Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – Papéis, eles não podem faltar!
17/05/2018

Seja para imprimir, tirar uma cópia, fazer um trabalho escolar, desenvolver uma peça de artesanato, os papéis em suas infinitas possibilidades de uso são produtos que não podem faltar nas lojas. Do lado da indústria o que se percebe é a constante busca por inovações para atender cada vez melhor os clientes em suas inúmeras necessidades.
Com mais de nove décadas de história e produção 100% brasileira, a Suzano – considerada a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina – em sua linha de papéis de imprimir e escrever das marcas Report®, Copimax®, Reciclato® e Senninha®, oferece os produtos em diferentes gramaturas e nos tamanhos A4, A3, carta e ofício.
O fabricante destaca duas linhas: Senninha®, que foi desenvolvida em parceria com o Instituto Ayrton Senna e tem uma importante finalidade social já que parte da renda das suas vendas é direcionada para os programas educacionais do Instituto, que envolvem crianças e adolescentes em escolas públicas em todo o País; e o Report® Reciclato, que segundo a empresa, é a marca pioneira em papel reciclado no Brasil, tendo um processo de produção focado em reciclagem, que envolve o uso de aparas pré e pós consumo.
A Suzano trabalha focada em desenvolver papéis que apresentem inovações relacionadas à alvura, opacidade, brilho e que melhorem o desempenho de impressão, citando a linha Suzano Report® Premium. “O produto possui alta brancura e opacidade, com especificações técnicas que proporcionam impressão de qualidade dos dois lados, tanto na cor como no desempenho da impressora. As gramaturas, que variam de 75 g a 90 g, diferenciam o uso do papel para cada finalidade”, explica o Gerente Geral de Estratégia e Marketing da Suzano Papel e Celulose, Alexandre Cezilla.
Em 2017 a empresa iniciou a produção de uma nova linha de papel cutsize na Unidade Mucuri (BA). “O investimento foi realizado para atender a demanda do mercado brasileiro e em linha com a estratégia de buscar a excelência no atendimento aos clientes a partir da qualidade do produto associada à oferta de soluções otimizadas aos diferentes perfis de clientes.”
Ainda em linha com essa estratégia, a companhia investiu nas papelarias por meio de um programa de relacionamento chamado Suzano +. Trata-se de um modelo de negócios que reconhece os parceiros a partir da oferta personalizada de benefícios. O projeto surgiu com o objetivo de desenvolver o setor papeleiro e, hoje, oferece prêmios diversos como fachadas, uniformização de equipe e cursos de capacitação. “O Programa de relacionamento para papelarias é inovador e desbrava um universo pouco explorado no segmento, incentivando o desenvolvimento do negócio. Através de uma plataforma de pontuação, proprietários e suas equipes são impactados com campanhas de vendas e incentivos para profissionalização do negócio. Possuímos um diferencial em nosso modelo de atendimento, pois conectamos o varejista direto à indústria. Nossa equipe de vendas, presente em todo o País, atende todos os tipos de negócios, cuidando e cultivando suas relações comerciais”, esclarece Alexandre.
O executivo da Suzano, Alexandre, diz que outra forma de inovar na produção de papéis é buscar sempre o aprimoramento. “Plantamos, colhemos, produzimos e transformamos, preservando a natureza, semeando o cuidado e cultivando relações sustentáveis. Esse é um diferencial importante que oferecemos aos nossos clientes, sejam eles varejistas, sejam eles os consumidores finais de novos produtos. Essa maneira de atuar é traduzida pelo nosso Propósito “Desbravamos cultivando a vida”. Para atender um público exigente como o brasileiro, precisamos avançar continuamente em todas as frentes, incluindo os aspectos socioambientais que sustentam nossas operações e que são importantes diferenciais para nossos clientes.”

Papéis cartões reciclados

São mais de quatro décadas desenvolvendo papéis cartões – compostos por 100% das sobras de aparas de diversas fontes – e a empresa Hörlle está sempre atenta ao mercado e às necessidades dos clientes, criando produtos inovadores e eficientes, atendendo tanto o mercado BtoB, quanto o BtoC.
O cartão rígido está inserido em praticamente todos os segmentos de mercado, desde calçados aos móveis, papelaria, passando pelos itens de organização, embalagens e assim por diante. “Qualquer produto que se pense, provavelmente poderá ter uma versão em cartão rígido”, esclarece a Coordenadora de Marketing da Hörlle, Camile Bittar.
Atualmente as linhas produzidas são de Cartão Cinza (ideal para artesanato, encadernação, cartonagem, embalagens, displays publicitários etc), Cartão Cinza H (para produção de pastas AZ, arquivo morto, displays publicitários, artigos para papelaria, brinquedos, embalagens estruturadas, entre outros), Cartão Preto H (aplicações idênticas das linhas Cinza e Cinza H), Cartão Marmorizado em cores (produção de pastas suspensas, divisórias de fichário e pastas em geral), Cartão Capa Branca, Color Face este nas cores verde claro, verde, azul ciano, azul royal, rosa, lilás, amarelo, laranja, preto e vermelho (para encadernação, cartonagem, artesanatos em geral, embalagens, displays, entre outros) e recentemente, a empresa lançou o Cartão Hörlle Triplex Premium e o Natural Premium. Todos os produtos têm um tamanho padrão, podendo ser solicitados sob medida ou para algumas gramaturas, fornecidos em bobinas. Ainda falando sobre novidades, a Hörlle apresenta cartão com barreira a líquidos.
A Coordenadora de Marketing, Camile, aponta algumas das principais vantagens dos papéis cartões produzidos pela Hörlle. Primeiramente é a versatilidade do produto já que possibilita inúmeras aplicações; é um papel ecologicamente correto por ser reciclado, reciclável e biodegradável; oferece facilidades na personalização (há a possibilidade de serigrafia, hotstamping ou impressão digital diretamente sobre sua superfície; além do material permitir o uso de carimbos ou canetas); tem pH neutro, isso significa que não transmite para as peças qualquer tipo de acidez, conferindo maior durabilidade do produto final em que é aplicado; resistência à umidade com o papel cartão com barreia a líquidos e que tem também como característica maior lisura da superfície, resultando em melhor printabilidade, menor resistência ao atrito, permitindo que se tenha uma menor formação de pó no uso para corte, aspectos que aumentam a durabilidade do produto final.

Os papéis escolares

A VMP é uma das especialistas em papéis escolares e em seu mix oferece opções como: papel crepom, cartolina, color set, seda e sulfite. Os destaques desses itens ficam por conta dos papéis crepom em cores vibrantes e variações de modelos. Há crepons simples, encerados, super crep, especiais e licenciados. “Além do papel crepom, podemos destacar o papel seda e as cartolinas que fazem parte do nosso portfólio e são itens muito procurados pelos clientes, como também os papéis color set. Conhecidos como dupla face em uma grande variedade de estampas e cores. Nosso propósito é disponibilizar produtos em cores vibrantes e qualidade impecável para que seja possível desenvolver todos os tipos de trabalhos, sejam eles artesanais ou escolares”, declara a Assistente de Marketing da VMP Papéis, Vanessa Velozo.
Em busca de conquistar cada vez mais espaço no mercado, a VMP não abre mão da qualidade e de praticar preços adequados, trabalhando com um leque de texturas, cores e estampas. “Manter nossa posição como uma empresa líder no segmento de papéis escolares e conquistar novos mercados com a ampliação de nosso mix estão entre as nossas metas”, afirma Vanessa.

BRW MARCAS
FILIPERSON
BIC EVOLUTION
MANO
DAC
TRIVIUN
ACRIMET
DELTA
KERAMIK
FABER CASTELL
MOLIN
JANDAIA 1