Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – Cadernos – As marcas apresentam as novidades para 2020
08/08/2019

Atenta ao dinamismo, às mudanças e perfis dos consumidores, a empresa Cadersil desenvolve as suas coleções. Para 2020, os produtos se caracterizaram como itens do dia a dia e fogem da sazonalidade, o resultado são cadernos nos formatos colegial e planner, além da renovação das linhas Bella, Ma Chérie, Natureza em Nuances, Sweet Garden, Hot Machine, Medieval e lançamentos de temas inéditos como a linha infantil A Turma do Sítio.
O Analista de Marketing da Cadersil, Laércio Barros, aponta algumas características da nova coleção. Em termos de cores, o tom pastel prevalece e as temáticas para o público adolescente e jovem adulto estão cada vez mais contextualizadas com fatos do cotidiano. O miolo está com menos interferência gráfica. Já as cores das pautas transitam entre o preto e o lilás em linhas femininas; os arames tendem a ser em cores menos vibrantes, mesmo as versões metalizadas. As cartelas de adesivos, as bolsas pockets, as divisórias e os editoriais acompanham a tendência das capas. “Vivemos em um país que com todas as suas diferenças nos faz trabalhar ainda mais para o desenvolvimento de uma coleção que atenda o maior público possível. Se pensarmos em categorias, os planners e cadernos no tamanho colegial estão ganhando cada vez mais espaço. Pela dinamicidade do mercado, os atrativos são sempre os que respondem às novas formas de lifestyle. Então, sempre buscamos traduzir esses anseios nos produtos, para que haja uma identificação direta do consumidor”, afirma Laércio.
Estudando minuciosamente o público de cada coleção, a São Domingos desenvolve os seus cadernos, buscando qualidade, beleza, mantendo os seus produtos sempre acessíveis ao público. “As capas foram feitas com muito cuidado. São modernas e coloridas. Investimos em acabamentos e desejamos o melhor custo-benefício, trazendo para o mercado, um material bem feito e resistente, sem jamais deixar a beleza de lado”, ressalta a equipe de Marketing da São Domingos.
No portfólio do fabricante os cadernos nos formatos colegial e planners também vêm tendo uma procura ascendente. Além disso, para a coleção 2020 a São Domingos firmou parceria com a Sanrio e traz capas da icônica Hello Kitty, a Warner Bros continua na coleção com nomes como Riverdale, Disney traz Marvel (Venom, The Punisher e Marvel NOW!), tem ainda Playmobil, a cantora gospel Aline Barros, Dragon Ball Super e Turma da Mônica.
Coleções ousadas e
personalizadas

Trabalhando com nichos bem definidos e exigentes, a Tamoio Boas Impressões não tem a estratégia baseada em grandes volumes de vendas. “Com a exigência cada vez maior dos consumidores, sobressaem as empresas que personalizam seus produtos definindo seus nichos de atuação. Acreditamos que itens commodities estão com vendas em queda”, opina o Diretor Comercial da Tamoio, Michael Douglas Coelho de Araujo.
Para 2020, o fabricante aposta em uma coleção com capas mais ousadas, explorando cores e estilos personalizados, utilizando as principais tendências do momento. Dentro deste conceito tem a linha FLIP de cadernos para canhotos e o Meu Caderno Número 1, uma linha especial para crianças que estão iniciando sua fase escolar com folhas de maior gramatura, além de uma coleção completa de cadernos pedagógicos.
Na categoria de universitários de capa dura, a Tamoio lança as coleções: Slim Pop, nas versões masculina e feminina; Pastel com as cores mais badaladas da temporada; Camuflagem, Mística e Metal, além das tradicionais linhas Sweet Dreams baseada nos papéis de carta, tendo em seu miolo a sequência de oito diferentes folhas estilizadas e Box com um design exclusivo. Na categoria cadernos ¼ foi redefinida toda a coleção com sete novas linhas em capa dura. Além da Neutro, tem as versões masculina e feminina. Na categoria brochura foi criada uma linha especialmente para o público adolescente, chamada Fantasia. Campeões de vendas, os cadernos de cartografia/desenho virão com capa flexível e um excelente custo-benefício. “A escolha dos estilos das coleções é sempre um desafio. A Tamoio tem investido cada vez mais em ousadia e cores, a nossa expectativa é que no próximo volta às aulas iremos avançar o faturamento em 15%, devido ao aumento no mix e de coleções”, projeta Michael.

Cadernos executivos

Focada nos cadernos executivos argolados, a Pombo em sua nova coleção usará materiais mesclados que simulam fibras orgânicas como a juta. Serão duas capas, uma delas com duas colorações e a outra com três. O apelo junto ao público jovem executivo se dá por meio de capas estampadas com temática mais romântica para elas; e temática geek para o masculino. “Trabalhamos com o conceito de cadernos elegantes e de alta qualidade e isso se deve ao fato de a Pombo dialogar com um público mais maduro e que vê valor em produtos de mais qualidade. Nossa expectativa é de um aumento nas vendas em cerca de 10% em comparação ao ano passado”, planeja o Head de Marketing da Pombo, Raphael Renucci.

Linhas licenciadas mais acessíveis

O conceito adotado pela Jandaia é oferecer para cada público-alvo um caderno completo, com miolo decorado a preços adequados. Para a próxima temporada destacam-se nas capas dos cadernos universitários as licenças: Frozen, Star Wars e Arlequina (Aves de Rapina), que são os filmes a serem lançados no momento do volta às aulas, além dos clássicos Harry Potter, Coca Cola, Liga da Justiça, Mulher Maravilha e novidades como Games X Box e da marca fashionista Aeropostale, além de diversos temas de marcas próprias. Os cadernos ¼ vêm nas mesmas propriedades dos universitários; em brochuras há as coleções Sunny Days, Top Wings e Senninha, que são desenhos animados que passam em canais abertos e fechados; em cartografia/desenho foram lançados os cadernos em praticamente todas as linhas e em caligrafia são disponibilizadas as versões de Senninha, Liga da Justiça, Scooby Doo, Frozen, Masha e o Urso, Max Steel e Smilinguido, além das marcas próprias. “No último volta às aulas, algumas licenças apresentaram queda nas vendas em comparação a anos anteriores, por outro lado, os cadernos de marcas próprias apresentaram um crescimento muito importante, pois os consumidores demonstraram uma sensibilidade maior a preço.  Por isso, para a temporada 2020 estamos oferecendo os cadernos licenciados a preços mais adequados para o bolso dos consumidores, sem diminuir a percepção de valor ao produto”, esclarece o Gerente de Marketing da Jandaia, Fabrício Pardo.

Volta às aulas antenada em
várias tendências

“Cada consumidor busca por um produto que se adequa a sua necessidade, seja ela técnica: tamanho, formato, número de folhas etc; ou estética: estampa, cores, atributos, etc; ou, até mesmo, ambas as características. A partir do entendimento destas necessidades, desenvolvemos nossos produtos. Lançamos tendências e desenvolvemos produtos que contribuem para a melhora da rotina de estudos e que levam mais praticidade para as atividades rotineiras”, explica a Supervisora de Produtos da Tilibra, Sonia Hayashi.
Além de novas opções de layout e funcionalidades nos cadernos que serão apresentadas ao mercado durante a Escolar Office Brasil, que acontece entre os dias 4 e 7 de agosto, a Tilibra traz para as suas capas, novas franquias, dentre elas: Alladin Movie (cadernos universitários, brochura e cartografia), Avengers Endgame – Vingadores Ultimato (cadernos universitários, brochura e cartografia), Disney Bia – seriado sobre a rotina de jovens que criam conteúdos digitais e usam a tecnologia para expressar sua criatividade e celebrar a amizade (cadernos universitários e brochura), Capitã Marvel (cadernos universitário, brochura e cartografia), O Rei Leão Movie (cadernos universitários, brochura e cartografia) e Spider-Man Far From Home (cadernos universitários). Em relação às marcas próprias há dois lançamentos. Happy, a linha combina a delicadeza dos tons pastel com frases que inspiram leveza e bons sentimentos e é encontrada em cadernos universitários e colegial. A Cambridge Shine traz brilho e sofisticação em cadernos com design moderno e frases inspiradoras, baseados nas principais tendências e confeccionados em material especial brilhante. Nesta temporada, o destaque é o caderno colegial pontilhado.
A Tilibra também fez uma renovação de linhas consagradas em seu portfólio como: Aloha que traz a estampa de flamingos, Blink com os unicórnios, Wonder com cores, texturas, brilho e grafismos do universo das sereias e das já consagradas licenças: Capricho, God of War, Jolie, Pooh, Simpsons e Miraculous: Ladybug. “Buscamos renovar as linhas, mantendo as essências das marcas”, explica Sonia.

Cadernos argolados

Para o volta às aulas 2020, a DAC continua com os cadernos de 10 matérias, capa dura e aplicações de verniz localizado e hot stamping, espiral em plástico para não entortar ou machucar e há opções com fechamento em elástico.
A novidade para a temporada é o caderno ¼ Enjoy (177 mm x 240 mm) com a combinação das cores pastel rosa e azul. Compacto, é fácil de transportar e perfeito para quem quer usar o caderno apenas para as anotações diárias.
O fabricante continua apostando em seus cadernos argolados/fichário. Um dos lançamentos nessa categoria é a linha Milky Orange Black, produzido em PVC All Clear, sendo um na cor laranja com preto e o outro inverso, acompanhado de pingente. As estampas próprias se sobressaem no mix da DAC. Na coleção Trendy, por exemplo, são quatro versões que acompanham as atuais tendências. Já os cadernos argolados das coleções Lume e Love têm fechamento em zíper e carregam estampas do Catcórnio e temáticas do mundo para quem é apaixonado por viagem, respectivamente. “Os cadernos argolados apresentam um ótimo custo-benefício e caíram no gosto do consumidor. Na nova temporada estamos ainda com as linhas licenciadas Harry Potter, Princesa Ariel, Princesa Jasmine, Avengers, Batman, Super Man e Mulher Maravilha”, cita Claudinéia de Souza Prado, profissional da área de Marketing da DAC.

Versatilidade e sofisticação

A Gerente de Marketing da Credeal, Daniela Alban, explica que toda coleção é cuidadosamente estudada antes do seu lançamento. “Quanto a nossos consumidores, analisamos desde as preferências, costumes e culturas até o comportamento de compra no PDV. É importante respeitarmos as particularidades, sempre objetivando atingir às necessidades de cada público, por isso oferecemos uma grande diversidade de estilos, cores e estampas. Observamos que nos dias de hoje nossos clientes buscam um produto com custo compatível a sua renda, mas que ao mesmo tempo venham atender as expectativas em relação à estética e funcionalidade. É preciso existir uma coerência entre o que está sendo apresentado com o valor agregado em cada item. O equilíbrio é o grande facilitador na hora da venda”, afirma Daniela.
A versatilidade e a sofisticação também são dois aspectos presentes na coleção 2020 da Credeal, que traz o mundo dos games em duas licenças da marca Playstation: Uncharted e Concrete Genie. A primeira se tornou um dos jogos mais baixados da marca no mundo, levando aventura e emoção através das interações do personagem na “caça ao tesouro”. Já Concrete Genie é um importante lançamento na plataforma da marca, que apresenta o mundo mágico do personagem com seus amigos imaginários. Com alta qualidade gráfica, cores vibrantes e repleto de criatividade, o game é direcionado ao público infantil.
Vislumbrando também a grande oportunidade e crescimento do mercado pet no Brasil, surge a parceria com a ONG Animal, trazendo quatro capas que exploram letterings e elementos que remetem a essência da marca.
Daniela explica que a parte interna dos cadernos Credeal foi bastante aprimorada, com um toque especial de novas texturas, envolvendo separatórias, espelhos e envelopes.  Nas linhas licenciadas há diferenciais que destacam a “alma” de cada coleção. A expectativa é fazer com que o consumidor cada vez mais se identifique com a marca Credeal; levando até ele a percepção de “novos ares”:  renovação e modernização nos estilos. Em um futuro próximo, a companhia irá explorar novos mercados e estudar novos produtos para serem incorporados ao mix.

DAC
NHS INFO
Master
BRW MARCAS
REDICOLLA
CONDOR
PILOT
BRASINKS
WALEU 2
DELLO
CADERSIL 2019
DELTA