Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – Canetas: é só escolher!
28/11/2019

Atender, quando não, antecipar-se aos desejos dos consumidores está entre as prioridades de quem produz canetas. Um instrumento tão básico e imprescindível para a comunicação ganhou inúmeras versões, cores, formatos, as tintas foram evoluindo e a qualidade aprimorada.
Não dá para falarmos em esferográfica sem mencionar a marca francesa, já tão brasileira BIC®. Nos últimos anos, a empresa apostou em oferecer um sortido portfólio em termos de cores e até no formato dos produtos. “As evoluções presentes em nosso portfólio estão ligadas às movimentações do mercado e aos desejos dos consumidores. Investimos continuamente em pesquisas para entender as necessidades do consumidor e, desse modo, entregar o produto ideal para todas as demandas”, declara o Gerente de papelaria da BIC®, Daniel Bellon.
Com um amplo mix de esferográficas, a BIC® oferece versões como: BIC® Cristal Dura +: a versão tradicional e icônica da marca; BIC® Cristal Fashion com ponta de 1.2mm e diferentes opções de cores; BIC® Cristal Precisão e Suavidade de escrita ultrafina (0.7mm) em cores clássicas e fashion; BIC® Cristal Up um ícone clássico, com corpo branco, o clip e ponteiras coloridas; BIC® Cristal Intenso de escrita mais grossa (1.6mm) em cores clássicas e fashion; BIC® Cristal Celebration, a edição premium no corpo metalizado (prata e dourado) e a conhecida BIC® 4 Cores em diversas opções.
Para esse volta às aulas, na categoria de canetas esferográficas, a família BIC® Cristal Fashion cresceu e passa a ter 12 opções de cores. Outra novidade é a caneta BIC® Cristal Celebration, lançada para comemorar os 60 anos da BIC®, no Brasil, que vem em nova embalagem na cor branca, evidenciando o produto no ponto de venda.
As hidrográficas também ganham destaque no portfólio da BIC®. O item que entra nas listas escolares, especialmente do público infantil, também é usado por adultos em projetos artesanais, de lettering e bullet jornal, por exemplo.

Visando proporcionar a melhor experiência na escrita, seja por meio de cores ou traços, nesta categoria, a BIC® cita duas novidades: a hidrográfica ultrafina, BIC® Intensity Pastel. A cor do momento chegou em 13 tonalidades, com ponta de feltro de 0,4 mm e corpo arredondado. O segundo lançamento é a hidrográfica média, BIC® Intensity Medium, com 12 cores e traço de 1,0 mm, proporcionando, de acordo com o fabricante, mais suavidade na hora de escrever, sendo ideal para sublinhar, contornar e destacar informações importantes, além do seu uso em bullet journal, projetos manuais e lettering.
Quem também disponibiliza para os consumidores diversos modelos de esferográficas é a Tilibra. São várias cores e formatos para garantir melhor conforto no momento da escrita. O destaque desta temporada é a esferográfica 1.0mm Easy Grip. O produto possui ponta retrátil de 1 mm, corpo anatômico e translúcido, que facilita a visualização do consumo de tinta, além de grip emborrachado para proporcionar escrita macia. O modelo é comercializado em embalagens individuais, nas cores vermelha, azul e preta. O mix da Tilibra ainda é contemplado pelas versões: esferográfica 0.7mm Super 007; 0.7mm Stilo TX; 0.6mm Definit; 1.0mm Max Neon; 0.7mm RC2 Cores, RC4 Cores e RC6 Cores; e 1.0mm RC4 Cores Neon. “Nossa equipe de Marketing está sempre em busca de novidades. Para isso, realiza pesquisas nacionais e internacionais com objetivo de detectar quais são as últimas tendências e principais desejos do consumidor. Independente da tendência, nossas esferográficas têm formato anatômico, traço macio e alta durabilidade”, destaca o Supervisor de Novos Negócios da Tilibra, Douglas Santana Takahashi.
Para os consumidores que buscam cores, a versão gel é bastante solicitada. “A tendência da caneta gel é trazer cores diferenciadas para os consumidores. “A caneta gel utiliza a tinta à base de água para proporcionar uma escrita suave, com cores vibrantes e bem pigmentadas. O modelo também é conhecido por deslizar mais facilmente no papel, permitindo fluidez na escrita. A Tilibra possui diversas linhas para quem busca cores brilhantes e relacionadas ao universo de moda, para decorar cadernos ou fazer marcações em agendas e planners”, afirma Douglas, citando as coleções Gel 1.0mm Stilo nas linhas Glitter e Pastel. Os produtos possuem ponta 0,1 mm, com corpo translúcido para facilitar a visualização do desempenho da tinta. A primeira, traz opções nas cores amarela, rosa, roxa e prata. Todas têm pigmento com brilho. Já a coleção Pastel, mostra a suavidade e delicadeza das cores amarela, coral, rosa e roxa.
Preferidas dos consumidores mais artísticos e daqueles que gostam de decorar cadernos, planners, agendas e cartões, as hidrográficas da Tilibra se adaptam a cada tipo de necessidade. Há, por exemplo, modelos de canetas com ponta fina, produzidas com poliéster, para garantir um traço preciso e consistente a contornos, desenhos e no desenvolvimento da escrita. Sob a marca Artline os lançamentos são: Brush EPF-F e 0.4mm EK-200. Os produtos possuem tinta à base de água, têm corpo arredondado e cores vibrantes “Elas escrevem três vezes mais que uma caneta comum. São 2,5 km de tinta para os consumidores usarem”, cita o Supervisor da Tilibra.

Suavidade e escritas sem falhas

Sucesso na década de 80 a marca de canetas da Paper Mate, Kilométrica, que até hoje é lembrada pelo seu slogan “A caneta simpática por um preço milimétrico”, prometendo escrever mais por menos, continua sendo o carro-chefe da marca. “A Kilométrica 100 com a exclusiva tinta InkJoy proporciona uma maciez similar a caneta gel, sem falhas e com cores vibrantes. A diversidade nas cores, as opções retráteis e o corpo triangular são alguns dos seus pontos fortes. Além da Kilométrica 100, a Paper Mate traz também a versão com grip emborrachado como a 4 cores, a 300 e a Profile, que tem a ponta 1,4 e é ideal para quem aplica bastante força na escrita”, exemplifica Alana Milbers, Supervisora de Marketing na Imex do Brasil, representante da marca no Brasil
A novidade para este volta às aulas é a Kilométrica POP com a ponta 1.0 mm. Uma versão econômica com a qualidade Paper Mate e um preço competitivo para participar com mais força no canal corporativo e de concorrências, além de “atacarejos”. Vem em um cartucho “Leve 60, Pague 50” nas cores azul, preta e vermelha.
Em relação às hidrográficas da Paper Mate, tem a Flair, anteriormente conhecida como Futura, com sua variedade de cores, nas pontas média e ultrafina, com secagem rápida, sem deixar manchas e ponta de feltro super-resistente. “Com o crescimento do lettering, studygrams e ilustrações, as hidrográficas vão ganhando cada vez mais espaço no estojo de crianças, adolescentes e adultos. Essas tendências vêm para resgatar a escrita enquanto arte/atividade”, afirma Alana.

Cores e glitters

O visual colorido chegou nas linhas de esferográfica da Lyke. Tem a coleção Colors, com corpo multicolorido, tinta azul e ponta retrátil de 0.7mm e Velvetta com corpo em uma única cor, textura emborrachada, tinta na mesma cor do corpo e ponta retrátil de 1.0mm. A empresa trabalha com uma ampla linha de canetas esferográficas, com pontas que variam de 0.7 a 1.0mm, modelos simples ou de ponta retrátil, corpo sextavado, redondo ou triangular, cores neutras e vibrantes, acondicionadas em caixas ou blisters. “Constantemente trazemos novidades já que o nosso diretor viaja de quatro a cinco vezes por ano para o exterior em busca de tendências e novos fornecedores. Para que possamos avaliar essas novas referências realizamos pesquisas de mercado e de aceitação dos consumidores. Após estes resultados, juntamente com uma empresa parceira, é iniciado todo o processo de criação”, explica o Gerente Geral da Lyke, Clacir Santini, lembrando que acaba de entrar para o portfólio da marca as canetas gel, que chegam nas opções neon e glitter. No segmento de hidrográficas o lançamento é a versão com glitter com 12 cores e ponta de 3.0 mm.

Inspirações que vêm dos consumidores

A Analista de Marketing da marca Summit, Fernanda Porto, afirma que as evoluções nas canetas concretizam a ideia de estar presente positivamente na rotina dos clientes. “Características como o formato triangular e o grip emborrachado estão presentes em grande parte dos modelos, pois facilitam a pega no material e agrega conforto na escrita. Além disso, trabalhamos com tintas de secagem rápida e com a diversidade de cores, colaborando positivamente para tornar as tarefas do cotidiano menos estressantes”
Para abrir as novidades da temporada, a Summit apresenta a esferográfica TRIS Basic com ponta média de 1,0mm, três opções de cores, com destaque para o custo-benefício; a Bliss Retrátil com  ponta fina de 0,7mm, tinta azul, cinco opções de cores de corpo com acabamento metalizado e pegada triangular. Ainda seguindo a tendência dos tons metalizados, a TRIS Color Mix vem com uma novidade colorida: agora o trio de estampas poá e o trio de cores marcantes recebem companhia de mais três modelos com corpo metalizado.
Fazem parte do mix de canetas esferográficas, a TRIS Comfort Retrátil com quatro opções de cores, pegada triangular e ponta de 1,0mm; a TRIS Slide que vem em três cores básicas e cinco fashion, em opções de ponta média (1,0mm) e fina (0,7mm); TRIS Slide Retrátil e a TRIS Click versões semelhantes, com ponta retrátil, grip emborrachado e muita cor em um design diferenciado.
A Analista de Marketing explica que as inovações da marca TRIS vêm tanto dos eventos dos quais participam e buscam referências quanto do próprio público. “Os consumidores nos trazem ideias via redes sociais, o que é muito bacana pois faz o trabalho de criação ser mais colaborativo. Em alguns casos a gente acessa consumidores com mais profundidade para entender ainda melhor o que eles querem. É uma etapa muito legal do trabalho e a gente percebe que hoje existe uma abertura dos dois lados. A marca e consumidor se entendem”, analisa Fernanda.
Quando o consumidor busca cor, brilho e texturas diferentes, ele procura pelas canetas gel. As tendências desenvolvidas atualmente pela TRIS para essa categoria acompanham o sucesso dos tons pastel e a febre por “itens fofos”. A TRIS Love Gel faz parte desse mundo, com cinco opções de cores pastel, corpo decorado, ponta média de 1,0mm e tinta especial que escreve em papel branco e preto. As novidades neste segmento são as três novas opções: azul, laranja e verde da Gel Effect Pastel. Além disso, a Gel Effect Pastel, a Neon, Metalic e Glitter recebem uma modificação especial: a ponta passa a ser média de 1,0mm, proporcionando uma escrita mais fluida.
Em canetas hidrocores, a TRIS conseguiu unir a cor marcante de uma hidrocor com o brilho de uma caneta gel na Mega Hidro Color Tons Pastel com Glitter. São seis tons pastel, ponta bloqueada que não afunda, pegada triangular e tinta lavável. Proporcionando o empoderamento e a humanização da formação das crianças através da representatividade em seus materiais escolares, a Mega Hidro Color Tons de Pele traz 12 diferentes tonalidades.
E, seguindo a tendência deste ano, o TRIS Mega Hidro Color Tons Pastel traz 12 opções de tons pastel, tinta lavável que pode ficar exposta por até 72 horas sem secar ou danificar a cor da canetinha. A marca vem com mais novidades: são 6 cores em tom pastel com glitter, a TRIS Mega Hidro Color Tons Pastel com Glitter. Todas as opções têm a ponta bloqueada, que não afunda, e o formato triangular para uma melhor pegada do produto.

Esferográfica multifuncional

Oferecer em um único produto um carimbo de bolso (com até três linhas) e uma caneta, que além de ser esferográfica tem ponta smart para ser usada em telas de smartphones e tabletes é a proposta da Canetas Nykon®. “Trabalhamos com vários modelos, incluindo desde design clássico até o mais despojado, nas mais variadas cores. O produto vem encartelado pronto para venda e tem um voucher de resina para carimbo, assim o lojista não se preocupa caso não faça carimbo no seu próprio negócio. Nosso propósito é oferecer um produto de valor agregado que possa ser usado em diversas situações, facilitando a rotina dos usuários”, declara o presidente da Nykon®, Érico Luiz Nunes.

TRIVIUN
Master
BIC
WALEU 2
DELTA
BIC EVOLUTION
DELLO
FABER CASTELL
CADERSIL 2019
NHS INFO
PILOT
CONDOR