Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – Na hora de dar destaque é com eles mesmos!
21/11/2018

Usados nas mais diferentes ocasiões, os marcadores de texto, permanente, para quadro branco/negro ganham novas versões. Seja para evidenciar o trecho de um material impresso em uma reunião, para escrever no quadro em sala de aula, para atender à crescente demanda do lettering – técnica que consiste em desenhar letras e mensagens, ou então, para as soluções de organização como os planners e bullet jornal que vêm se popularizando. “Pensando nos diversos tipos de utilização que os marcadores podem ter, a versatilidade do produto é cada vez mais valorizada. Para atender as exigências de consumo, temos investido no aprimoramento da qualidade das matérias-primas e dos produtos em si. Nas fábricas da BIC® ao redor do mundo são realizados até 90 testes para garantir a qualidade dos marcadores”, conta o Gerente da Categoria de Papelaria da BIC® Brasil, Bernardo Abrantes.
Por meio de soluções simples, mas que não deixam de ser inovadoras, a BIC® apresenta opções como o marcador de texto 3 em 1, que oferece as opções de marcação fina, grossa e sublinhada. Em marcadores para quadro branco, a aposta foi na diversificação de cores já que por meio de pesquisas descobriu-se que elas auxiliam os alunos no processo de compreensão e memorização dos conteúdos. Por isso, além das cores tradicionais como azul, preta, vermelha e verde, neste ano, teve o lançamento de outras quatro: laranja, rosa, turquesa e roxa que compõem os marcadores BIC® Marking Fashion. No segmento de marcadores permanentes, devido a diversificação na utilização, a BIC® investiu em opções que podem ser usadas nas mais distintas superfícies: papel, papelão, madeira, plástico, EVA, acrílico, azulejo, metal, vidro, cerâmica, CD e DVD. Além disso, atualmente há 24 opões de cores, incluindo as clássicas, passando pelas fashion, tons pastel e as metálicas (prata e dourado), com variedade de pontas como a redonda, chanfrada, média e ultrafina.
Distribuída pela Imex do Brasil, a tradicional marca Sharpie de marcadores permanentes e de texto – que tem como diferencial a tecnologia que ‘não borra’, vem com novidades para a temporada 2019. No segmento de permanentes, os lançamentos são na linha Sharpie Metálico como as cores dourada e bronze. Além disso, uma nova marca passará a ser trabalhada na categoria de marcadores para quadro branco: trata-se da Expo. “A marca é conceituada neste mercado e os seus marcadores são famosos pela qualidade e performance, além de apresentar uma grande variedade de cores (com novidades como o azul claro, laranja, verde escuro, verde lima e rosa) e baixo odor”, esclarece o Coordenador de Marketing da Imex do Brasil, Eduardo Pereira.
A indústria de ferramentas também é uma área que vem trazendo novas demandas ao segmento, de acordo com o executivo da Imex do Brasil, exigindo produtos com diferenciais únicos, como por exemplo, marcadores para superfícies úmidas e oleosas, o que levou a Sharpie a desenvolver a linha Sharpie Professional, para uso industrial.
Marcadores permanentes: a bola da vez

Com a crescente popularidade dos métodos de organização, dentre eles, o bullet jornal e os planners; a disseminação do lettering (caligrafia artística) que antes era restrito aos estabelecimentos comerciais que usavam a técnica para criar seus cardápios em lousas, agora vieram as festas com este estilo de arte nos cenários e, mais recentemente os projetos residenciais; além dos inúmeros projetos Do It Yourself, os marcadores permanentes tiveram suas vendas alavancadas e tornaram-se alvo de importantes investimentos das empresas. “Com toda certeza a linha de marcadores permanentes vem tendo uma alta procura devido justamente a tendência mundial de “self expression”, ou seja, o uso dos marcadores para deixar a marca pessoal nos objetos, na customização de roupas, paredes etc. A visão que o brasileiro tinha do marcador permanente estava restrita ao famoso canetão ou pincel atômico E, nesta categoria, os marcadores que vêm chegando no país são os de ponta fina. Hoje, no Brasil, a linha Sharpie conta com mais de 24 cores de marcadores permanentes, contando também com uma linha metálica. Os nossos produtos podem ser usados para marcar na maioria das superfícies, sempre preservando sua cor original”, explica o Coordenador de Marketing da Imex do Brasil, Eduardo.
A Faber-Castell também tem em portfólio os marcadores permanentes Multiuso. A marca destaca a secagem rápida da tinta, a resistente à luz e a possibilidade de seu uso em diversas superfícies. Sua ponta de 1,0 mm, segundo o fabricante, permite uma escrita mais precisa, além de ter formato triangular ergonômico. Encontrado em 16 cores, incluindo as novas tonalidades prata e dourada.
Já a Tilibra apresenta o modelo 100 com ponta chanfrada de 4mm, nas cores azul e preta, e o modelo 800, de ponta dupla redonda de 1.2mm e 0.6mm. “Os nossos marcadores de ponta dupla têm uma excelente demanda, como o permanente 800, já que traz a praticidade de em um mesmo produto oferecer duas opções de pontas: uma comum aos marcadores e outra ponta fina que permite sublinhar ou contornar detalhes”, esclarece o Supervisor de Produtos da Tilibra, Douglas Takahashi, acrescentando que a linha de marcadores da empresa atende a diferentes perfis e necessidades e possibilitam os mais diversos usos, seja no trabalho, seja em casa.

Tons pastel em alta

A tinta líquida é de origem alemã, enquanto a ponta tem tecnologia japonesa, além disso, os marcadores TRIS Liqeo, da Summit trazem visor que possibilita acompanhar o nível da tinta. “Nossos marcadores têm cores mais intensas devido a maior fluidez e qualidade da tinta, já a ponta japonesa deixa os produtos ultrarresistentes e por ter visor, o consumidor consegue utilizar o marcador até a última gota”, pontua a Especialista de Marketing da Summit, Vanessa de Abreu Moreno.
Uma das apostas da marca TRIS para a próxima temporada são os marcadores de texto com as tintas nos tons pastel. “Lançamos o marcador com ação para influenciadores de nicho, os famosos studygrams, e o retorno foi o mais positivo possível. As cores são lindas e os consumidores estão maravilhados com o fato da tinta ser líquida, não acumular no papel e não passar para o outro lado da folha. Além do fato de poder usar o produto até o final já que o visor permite acompanhar o nível da tinta”, destaca Vanessa.
Quem também está com uma linha de marcadores de texto em seis tons pastel é a BRW Suprimentos. “Muito embora a principal demanda ainda seja por marcadores de texto na cor amarela, por ser uma cor neutra, discreta e formal, há uma importante demanda por produtos com colorações diferentes, por isso, os tons pastel, que estão em evidência, ganharam destaque em nossa coleção”, explica Bruno Taborda Ribas, do marketing da BRW.
Os tons pastel também chegaram na linha Grifpen dos marcadores de texto da Faber-Castell. São quatro opções de cores: rosa, azul, roxa e verde. Produzidos com tinta à base de água – que não passa para o outro lado da folha -, possuem ponta chanfrada, permitindo duas opções de traço, além do corpo triangular ergonômico, que segundo o fabricante, proporciona uma marcação mais confortável e traços precisos.

As versões recarregáveis

Devido à praticidade e economia, os marcadores recarregáveis da Linha Prime da BRW têm se destacado nos pontos de venda. São dois modelos para quadro branco e outros dois permanentes, sendo disponibilizados nas opções: recarregável com tinta e com refil, proporcionando uma recarga fácil, rápida e limpa. Os produtos são comercializados em caixas display. “Esse formato de embalagem além de ser prática para os varejistas, facilitando a reposição, atrai os consumidores para as compras por impulso.”
No mix da Faber-Castell também há marcadores recarregáveis para a comodidade do usuário e economia. Neste caso, os marcadores para quadro branco são a opção. Para a troca da tinta basta abrir a tampa traseira do marcador, cortar a ponta do refil, inseri-lo até terminar de sair a tinta e fechá-lo. O produto está disponível nas cores azul, preta e vermelha.
Incentivando o reuso dos seus marcadores, a Brasinks é outra marca que aposta nas versões recarregáveis. O fabricante também investe em outras características que visam entregar produtos diferenciados e com a melhor relação custo-benefício. Fazendo um grande ‘bem’ não só ao meio ambiente, como também ao bolso dos clientes. “O valor da recarga é em média 1/3 do valor de um marcador novo. Nossos produtos caracterizam-se por atender ao binômio: qualidade e preço baixo”, garante a Analista de Marketing da Brasinks, Carolina Tonon.
O marcador de texto tem também sistema valvulado, ou seja, a tinta Pit Stop é liberada somente ao pressionar a ponta e o corpo transparente possibilita acompanhar o nível da tinta líquida. Além disso, a ponta poderá ser substituída sempre que necessário. “Outra importante característica do nosso produto é que ele possui 7ml de tinta – nenhum marca texto tem tanta tinta -, o que proporciona maior autonomia de escrita. Nossos marcadores de texto estão disponíveis nas larguras de traços de 2mm a 50mm”, destaca.
Recentemente a Brasinks lançou um marcador chamado Giz Líquido, que se apresenta como opção ao giz tradicional. Com secagem rápida e de fácil remoção a seco (com o apagador) em superfície lisa e brilhante, o produto também é recarregável e está disponível em 10 cores. Em seu portfólio, a Brasinks oferece ainda os marcadores recarregáveis de quadro branco nas versões tradicional e valvulado com 9 e 30ml ml de tinta. Além das cores tradicionais, preta, azul, vermelha e verde, estão disponíveis também nas cores especiais como rosa, amarela, marrom, violeta e laranja, com a opção de ponta redonda, chanfrada e retangular com largura de traço de 2mm a 15mm.
Na categoria de marcadores permanentes, as Canetas Poster Permanente têm seis opções de traços, que variam de 2mm a 50mm e vêm em cinco cores, sendo que as tonalidades preta, vermelha e azul possuem proteção U.V, com isso resistem por 30 dias ao sol, sem que a escrita ou os desenhos desbotem. De acordo com o fabricante, o produto tem uma importante demanda no setor supermercadista.

Opções com tinta gel

Sem a necessidades de esperar para secar e sem manchar o outro lado da folha os marcadores com tinta gel têm uma importante representatividade na categoria de marcadores.
Na linha de marcadores de texto, a Tilibra destaca o modelo EK-680 Artline que tem tinta gel sólida disponibilizada na cor amarela. Com ponta arredondada 3mm é ideal para marcações em papéis finos já que a tinta gel não mancha o verso da folha.
Marcadores de texto com tinta gel também estão no mix da Faber-Castell. O fabricante explica que além de não manchar o outro lado da folha mesmo em papéis de baixa gramatura, a fórmula desenvolvida com tinta gel não seca mesmo quando o marcador fica destampado. “O consumidor moderno exige cada vez mais produtos de qualidade e inovadores. Por isso, realizamos constantemente pesquisas para conhecer de perto as suas necessidades e atendê-las sempre com excelência”, afirma o Gerente de Marketing da Faber-Castell, Marcelo Vecchi.

SUMMIT
ACRIMET
FABER CASTELL
MERCUR
BRASILFIJ
CONDOR
DELTA
NOX BR
MOLIN
DAC
KERAMIK
BRASILFLX