Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – NO UNIVERSO DAS COLAS
08/01/2019

Estamos diante de um produto que dificilmente sofre queda nas vendas, afinal seja em casa, no trabalho ou na escola, em algum momento o consumidor precisa usar o produto. As demandas são inúmeras e com isso foram surgindo diferentes opções de colas, com formulações, consistências e poder de adesivação específicos.
Líder de mercado no segmento de colas escolares, sendo a primeira no formato bastão, Pritt é oferecida atualmente em diferentes versões, dentre elas, as mais recentes novidades são a Pritt Power – a única multiuso em bastão do mercado – e a Pritt Bastão Colorido.
De acordo com a Gerente da marca, Andréia Okuyama, Pritt Power combina a funcionalidade e versatilidade de uma cola multiuso, com a praticidade do bastão. “O manuseio fica muito mais fácil, além de proporcionar um excelente acabamento para as atividades infantis.”
Em seu mix, a Pritt ainda oferece as versões líquidas como a Pritt Tenaz e a Pritt Líquida, esta última uma cola multiuso, porém composta por 90% de ingredientes naturais e com embalagem com bico dosador para facilitar a aplicação.
Com foco no uso escolar, a Tilibra comercializa opções em colas líquidas brancas (37g, 100g, 250g, 500g e 1kg), colas bastão (9g, 21g e 36g) e colas para Isopor e E.V.A. (35g ou 90g). Para a sua coleção 2019, o fabricante também renovou as estampas das linhas de colas das marcas Capricho e Jolie. “Cada cola é destinada a um uso em específico. Os modelos em bastão, por exemplo, atendem àqueles usuários que buscam agilidade e praticidade, ou seja, normalmente estas são as preferidas nos escritórios ou em ocasiões que exigem agilidade. Quando o uso da cola é compartilhado, ou então, seja necessário usar uma grande quantidade, as colas líquidas brancas são ideias, principalmente nas embalagens 500g e 1kg. Já a opção 250g, com bico aplicador, é uma ótima sugestão para os trabalhos artísticos. Por fim, a cola para isopor/E.V.A. tem sua finalidade bem definida”, explica o Supervisor de Novos Negócios da Tilibra, Douglas Takahashi.
De olho na segmentação da categoria de colas, a Delta Artigos Escolares, por meio da sua linha Koala, trabalha com o seguinte portfólio: cola líquida branca e isopor nos frascos 40g, 90g, 250g, 500g e 1 kg; colas coloridas e glitter com 4 ou 6 opções de cores, ambas para utilização em trabalhos artísticos, escolares, artesanais e decorativos. Também há a cola glitter neon em quatro cores. “O mercado é dinâmico. Identificar as necessidades permitirá definir as reais oportunidades de negócios e a respectiva estratégia de expansão a ser seguida no segmento”, lembra o Gerente Comercial da Delta Artigos Escolares, Plínio Câmara.
Com o propósito de oferecer uma linha completa de colas, a Faber-Castell disponibiliza cola em fita, que chama atenção pelo design diferenciado, não faz sujeira e tem secagem rápida; cola em bastão para quem busca praticidade na aplicação e um trabalho “mais limpo”; cola branca líquida que tem uma importante demanda escolar; e a cola colorida muito utilizada por alunos da pré-escola e para trabalhos artísticos com o propósito, inclusive, de ensinar o conceito das cores primárias e secundárias para as crianças.
A mais recente novidade apresentada pela empresa foi a cola em gel que possui embalagem diferenciada (com dois bicos aplicadores em diferentes tamanhos) visando facilitar a colagem e o sistema antientupimento que evita desperdício. “Nas escolas, a grande preferência é por colas líquidas, por isso, optamos em desenvolver a cola gel. Uma ótima e prática opção para os estudantes e o público que adora trabalhos artesanais e técnicas de DIY”, esclarece o Gerente de Comunicação da Faber-Castell, Marcelo Vecchi.

Diversidade e
acessibilidade

Quem também desenvolve colas indicadas para uso escolar é a marca Mercur. Fabiani Spiegel, que atua na área de Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos da empresa, explica que todas as apresentações de colas brancas da Mercur são laváveis, atóxicas e livres de ftalato – a substância química que, se em contato com seres humanos, pode causar danos à saúde. Além disso, os produtos possuem alto teor de sólidos, o que melhora a aderência à superfície, já que quanto maior este teor, menos o papel enruga e maior é o poder de colagem.
Apresentando um bico aplicador com abertura menor, facilitando com isso a aplicação e tornando a colagem mais precisa e com menos desperdício e menos sujeira, a cola branca da Mercur oferece acabamento transparente após seca. São várias apresentações: 40g, 90g, 250g, 500g e 1kg, sendo que as versões de 40g e 90g vêm com formato ergonômico que se encaixa facilmente à mão. Atenta à questão da inclusão e fazendo parte do seu projeto Diversidade na Rua, um movimento iniciado para a constituição de uma rede de colaboração com o propósito de ajudar as pessoas a partir das suas reais necessidades, a Mercur disponibiliza a cola branca em 200g, formato cilíndrico e robusto que facilita o manuseio e contribui para a estabilidade do movimento, auxiliando no desenvolvimento da motricidade fina. Além disso, tem um bico aplicador para o alcance de colagens mais precisas. Outro diferencial desta cola é que o nome do produto vem em português, libras e na escrita de sinais.
Outras duas opções de colas escolares desenvolvidas pela Mercur são: cola gel com consistência mais firme e que não escorre tanto quanto a líquida, evitando sujeira. Indicada para colagens em papel, papelão, cartolinas e fotos, está disponível em frascos de 40g e 200g, esta última com características próprias sinalizadas pelo público participante da rede do projeto Diversidade na Rua. E a cola glitter em quatro cores (dourada, prata, azul e vermelha) em frascos de 23g com bico aplicador com abertura menor para facilitar a aplicação e tornar a colagem precisa. “Queremos que nossos produtos tenham desempenho condizente com a realidade de uso e trabalhamos para que, cada vez mais, possam oferecer as características esperadas pelos usuários. Também temos trabalhado constantemente no esforço de adequar nossos produtos para uma diversidade de pessoas e necessidades que evidenciamos na interação com os diferentes públicos dos quais temos estado muito próximos”, afirma a executiva Fabiani.

VENDAS AQUECIDAS

As colas, especialmente as líquidas, vêm tendo suas vendas impulsionadas por ser um dos componentes necessários para as crianças produzirem suas smiles (gelecas), que virou uma febre mundial nos últimos anos.
Vislumbrando essa oportunidade, a marca HERO acaba de lançar uma opção transparente, nos frascos 500g e 1000g, especialmente indicada para produzir o ‘slime cristal’ e também pode ser utilizada em trabalhos artísticos e de artesanato que necessitam de um acabamento transparente. “A perspectiva é boa em todo o segmento de colas, no entanto, estamos apostando no crescimento da venda da cola Slime pelo fato das férias, período em que as crianças têm mais tempo livre para brincar com a geleca, que é a sensação do momento”, planeja o Sócio-Diretor da HERO, Carlos Alberto da Costa. Para uso escolar, a HERO também oferece cola branca, colorida e com glitter.

AS OPÇÕES VOLTADAS PARA O ARTESANATO

Bruno Taborda Ribas, do Marketing da BRW, lembra que o forte crescimento do mercado de artesanato vem demandando produtos específicos para estas atividades, principalmente produtos de corte e colagem. Apostando nisso, a empresa está preparando lançamentos que entrarão na linha, em breve, para este público. Por enquanto, a principal novidade é a cola instantânea 20g, de viscosidade média, disponibilizada em caixas display com 12 unidades para facilitar sua exposição e abastecimento em prateleiras. Além disso, em portfólio a empresa oferece as colas de silicone e a cola quente (bastões e pistolas). As colas de silicone vêm em 60g, 100g e 250g, enquanto as pistolas para cola quente possuem bico aplicador com capa de silicone, proporcionando maior segurança para o usuário.
Tendo como principal produto as colas quentes, a Rendicolla produz colas para artesanato, além das escolares e para uso doméstico em geral. Uma das mais recentes novidades é a cola de contato à base d´água, que não tem cheiro como as demais colas de contato. “Por essa característica pode ser usada até por crianças e por pessoas sensíveis a cheiros fortes”, esclarece o Diretor Executivo, Carlos Olímpio Malucelli.
A demanda por produtos mais específicos vem sendo percebida pela Rendicolla como uma importante tendência. “Percebemos que o mercado está buscando colas mais específicas, seja em relação ao produto, seja em relação às embalagens. Cito exemplos como a nossa cola de Silicone Líquida. Começamos com frascos de 30g, depois 50g e hoje já temos de 100g e 200g, tornando uma família de quatro produtos e nos mostrando que os consumidores buscam embalagens cada vez maiores. Em relação à especificidade das colas, cito a categoria de instantâneas. Com uma demanda crescente, temos variedades dela como a Rendcouro Cola Instantânea que por ser mais flexível acompanha o movimento do couro, atendendo assim mais um nicho de mercado”, exemplifica Carlos Olímpio, afirmando que a busca por novidades passa pela percepção da tendência do mercado. “Trabalhamos para detectar onde o mercado de consumo está apontando e assim anteciparmos nossos lançamentos.”
Em seu portfólio, a Mercur também oferece opções para uso em trabalhos artesanais. Tem a Cola Extra para Artesanato – um adesivo extraforte, com acabamento transparente, para utilização em trabalhos em madeira, MDF, cortiça, papelão, fibras naturais e materiais porosos em geral; Cola 3 em 1 para aplicar em tecido jeans, panos e lantejoulas. O filme que se forma possui flexibilidade e uma das suas características é a alta resistência à lavagem após 72 horas da aplicação; Cola Permanente para Tecido com o propósito de manter o tecido firme e esticado enquanto é pintado, possui teor de sólidos que melhora a aderência à superfície e permanece por mais tempo no substrato, permitindo ser utilizado por mais vezes; Cola para E.V.A.; Cola para Decoupage e Cola para Decoupage em Tecido. “Procuramos inovar a partir dos relacionamentos que construímos com as pessoas. Desta forma são desenvolvidos produtos e serviços que possam verdadeiramente atender às necessidades”, afirma Fabiani Spiegel, que atua na área de Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos da Mercur.
Por meio da sua linha Cascorez, indicada para a colagem de diversos materiais, como madeira, laminados, plásticos, papel, papelão, tecidos, MDF, entre outros, a Cascola oferece diferentes soluções para uso artístico. Destacam-se as linhas: Cascorez Extra com tecnologia à base d’água, odor suave, alta força de colagem e flexibilidade, e a Cascola Cascorez Porcelana Fria indicada para preparação da massa de artesanato emporcelana fria (biscuit) e artesanatos em geral. “O mercado de colas vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, com os consumidores buscando produtos confiáveis e de qualidade, que possam ser usados em diferentes necessidades, seja para atividades do cotidiano ou para projetos artísticos. Também percebemos que vem crescendo a procura por produtos de caráter sustentável e que garantam segurança na aplicação sem, é claro, perder em performance. Neste quesito, a linha Cascola Cascorez se destaca no mercado com produtos à base d’água e de qualidade reconhecida pelos consumidores”, explica o Gerente da marca Cascola, Claudio Amadio.
Quando falamos em colas instantâneas, não tem como não lembrar da Super Bonder, da Loctite, que não contém solvente e é resistente a altas temperaturas, umidade e impactos. São diferentes opções do produto: Loctite Super Bonder Original, Loctite Super Bonder Perfect Pen, Loctite Super Bonder Power Flex Gel, Loctite Super Bonder Precisão, Loctite Super Bonder Control, Loctite Super Bonder Power Easy e Loctite Super Bonder Pincel. A marca também oferece a cola universal Loctite 60 Sec., que reúne força e resistência à rapidez na aderência por meio de uma fórmula inovadora. O produto permite que em apenas um minuto, reparos sejam realizados com precisão mesmo em grandes superfícies. A cola ainda possibilita que durante o tempo inicial de secagem, em até 30 segundos após a aplicação, sejam realizados ajustes para reposicionar as partes que serão coladas.
No último ano, a Loctite lançou a cola à base de cianoacrilato – Loctite Super Bonder Ultra -voltada ao público profissional. Indicada para colagens em metal, madeira, borracha, porcelana, alguns tipos de plástico, couro e cortiça, tem fórmula transparente, forte, rápida secagem inicial (pode variar de acordo com o material, quantidade aplicada e umidade relativa do ambiente) e apresenta média viscosidade. A embalagem vem com tampa exclusiva que tem sistema prático de abertura e bico antientupimento, permitindo melhor aproveitamento tanto profissional quanto para usuários que utilizam o produto em grande quantidade.
A Gerente da marca Loctite, Paula Gonçalves, afirma que em relação a esse tipo de cola, os consumidores buscam soluções que ofereçam excelente adesão, resistência, fácil aplicação, bom custo-benefício, além de velocidade na fixação. “Atendemos as regras internacionais de produção e eficiência. Nossa marca sempre foi uma referência em pioneirismo.”

SUMMIT
ALAPLAST 2
TILIBRA II
FILIPERSON
REDICOLLA
ACRIMET
BRASILFLX
MANO
BIC
PILOT
DELLO
CADERSIL 2019