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CATEGORIA DE PRODUTO – Agendas 2020
19/06/2019

Boa parte das empresas que produz agendas sentiu, nos últimos anos, uma queda nas vendas. Esse encolhimento no mercado se deve às novas alternativas que chegaram com os dispositivos eletrônicos e, também, há soluções como os planners e suas possibilidades de anotações. Mas, elas sobrevivem! Há um público fiel e as empresas reveem suas estratégias para oferecer um mix certeiro.
O Coordenador de Produto da Jandaia, Rodrigo Rocha, confirma que existe uma queda no consumo de agendas, por isso, a empresa optou por reduzir a variedade de modelos e focar apenas naquelas marcas que vêm tendo maior repercussão e identificação com os seus consumidores. A nova coleção está associada há grandes franquias.
Além disso, o fabricante trará novos formatos, continuará investindo na estética do produto, incorporando diferentes recursos gráficos nas capas, acessórios internos como: cartela de adesivos, bolsa interna em papel ou plástica, espirais coloridos e revestidos em cores especiais, além de preços mais atraentes, a fim de gerar desejo nos consumidores para continuarem consumindo. A parte interna das agendas também recebe atenção da Jandaia, com layouts exclusivos para que o produto seja utilizado não apenas como uma simples agenda, mas para outras atividades, oferecendo organização com um toque de diversão. “Nos dedicamos a entregar um produto bastante atraente, composto por capas com layouts superdivertidos, processos e recursos alinhados às tendências de consumo mundiais e ainda com um interior recheado de conteúdo e interações, onde os consumidores possam estar mais próximos dos seus personagens preferidos e de sua marca de desejo durante todo o ano”, esclarece Rodrigo.
O portfólio da Jandaia divide a coleção de agendas em três categorias: a permanente focada no público pré-infantil (por meio da agenda que, muitas vezes, as escolas e os pais se comunicam sobre o dia a dia das crianças); a diária, que tem como foco o público jovem, que além de utilizá-la para seus compromissos escolares tem a possibilidade de usá-la como um diário de anotações com registros de seus momentos e suas novas experiências; e os planners que tem como principal público o jovem adulto. “Acreditamos que o planner também funciona como uma agenda, porém com um novo formato de utilização, que caiu no gosto dos consumidores e virou desejo de consumo, por isso que estrategicamente entendemos a necessidade de introdução de novos modelos para serem substituídos pelas convencionais agendas”, analisa o Coordenador de Produto da Jandaia.
Com expectativa de alavancar as vendas em 10% com relação a coleção de 2019, a Jandaia traz na coleção 2020 franquias como: Frozen II, Star Wars, Harry Potter, Coca-Cola, O Pequeno Príncipe e Frida Kahlo.

Adequação do mix

A São Domingos se adequou ao mercado e ao que o consumidor tem desejado. O fabricante também sentiu uma queda nas vendas, porém afirma que existe um público fiel que opta pelo uso da velha e boa agenda sobre a mesa.
A equipe de Marketing da empresa faz muita pesquisa para entender o que o seu público deseja e precisa. Mediante essa demanda, elabora o portfólio com os produtos mais adequados.
Se teve uma linha de agenda que se manteve estável, segundo a São Domingos, foi a Executiva. “Bem produzidas e úteis no dia a dia, elas são consideradas imprescindíveis para organizar a vida de quem as usa. Para este público mais adulto, diante de tantos compromissos e tarefas do dia a dia, a agenda auxilia na organização e no controle das atividades”, afirma a equipe.
Na coleção 2020 do fabricante os destaques são: agenda executiva Success Up que vem com capa diferenciada, material resistente e sempre acompanhada de acessórios úteis como espelho, porta-caneta, porta-celular, lixa etc. Na linha infantil, a agenda do Playmobil traz os personagens em situações alegres e divertidas, atraindo a atenção da criançada. Desenvolvida especialmente para elas, as agendas espirais, Mulher, tem conteúdo diferenciado e capas modernas. E para aqueles que são apaixonados pelos bichinhos de estimação, as linhas, My Pets e I Love Pets trazem os mascotes nas capas.
Com perfil executivo, as modernas agendas da DAC foram desenvolvidas para que os profissionais se organizassem, inclusive, no fim de semana, por isso, o sábado e o domingo que são apresentados juntos estão verticalizados, mantendo os horários, caso os usuários precisem preenchê-los.
A coleção 2020 traz sete estampas femininas e nove masculinas. Além da agenda anual 2020 há também opções permanentes. O design e os materiais foram cuidadosamente escolhidos para compor as costuras e as gravações em baixo relevo. “Os modelos têm detalhes nos acabamentos, alguns com textura em baixo relevo, outros com aplicação holográfica ou hot stamping, todos com combinação de cores e materiais de toque macio”, cita a profissional da área de Marketing da DAC, Claudinéia Prado.
O Gerente Nacional de Vendas da Pombo, Wesley Ortiz, diz que as inovações nas agendas Pombo começam já nos processos fabris, que vão desde a qualidade da encadernação, resultando em longevidade do produto; passando pela tecnicidade, que evidência a particularidade do acabamento, finalizando com a utilização de materiais amplamente sustentáveis e, portanto, ambientalmente corretos. Já as inovações específicas de produto incluem informações técnicas gerais, incorporação de outras línguas e de folhas de cadernos para anotações gerais.
Na coleção 2020 os destaques da Pombo são capas que misturam variações de papel e cores formando um único material, resultando em cinco combinações; tem também a linha chamada Pelo Mundo, em referência às grandes cidades e seus principais ícones apresentados de uma forma bem característica, tendência esta trazida dos mercados asiático e europeu e muito bem recebida nos grupos de pesquisa; além da agenda diária em tamanho universitário e o uso do wire-o preto em toda a coleção 2020.
Sobre o impacto ocorrido nos últimos anos nas vendas das agendas, Wesley diz que a linha que foi mais afetada é a voltada ao público infanto-juvenil já que este é um nicho atingido diretamente pela tecnologia e seus recursos. “Nessa fase não há uma constância e rigidez de compromissos como é o perfil dos nossos consumidores e, nesse caso, o que antes era feito nas agendas como colagens, adesivos e personalização, hoje é feito, em maior escala, nas redes sociais. Com isso, os produtos de personagens foram os que mais sofreram negativamente em volume e, portanto, estrategicamente, reduzimos nossos esforços de desenvolvimento neste nicho.”
Wesley diz que é muito comum ouvir que o mercado de agendas é decrescente devido os recursos dos gadgets, porém, lembra que mesmo as maiores empresas de tecnologia do mundo entregam aos seus novos colaboradores um kit de boas-vindas com um suporte de escrita para organização e gestão. “Contando com isso e com nosso público-alvo, buscamos alinhamento a essa nova tendência com materiais e coleções focados na inovação e tecnologia que é o que caracteriza a Pombo há quase 90 anos. Nós acreditamos que esse consumidor se tornou naturalmente mais seletivo e busca uma relação direta com um produto moderno, elegante e prático”, analisa.
Sobre a chegada dos planners, acredita que esses produtos acabaram ajudando o mercado de agendas uma vez que trouxeram novamente aos holofotes novas maneiras de armazenamento de informações e organização pessoal. “Não sentimos a canibalização com outras coleções, mas um mercado complementar se abriu. Esta é mais uma prova de que o segmento de suporte para escrita é, como qualquer outro, aberto a inovação e consumo, desde que saibamos direcionar seus anseios e necessidades, transformando-os em produto e serviços agregados com valor percebido”, afirma Wesley. A empresa prevê um crescimento de 6% nos volumes de produtos para este ano, já que inaugurou sua unidade fabril no Brasil e passa a ter flexibilidade na reposição de mercadorias e uma entrega mais assertiva e estratégica.

Espaço para os Planners

Se de um lado estão as agendas para anotar compromissos, organizar a rotina pessoal/profissional e até para expressar sentimentos e registrar momentos; de outro estão os planners uma ferramenta de planejamento pessoal, que vai além da simples marcação de compromissos, permitindo maneiras diferentes de distribuir e visualizar os compromissos, tendo como destaque a customização. Esse tipo de produto vem crescendo e recebeu importantes investimentos dos fabricantes de agendas.
A Coordenadora de Vendas Varejo da Rotermund, Siluane Morais Schmitz, conta que a empresa também racionalizou a coleção e desenvolveu capas diversificadas para continuar atraindo o público que ainda não dispensa a tradicional agenda, além de investir nos planners. “Cada vez mais os planners caem no gosto e preferência dos consumidores. O produto não deixa de ser uma agenda semanal, com características mais objetivas de planos e metas. Ano passado lançamos um modelo e para 2020 virá outro, na linha Flex com capa duradoura e preço acessível.”
Trabalhando com três coleções, a Rotermund focou na simplicidade dos elementos básicos. Na coleção Basic, o destaque são os quatro elementos da natureza: ar, água, terra e fogo, que estão representados em cada estampa da capa, com aplicações de verniz com e sem textura, marcando o elemento representado; na Pop, o trabalho feito manualmente: o tricô, o patchwork e o mural ganham evidência e retratam o desligamento da frieza tecno; por fim, a linha Flex com as estampas neutras, grafismos em composição com o ano e as cores que serão tendência em 2020.
Com uma linha completa e diversificada de agendas para todas as idades e fases da vida, a Tilibra na coleção 2020 aposta em materiais diferenciados e muita funcionalidade. Diferentemente de outros fabricantes, a empresa não sentiu impacto negativo na comercialização das agendas nos últimos anos, tanto que aumentou a sua coleção com novas marcas e vem expandindo a sua linha de planners. “Nas agendas, as pessoas procuram um espaço maior para anotações. Por isso, oferecemos produtos em tamanhos maiores e opções de visões diária, de 2 ou 3 dias por página. Já os planners possuem visões diferentes para auxiliar na organização do dia a dia, trazendo um formato mais detalhado”, explica a Supervisora de Produtos da Tilibra, Sonia Hayashi.
Em sua nova coleção, a Tilibra destaca os lançamentos de planners das marcas Shine, Happy e Cambridge. A linha Shine traz o brilho do glitter para o dia a dia, com design moderno e frases inspiradoras, capa dura e acabamento espiralado nas cores preta, dourada e prata. Com 80 folhas em papel creme, tem visão semanal, página de adesivos e bolsa plástica. Já a marca Happy é composta por modelos espirais, tem capa plástica produzida em material texturizado nas cores pastel rosa, lilás, azul e verde, e detalhes em hot stamping, tendo frases que inspiram leveza e bons sentimentos para o dia a dia. Tem 80 folhas, visão semanal, página de adesivos e bolsa de papel. Enquanto a marca Cambridge traz planners com acabamento costurado e espiral, 80 folhas e visão semanal. A versão espiralada preta tem capa desenvolvida com material especial e possui miolo de papel creme. Já as versões costuradas são encontradas com capa dura nas cores uva, cinza, azul marinho e coral, com abertura mensal, folha de adesivos e fitilho.
Com o alto interesse por planners, a DAC também lançou duas opções. Seguindo o estilo caderno espiral permanente (calendário 2020 a 2023), no tamanho A5, são ideais para carregar na bolsa. E, fugindo da função agenda, outra novidade é o calendário planner 2020, ideal para organizar as tarefas e atividades diárias de todos os meses, podendo ser usado na mesa ou na parede.

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