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CATEGORIA DE PRODUTO – GIZ – Muito além da sala de aula
28/08/2020

Um produto que nos remete tanto ao ambiente escolar há algum tempo já não reina mais absoluto nas salas, conquistou outros consumidores, novas versões e, consequentemente, novas possibilidades de uso. O segmento artístico foi um deles, com as opções pastel seco e oleoso, incluindo mais recentemente o giz líquido que virou ferramenta para a comunicação em eventos, assim como, nos estabelecimentos comerciais, além é claro, da grande variedade de gizes para as atividades escolares e recreação dos pequenos.
Os gizes de gesso, aqueles que os professores usavam em salas de aula apresentavam dois incômodos: um deles, a sujeira que deixava nas mãos e roupas devido o pó que formava durante a sua utilização e, o segundo, algo mais sério que eram os processos alérgicos que poderiam desencadear. Por essas razões, muitas empresas começaram a investir no desenvolvimento de novas versões, além do aprimoramento e melhorias do produto. Como é o caso da empresa BIC. Tendo no segmento de Colorir, onde se enquadram os gizes da marca, um importante nicho de mercado, o fabricante em sua linha Evolution Giz de Colorir apresenta opções desenvolvidas em resina (o que significa que o giz não produz mais o pó, evitando sujeiras e possíveis reações alérgicas). A marca vem realizando importantes investimentos para continuar crescendo em vendas. Um exemplo de ação realizada para incentivar este processo é a criação da plataforma digital ‘O Poder das Cores’, que vem impulsionando bastante o segmento, em virtude da comunicação direta que foi estabelecida com os pais e professores, além das diversas atividades que estão disponíveis gratuitamente para auxiliar no desenvolvimento das crianças. “O aprimoramento constante em nosso portfólio envolve pesquisas em novas tecnologias para continuar trazendo qualidade e preço justo a todos. Inclusive, recentemente firmamos uma parceria com a empresa de tecnologia Iprova, para o lançamento do BIC – Iprova Invention Lab, que visa aprimorar a nossa capacidade de inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&D). Especialmente para a categoria giz, investimos em produtos com alta pigmentação e fixação, nos formatos diferenciados, na segurança, na resistência a quedas e na alta durabilidade”, pontua o Gerente de Papelaria da BIC, Felipe Vitor.
O Gerente de Produtos da Tilibra, Douglas Takahashi, diz que neste período de pandemia, produtos de escrita como os gizes de cera registraram um importante aumento na demanda. “Colorir e desenhar são atividades que podem ser desenvolvidas em família como forma de entretenimento, por isso, neste período de pandemia, em virtude de pais e filhos estarem em casa, a procura foi maior por esses produtos. E, temos um portfólio com opções para todas as necessidades, em cores vibrantes, com perfeita cobertura para atividades artísticas em diferentes tipos de papéis, em embalagens com 6, 12 e 15 cores; e nos formatos big, triangular, curto e regular”, cita Douglas, destacando que a empresa em sua marca Académie traz uma supernovidade para a temporada 2020/2021 que é o Giz de Cera para Montar, levando mais diversão ao momento de desenhar e colorir.
Gizes com ponta retrátil e modelos com cera em gel, que além da maciez também podem ser usados para destacar textos, pelo fato da coloração ser translúcida são algumas das apostas da marca Lyke, que incluiu em seu mix a opção do Giz Líquido. “Nossos investimentos na categoria vêm sendo para melhorar a qualidade dos produtos, sem esquecer das embalagens que foram atualizadas, tornaram-se mais práticas e sofisticadas. Em virtude destes investimentos, as vendas nessa categoria para a nossa empresa aumentaram em torno de 30%”, contabiliza o Diretor Comercial da Lyke, Clacir Santini Filho.
Subsidiando as instituições de ensino na Alemanha e ações em instituições em todo o mundo, a STAEDTLER tem o cuidado de entregar produtos com alta eficiência aos estudantes de todas as idades. “Os nossos produtos para crianças em idade pré-escolar, por exemplo, são desenvolvidos em escolas juntamente com as crianças, educadores e responsáveis. Todo cuidado e observações são tomados para que o produto atenda as expectativas de todos os envolvidos. Além disso, as certificações europeias e locais (INMETRO no Brasil) asseguram que as normas de segurança são cumpridas”, ressalta a Gerente de Marketing, da STAEDTLER Brasil, Juliana Rett, lembrando que no caso dos gizes, além de um produto seguro, são confeccionados em material adequado ao desenvolvimento das crianças, desde a suavidade e brilho das cores, até a facilidade da pega e aplicação no papel.

Giz líquido

Com jeitão de caneta, o giz líquido traz um conceito inovador ao giz tradicional, sendo também uma excelente opção para quem não gosta de sujar as mãos ou tem alergia do pó produzido pelo tradicional giz. “Com um design semelhante a uma canetinha, o produto é prático, confortável e atrativo para o consumidor. Recebe o nome de giz líquido pela tonalidade das cores (parecida com a de giz bastão) e a facilidade de remoção a seco de superfícies lisas e brilhantes. Rapidamente, passou a ser utilizado em instituições de ensino, inclusive escola de idiomas e cursos diversos; por profissionais da área de lettering, chalkboard e handlettering e por consumidores que gostam de desenhar e colorir em papel”, explica Deyse Ribeiro, Assistente de Marketing da Brasinks. O giz líquido da marca é produzido na versão valvulado com volume de tinta de 8ml a 30ml e 10 opções de cores.
De acordo com a Assistente de Marketing, o giz da Brasinks possui secagem rápida e de fácil remoção a seco (com o apagador) de superfícies lisas e brilhantes. “Importante ressaltar que o nosso giz é recarregável e que o custo da recarga é em média 1/3 do custo de um marcador novo, gerando grande economia para o consumidor.”

Inclusão e representatividade

Com o objetivo de promover inclusão e diversidade nos materiais escolares, em 2019 a Faber-Castell lançou a linha Caras&Cores, composta por diferentes produtos, dentre eles, o giz de cera em tons de pele. “Valorizando cada vez mais a questão da diversidade, o conceito deste produto é que as crianças se sintam representadas”, afirma Marcelo Vecchi, Gerente de Comunicação Externa da Faber-Castell, empresa que tem em seu portfólio 6 modelos de giz de cera, e está em constante busca de oportunidade para essa categoria com lançamentos que envolvem novos formatos, cores e embalagens para atrair ainda mais os consumidores. Como por exemplo, o Ecogiz, em que o próprio giz está envolto num corpo de madeira, fazendo com que ele ofereça a mesma performance na aplicação e na pintura, porém, não quebre e seja usado até o final.
De acordo com o Gerente de Comunicação da Faber-Castell, a categoria tem sido usada não só para as atividades com crianças, mas também em festas de aniversário, por exemplo, como forma de lembrança para os pequenos. “A versão Jumbo é bastante procurada pelo pais devido as facilidades que traz e conforto ao colorir. Nossa estratégia é continuar oferecendo um portfólio completo, com diversos modelos e cores, atrativos e de excelente performance.”

Versão gel e com cheirinho

A Especialista de Marketing da Summit, Vanessa Moreno, afirma que cada vez mais a experiência das pessoas com o uso dos produtos influenciará na demanda, por isso, a empresa está sempre atenta a essa questão e continuamente investe em seu mix de produtos. “Passamos a incluir cheirinho em alguns dos gizes e, este ano, também trouxemos para a linha Mega Gel (giz que desliza facilmente no papel, em cores vibrantes, aquarelável) as tonalidades pastel. Além disso, na linha licenciada TRIS Princesas incorporamos o giz gel em seis cores metálicas – que também é uma tonalidade que está em alta. O produto é comercializado em um conjunto decorado”, explica Vanessa.
Observando a maior procura por giz líquido, a marca incluiu o produto em seu mix. O Giz Líquido Pop Office vem nas cores branca, azul, rosa, laranja e verde. “Muito prático, é só agitar e começar a usar, não suja as mãos e depois de aplicado em superfícies lisas, se desejar retirar a escrita/desenho, basta usar um pano úmido. Por suas características, é muito utilizado por educadores e por praticantes de lettering”, afirma Vanessa.

Tradicional, mas com nova “roupagem”

Constantemente a Delta Artigos Escolares estuda as opções em matérias-primas com o propósito de desenvolver gizes de maior rendimento, melhor cobertura, sem ser quebradiço e macio. Em seu atual mix há opções em gesso comum e a linha Master, essa última traz uma nova “roupagem” ao clássico produto, sendo plastificado, não soltando pó.
O giz escolar Master encontrado em embalagens com 50 e 500 unidades, nas versões branca e colorida (amarela, laranja, vermelha, carmim, azul e verde) ganhou uma opção mais compacta com embalagens de 12 palitos – tanto na cor branca, quanto na colorida. “O giz de gesso que vinha nos últimos anos em um contínuo processo de retração nas vendas, ganhou destaque e gerou uma estabilização em sua comercialização com o surgimento do uso dos quadros negros/verdes em festas/eventos e nos estabelecimentos comerciais para registrar informações e deixar recados”, comemora o Gerente Comercial da Delta Artigos Escolares, Plínio Câmara.

DELTA 2020
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Tilibra 1