Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – Lápis grafite e de cor
19/09/2019

Maciez, resistência e ergonomia. Estamos falando de características que hoje tornaram-se essenciais na categoria de lápis e, no caso, do lápis de cor, acrescenta-se a intensidade dos tons e as novas opções de cores. Particularidades nos processos de produção, atenção extra no desenvolvimento das embalagens e assim os players vão buscando detalhes e diferenciais para conquistar os consumidores.
Quando entramos na categoria de lápis grafite o que observamos é que vem despontando versões com um visual moderno, algumas com conceito de colecionáveis, além de muita fofurice.
Com corpo arredondado em madeira e borracha embutida, o lápis grafite HB TRIS, da Summit, vem em diferentes versões. Para a nova temporada, o fabricante investe no efeito metálico que está presente nas coleções TRIS Collection Floral, TRIS Collection Animal Print com estampa animal e TRIS Collection Good Vibes com acabamento fosco e frases motivacionais, escritas em inglês, com significados como: “Você consegue”, “Você é lindo(a)” e “Não desista de sonhar”.
O rústico com o moderno está na coleção TRIS Collection Kraft com o lápis em madeira aparente e desenhos em neon. Para completar, a coleção TRIS Fofurices com estampas fofas e borrachas em formato de donut, batata frita, panda, lhama, unicórnio e cactos.
Em lápis de cor, a TRIS trabalha com produtos de corpo triangular de madeira e mina grossa de 3mm ou 3,3mm, destacando as cores vibrantes e a escrita macia. Complementando a paleta de cores tradicionais, a marca lançou as coleções Mega Soft Color Tons Neon (6 cores) e Mega Soft Color Tons Metálicos (12 cores). Os kits também ganham evidência na nova coleção. São eles: Kit Megasoft 12 cores + 3 lápis pretos com estampa metálica de estrelas Collection Star; Kit Megasoft 12 cores + 3 lápis pretos com estampas de naves espaciais e planetas Collection Galaxy;  Kit Megasoft 12 cores + 3 cores primárias (azul, amarelo e vermelho) e Kit Megasoft 12 cores + 4 tons pastel (verde, azul, lilás e rosa). “Temos como visão de mercado pensar sempre no consumidor. Desta maneira, com o nosso amplo portfólio conseguimos atender os mais diversos públicos e as mais distintas necessidades, proporcionando as melhores experiências”, declara a Especialista de Marketing da Summit, Vanessa Moreno.

Tem opção para eles e para elas

A Lyke na categoria de lápis grafite traz as versões Boy e Girl, com estampas coloridas e temáticas, ambos com borracha na ponta. Além disso, a empresa também aposta nas cores neon e traz cinco tonalidades para uma outra linha de lápis grafite e a opção feita em resina reciclada. “Investimos, inclusive, em nossas embalagens. Além de coloridas, práticas e funcionais para os pontos de vendas, elas são bem informativas”, pontua o Diretor Comercial da Lyke, Clacir Santini Filho. Em sua linha de lápis de cor, o fabricante desenvolveu as versões pastel e metálica, que se juntam às opções aquarelável, bicolor e arco-íris (lápis Jumbo com ponta 5.0mm).

Lápis de cor que apaga

Com o propósito de auxiliar no processo de aprendizagem, contribuindo para a percepção dos estímulos, atenção e memorização por assimilação, o lápis de cor EcoLápis Graphicolor, desenvolvido pela Faber-Castell vem com tecnologia exclusiva e patenteada que permite apagar totalmente a escrita. “Desenvolvemos o Graphicolor com a participação de professores para contribuir ainda mais para o aprendizado, só que de forma criativa. Com as cores, acreditamos que os pequenos se sentirão mais engajados e sem receio de errar. Sem contar que é uma maneira de levar mais cor a um período em que eles ganham mais responsabilidade e novos desafios. Queremos que o conhecimento seja algo prazeroso e divertido”, afirma Marcelo Vecchi, Gerente de Comunicação Externa da Faber-Castell. Além de proporcionar escrita macia é também indicado para atividades de destacar. O EcoLápis está disponível nas cores azul, rosa, vermelha e verde.

Modernos e com qualidade

Corpo triangular, detalhes metalizados e borracha na ponta caracterizam o novo lápis preto da Tilibra, Nº2 Bubbles. Feito de madeira, possui corpo macio para permitir uma escrita leve e confortável. Outra novidade para a temporada é o lápis preto redondo com borracha Nº2 Happy. Também produzido em madeira, nas cores pastel: rosa, lilás, azul e verde. “A Tilibra traz produtos cada vez mais macios para proporcionar excelente desempenho e escrita confortável. Além da qualidade, nos preocupamos em oferecer um produto bonito, baseado nas principais tendências do mercado, com cores e estampas modernas que agradem todos os tipos de consumidores”, declara o Supervisor de Novos Negócios da Tilibra, Douglas Santana Takahashi.
Na categoria de lápis de cor, a Tilibra segue apostando na linha Académie. São oferecidas caixas nos formatos sextavado (12, 24, 36 e 48 cores permanentes e também em 12 e 24 cores aquareláveis) e triangular (12 e 24 cores permanentes). A coleção apresenta tonalidades vibrantes, proporcionando uma boa cobertura, independente do tipo de papel. Há opções nos formatos redondo, sextavado e triangular, com minas aquareláveis ou permanentes. “Produzidos com material de alta qualidade, são atóxicos, fáceis de apontar, com ponta resistente e traço macio”, cita Douglas.

Na pegada dos metalizados, do neon e das multicores

A Waleu apresenta quatro opções de lápis grafite Waleuzinho N°2 HB, um deles com borracha; dois com corpo em cores neon e borracha, sendo uma opção vendida como kit com apontador de depósito e um modelo básico sem borracha. “Todas as opções possuem o corpo sextavado, ponta macia e resistente. Também distribuímos lápis grafite da reconhecida marca Norma, em formato triangular e grafite de ótima qualidade”, destaca a Consultora de Marketing da Waleu, Eliane Prado Wingeter.
Na linha Waleuzinho de lápis de cor há dois formatos: triangular 12 cores Jumbo com ponta de 4mm acompanhado de apontador; e sextavado com 12, 24 e 36 cores com destaque para as pontas super-resistentes.
A linha de lápis de cor Norma, produzida a partir da madeira de reflorestamento, tem tons metalizados, neon e multicolor, incluindo lápis na cor branca que possibilita fazer misturas. Com formato triangular, todas as linhas vêm com apontador. A Triangular vem com 12, 24 e 36 cores, a Super Triangular com 12 cores e Triangular Cores Especiais (metalizado, neon e multicolor) com 6 cores cada. “A Waleu busca trazer ao mercado produtos que atendam a função básica e ainda supere as expectativas, seja por meio da versatilidade de cores, seja em virtude da qualidade das pontas, que são macias e resistentes”, explica Eliane.

Novas e criativas opções

A partir de agora, com operação própria no Brasil, a marca alemã Staedlter traz uma grande variedade de possibilidades em lápis grafite e de cor. Além do seu conhecido lápis de madeira, Noris® 120, também apresenta uma nova linha do lápis WOPEX®. “WOPEX® é uma matéria-prima exclusiva Staedlter, que entrega um produto mais pesado, com uma textura aveludada e experiência de escrita inigualável”, conta a Gerente de Marketing da Staedlter, Juliana Rett.
Na linha de lápis de cor, além do Noris®, com corpo de madeira, a marca também traz o Noris® WOPEX® e uma linha no conceito Design Journey, com lápis aquareláveis e Super Soft com pigmentação inclusive para papéis escuros, voltada ao público que aprecia o artesanato e que busca produtos com melhor entrega e acabamento. A coleção Karat, linha profissional da Staedlter é outra aposta do fabricante. Um produto mais sofisticado e que vem em estojos de metal com 12 a 60 cores.

Lápis de cor líquido e recarregável

Usado para desenhar e colorir, o lápis de cor líquido da Brasinks, tem 9 ml de tinta, é recarregável com ponta de poliéster chanfrada e redonda, e está disponível em 10 cores:  branca, preta, azul, verde, vermelha, amarelo, rosa, violeta, laranja e marrom. São três níveis de fixação:  baixa (não resiste à chuva, tem secagem rápida e é facilmente removível a seco em superfícies lisas e brilhantes), média (não resiste à chuva, não é removido a seco, devendo ser usado removedor Super Pit Stop limpeza pesada), pesada (resiste à chuva e não desbota ao sol, ideal para ambientes externos, podendo ser removido com o Super Pit Stop limpeza pesada, em superfícies não porosas). “Com inovador sistema valvulado, basta agitar o lápis de cor Brasinks, em seguida pressionar a ponta para a liberação da tinta que é líquida, proporcionando melhor acabamento em cobertura, isto é, cobre e não mixa com a cor de fundo”, explica a Assistente de Marketing da Brasinks, Deyse Ramos Ribeiro.

Linha premium a preços acessíveis

Recém-chegada no mercado, a marca Bee Unique vem com uma ampla linha de lápis grafite e de cor. Antenada às demandas, a empresa fez uma criteriosa seleção de fornecedores chineses para trazer ao mercado brasileiro produtos de qualidade, atestados pelo Inmetro e com preços bastante competitivos, inclusive em sua linha premium.
Na categoria lápis de cor, a Bee Unique traz uma linha produzida em resina com mais resistência, tem também a versão em madeira com qualidade premium e o lápis jumbo de cera colorido com apontador. Os lápis de cor virão em formatos sextavado e triangular, nos tamanhos tradicional e mini. “Nossos lápis de cor têm cores mais vivas e vibrantes, a mina é macia e intensa e o acabamento premium. Conseguimos reunir essas características a preços bastante competitivos, com isso, pretendemos conquistar uma fatia do mercado que não conseguia ser contemplada com um produto premium”, afirma o sócio-diretor da Bee Unique, Jonathan Chao.
Na linha Office de lápis grafite, são seis versões: B, HB, H, 2B, 4B e 6B, em que também a marca aposta na resistência e qualidade. Para os consumidores que não abrem mão de um ‘pretinho’ ousado, a empresa tem uma linha de grafite com corpo estampado em quatro tons pastel.
O que também se destaca na linha da Bee Unique é o cuidado com a embalagem. A marca fez um importante investimento neste quesito. “Estamos chegando em um setor de marcas consolidadas, precisamos buscar diferenciais, a começar pela embalagem que precisa chamar atenção no ponto de venda”, declara Jonathan. A coleção de lápis de cor, por exemplo, da linha Tesouros do Brasil, traz seis opções de embalagens bem coloridas e estampadas com animais ameaçados de extinção como: bicho-preguiça, arara azul, arara macau (vermelha), onça-pintada, mico-leão-dourado e tucano.

Alta tecnologia e aprimoramento constante

Para atender o consumidor que busca produtos com uma boa relação custo-benefício, a BIC® desenvolveu a tecnologia BIC® Evolution em que os lápis são fabricados a partir de resina sintética, proporcionando facilidades ao apontar, durabilidade e segurança, já que não lascam quando quebrados. Também atento à necessidade dos consumidores por variedade de cores, o fabricante lançou para estimular a criatividade, linhas de lápis de colorir com 36 cores. Levar diversão ao usuário no momento em que ele está escrevendo e colorindo está entre as propostas da BIC® que desenvolveu opções como o lápis de cor e grafite Pijamas, Circus, Neon e Colors, com corpos coloridos e divertidos.
O Gerente de papelaria da BIC®, Daniel Bellon, explica que a marca trabalha no aprimoramento dos produtos, especialmente em relação à segurança e conforto, além da evolução de uso de materiais conforme o aprimoramento das habilidades motoras das crianças. “Investimos em diferentes projetos de tecnologia, visando a inovação e garantindo que as necessidades dos consumidores sejam atendidas. Vamos atrás de soluções com foco no consumidor, divulgaremos nos próximos meses uma novidade na categoria lápis de cor”, diz Daniel, sem spoiler!

BRASINKS
BIC
DAC 2
NHS INFO
WALEU 2
TRIVIUN
BRW MARCAS
Master
DELLO
MOLIN
REDICOLLA
ACRIMET