é a união entre qualidade, alta performance e segurança, já que a maioria dos usuários é o público infantil. Por isso, nos preocupamos em assegurar que, além de trabalhos duradouros, as crianças terão produtos seguros, como o Pritt Bastão Original, que possui em sua fórmula 90% de ingredientes naturais. Além disso, a Pritt possibilita que as crianças criem tudo o que elas imaginarem, transformando a criatividade em atividades escolares duradouras e divertidas”, afirma a Gerente da marca Pritt, Andréia Okuyama. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, a marca planeja continuar inovando nas categorias de colas, com produtos de alta qualidade, fácil manuseio e seguros.

Especialistas em colas instantâneas

Com uma ampla linha de colas instantâneas, diferenciadas por características próprias e viscosidades que permitem aplicações nos mais diferentes substratos, com destaque para a Almasuper Ultrarrápido ( aplicou e em 5 segundos colou) que vem em embalagem 2g e tem uso versátil, a Almata Química oferece também opções para o uso artístico como a cola Almaflex PVA – Extra, Almasuper Kit MDF, Almaflex base d´água, para uso em scrapbook, madeira, biscuit, universal, dentre outras opções. “Nossa proposta é inovar, sempre! Levando ao consumidor brasileiro as inovações mundiais com preços acessíveis ao mercado nacional”, afirma o Gerente de Marketing da Almata Química, Rui Paulo Pereira Junior.
Se posicionando no mercado como uma marca de alta performance e inovadora, a Loctite possui um amplo portfólio de colas instantâneas e planeja continuar inovando na categoria com produtos exclusivos, aumentando a presença na categoria. “Para este segmento é imprescindível oferecer colas fortes, resistentes e de fácil aplicação. O consumidor procura por produtos que atendam suas necessidades e que tenham bom custo-benefício. A velocidade de fixação também é um atributo importante, dependendo da colagem e tamanho da peça”, esclarece a Gerente da marca Loctite, Paula Gonçalves.
Com uma gama de produtos que inclui as seguintes versões: Loctite Super Bonder Original, Perfect Pen, Power Flex Gel, Precisão, Control, Power Easy e Pincel, a marca destaca a Loctite Super Bonder Original 3g, que não contém solvente e é resistente a altas temperaturas, umidade e impactos.
Além das colas instantâneas, a Loctite também oferece a cola universal Loctite 60 Sec., que reúne força e resistência à rapidez na aderência por meio de uma fórmula inovadora. “O produto permite que em apenas um minuto reparos sejam realizados com precisão mesmo em grandes superfícies. A cola também possibilita que durante o tempo inicial de secagem, em até 30 segundos após a aplicação, sejam realizados ajustes para reposicionar as partes que serão coladas”, explica Paula.
Em frascos de 20g, as colas instantâneas da Rendicolla atendem a diferentes demandas. A Rendbond-1, por exemplo, tem bico fino para colagem de produtos derivados ou para pequenas áreas de adesão, enquanto a prática Rendbond-2 e o seu bico antientupimento é para o dia a dia. Tem também a Rendicouro para ser aplicada em couros naturais ou sintéticos, em produtos como calçados, bolsas e afins. Completando a linha de colas instantâneas a Rendbond-Pro é para uso profissional e para quem busca agilidade e produtividade. “O mercado vem exigindo produtos mais específicos. Os usuários criam tendências e usos diferenciados, abrindo assim espaço para criação de novos produtos”, afirma o Diretor Comercial da Rendicolla, Carlos Olimpio Malucelli.
Mas não é só de colas instantâneas que é composto o mix da Rendicolla. Para o ambiente escolar tem a cola EVA, totalmente à base d’água e atóxica, a cola silicone de aparência transparente, que não enruga o papel, podendo colar vários tipos materiais: tecidos, borracha, plásticos etc. Enquanto que para o uso artístico tem a cola quente, universal e a cola branca PVA plástica para quem precisa de qualidade e um bom acabamento.

As opções para uso artístico

Reconhecida como uma marca multissolução, a Cascola tem um portfólio de adesivos de PVA sustentáveis à base d’água voltados a profissionais e consumidores. A marca oferece diferentes soluções para uso artístico, com destaque para a linha Cacorez, indicada para a colagem de diversos materiais, como madeira, laminados, plásticos, papel, papelão, tecidos, MDF, entre outros. “O mercado de colas vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, com os consumidores buscando produtos confiáveis e de qualidade, que possam ser usados em diferentes necessidades, seja para atividades do cotidiano como para projetos artísticos. Destaco nessa linha os produtos Cascola Cascorez Extra, com aplicação em diferentes projetos e técnicas artesanais, e a Cascola Cascorez Porcelana Fria, indicado para preparação da massa de artesanato em porcelana fria (biscuit) e artesanatos em geral”, cita o Gerente da marca Cascola, Claudio Amadio, acrescentando que a marca sempre avalia as necessidades dos consumidores alinhadas a seu portfólio e planeja seguir com a estratégia de oferecer produtos inovadores.
A BRW também tem colas para uso artístico e de artesanato, são as colas para isopor, EVA, silicone com bico de ponta fina e nos tamanhos 50g, 60g, 100g e 250g, podendo ser utilizada em diversos tipos de materiais e a cola quente que serve tanto para artesanato, quanto para reparos domésticos. “O segmento de colas vem tendo cada vez mais opções multiuso. O consumidor deseja ter colas que possam ser aplicadas em diversas ocasiões”, declara o Gerente de Marketing, Bruno.
Reforçar a mensagem de que nem toda cola é igual, sendo importante verificar sua composição e indicação de uso para um melhor aproveitamento da utilização está entre os objetivos da empresa Glitter. “O mercado está trabalhando o conceito multiuso, no entanto, temos evitado explorá-lo, pois dependendo da superfície que será aplicada a escolha da uma cola multiuso pode afetar a qualidade do acabamento do trabalho”, explica a Coordenadora Artística da Glitter, Luciana Camillo.
Luciana aponta outras características que vêm se destacando na categoria de colas como secagem rápida e formulações mais suaves como à base d’água, menos agressivas à saúde e ao meio ambiente.
A marca Glitter oferece uma ampla linha para os trabalhos artesanais, somando 14 tipos de colas, com viscosidades e tipos de fixação para superfícies variadas, como: cola Pano, Lantejoula, Patch, Silicone, Pedraria, EVA, Bijou, Chinelo e outras.
Inovar a partir dos relacionamentos que são construídos com o mercado. É desta maneira que a Mercur desenvolve seus produtos e compõe o seu portfólio. Para quem busca opções voltadas ao artesanato, a empresa oferece a cola Extra, um adesivo extraforte para utilização em trabalhos em madeira, MDF, cortiça, papelão, fibras naturais e materiais porosos em geral. Também pode ser utilizada na técnica de papelagem; cola 3 em 1 (jeans, pano e lantejoula) com acabamento transparente e ótima flexibilidade; cola Permanente para tecido com teor de sólidos que melhora a aderência à superfície e permanece por mais tempo no substrato em madeira, MDF e chapa dura; cola para EVA, especial para trabalhos artesanais e decorativos em EVA e similares, que também pode ser utilizado em ambiente escolar; cola para Decoupage com formulação atóxica e à base de água; e cola para Decoupage em Tecido, um produto resistente à lavagem após 72 horas da aplicação, que está disponível em frasco com 60ml.
Seja qual for a necessidade e exigência, a categoria de colas prova que está preparada para atender as demandas e surpreender os consumidores, com produtos práticos e eficientes.
TILIBRA
Para uso escolar, a Tilibra oferece a cola líquida branca nos tamanhos 37g, 100g, 250g, 500g e 1Kg, já a cola bastão é disponibilizada nas versões 9g, 21g e 36g. Para os trabalhos artísticos, a marca desenvolveu a cola para isopor e EVA nas embalagens de 35g e 90g.

SUMMIT
TRIDENT
REDICOLLA
DELTA
MANO
TILIBRA II
BIC
CADERSIL 2019
ALAPLAST 2
BRASILFLX
DAC
MOLIN