Fone
Notícias
CATEGORIA DE PRODUTO – A evolução do giz
02/01/2018

Produto que tem presença garantida nas listas escolares, que faz parte da rotina dos professores, o giz também é uma importante ferramenta para artistas e ilustradores. São opções que vêm aprimoradas, certificadas pelo Inmetro, com novas formulações, formatos e melhor desempenho.
A marca BIC® em sua linha aposta nos formatos diferenciados, na praticidade de uso e em fórmulas e sistemas inovadores, atendendo as demandas do consumidor final, tanto em questões estéticas, quanto em inovação tecnológica.
São três linhas, sendo elas, o BIC® Evolution Giz de Colorir, com 12 e 24 cores e fórmula diferenciada, que proporciona diversão ao desenhar sem que as mãos fiquem sujas; o BIC® Evolution Giz de Colorir Triangular, que facilita o manuseio devido o seu formato diferenciado; e o BIC® Evolution Giz de Colorir Turn, que conta com um exclusivo sistema abre e fecha além de uma proteção plástica. “Todos fazem parte da família BIC® Evolution, uma tecnologia exclusiva que proporciona maior durabilidade, uma vez que o giz de colorir BIC® é produzido em resina, oferecendo alta pigmentação e fixação, sem o inconveniente de deixar as mãos sujas”, explica Felipe Favoretto, Gerente de Papelaria da BIC®.

Giz 100% ecológico

A inovação trazida pela Faber-Castell é o Ecogiz com corpo de madeira 100% reflorestada. O produto foi desenvolvido especialmente para resolver o maior desafio na categoria: a quebra ao usar.
No Ecogiz foi utilizado o próprio giz envolto num corpo de madeira, permitindo que ele ofereça a mesma performance na aplicação e na pintura, mas sem quebrar, podendo ser usado até o fim. Outro diferencial do Ecogiz de cera, apontado pela Faber-Castell, é que ele é bicolor, com sortimento de 6 gizes, o consumidor tem à sua disposição 12 opções de cores. Maciez e cores neon também são destacados pelo fabricante como atributos dos seus gizes. A linha é completada pelos modelos: Super Soft em 6 cores para ser manuseado pelas crianças menorzinhas; Giz de cera curtom com fórmula resistente a quebra, em 12 cores, além de mais três opções neon; Gizão de cera em 12 cores + 3 neon e o Giz de cera fino, também com 12 cores + 3 neon.

Opções escolares e para uso artístico

Para professores e demais profissionais que utilizam giz para lousa, a marca italiana Giotto, distribuída no Brasil pela Fila Canson do Brasil, apresenta uma opção dermatologicamente testada. Segundo o fabricante, o Giz Giotto Robercolor – produto extrusado com carbonato de cálcio – escreve 3 vezes mais do que um giz comum, tem uma ótima transferência de cor e é mais fácil de apagar. Está disponível nas versões colorida e branca.
A Coordenadora de Comunicação & Eventos da Fila Canson do Brasl, Elisangela Coelho, lembra que o giz já faz algum tempo deixou de estar exclusivamente na categoria escolar, passando também a ser uma ferramenta para uso artístico. Vez ou outra surge uma nova demanda para os gizes. A mais recente atende pelo nome de chalkboard, a sensação do momento que consiste no antigo quadro negro que passou a ser usado nas decorações de festas, nos convites, nas paredes dos quartos, nas mesas infantis e até em bolos.
A marca Giotto também oferece o Giz Pastel Extra Grosso Oleoso em 12 cores intensas. Com 11 mm, desliza com facilidade, podendo ser diluído em água e aplicado com ajuda de pincel. Para os pequeninos são oferecidas diferentes opções na linha Giotto be-bé como o giz de cera para crianças a partir de 2 anos, dermatologicamente testado, lavável, macio, em cores vibrantes e com um visual diferenciado para atrair a atenção dos pequenos. Enquanto o Super Giz Giotto Bebê em cores pastéis, também dermatologicamente testado, oferece uma sensação agradável ao ser manuseado e foi desenvolvido para atividades externas.
Linhas inclusivas

A empresa Mercur atua através de uma proposta de valor e direcionadores que buscam sempre valorizar a vida e as pessoas por meio do bem-estar. A começar pela seleção das matérias-primas, que são renováveis dando origem a produtos ecologicamente corretos. Mas, não é só, além da diversidade em formatos e cores, a atenção também está voltada à acessibilidade com opções que atendam as mais distintas necessidades. Um exemplo é o gizão Mercur que possibilita às crianças em fase de desenvolvimento segurá-lo melhor e sem quebrá-lo. Este modelo também é indicado às pessoas em fase de reabilitação ou com alguma deficiência como déficit de preensão palmar.
Atualmente, o mix da Mercur é composto pelos seguintes produtos: gizão de cera vegetal, que é uma matéria-prima renovável, substituindo a parafina (derivado de petróleo que não se regenera na natureza) em cores intensas e por ser mais espesso é resistente à quebra. Disponível em dois tamanhos: gizão, com 9,5 cm de comprimento x 1 de diâmetro e na versão mini gizão, com 5 cm x 1cm. Tem também o gizão de cera grosso, em formato mais robusto que facilita a preensão. Macio e fácil de manusear, pode auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora. Por fim, o giz de cera Tijolinho, que com o seu formato diferenciado possibilita diferentes formas de pega e traçado. O produto permite pintar áreas mais abrangentes, sendo bastante resistente a quedas. Na sua loja on-line, a Mercur oferece a possibilidade de comprar apenas a cor necessária, seja do gizão grosso ou do tijolinho, ambos disponíveis nas cores amarelo, azul claro, azul escuro, bordô, laranja, marrom, preto, rosa, salmão, verde claro, verde escuro e vermelho.
Tem versão em 3D, retrátil e com cheirinho de frutas

Modelos retráteis como o TRIS New Twist em formato moderninho, com cheirinho como o TRIS Fruits e o 3D das Princesas e Carros, tendo corpo redondo e no topo os formatos dos personagens são algumas das opções apresentadas pela marca TRIS, da Summit.   “Buscamos gizes mais macios, compostos de gel e até aquareláveis. Além disso, outra funcionalidade desenvolvida foi o mecanismo retrátil que hoje tem grande procura por parte dos consumidores, com capas de proteção decoradas e resistentes às quebras”, pontua Vanessa Moreno, Especia-lista de Marketing Comunicação da Summit.
Recentemente foi lançada a linha Meu Primeiro TRIS, com viés pré-escolar e características como resistência à quebra e maciez dos traços. A coleção é composta por Giz Curtinho que vem em quinze cores; seguindo uma linha mais tradicional foi desenvolvido o Giz Fino com o diferencial do rótulo protetor que não suja as mãos; Giz Jumbo, dando firmeza às mãozinhas pequenas; Giz Triangular que ajuda na maneira correta de segurá-lo e também vem com o rótulo protetor e, por fim, o giz retrátil Twist Jumbo com traço supermacio.
Além da linha Meu Primeiro TRIS, uma das principais apostas da marca para a próxima temporada é o Tris MEGA Gel Color. “Ideal para a pré-escola, tem formato jumbo que facilita a pega, traço extremamente macio, que parece deslizar sobe o papel, cheirinhos incríveis, excelente cobertura e uma capa plástica resistente à quebra. Produz também efeito aquarelável”, cita Vanessa.
Para quem é adepto ao lettering –  a técnica de desenhar letras – a TRIS apresenta o Giz Líquido, que pode ser aplicado em quadro banco, vidros, espelhos, plásticos, superfícies lisas e vem em cinco opções de cores.
A cada ano, a marca Crayola trabalha com novas tecnologias e novas cores são lançadas. Atualmente são diversos gizes de cera indicados para uso em sala de aula, como a linha washable 100% lavável; a twistable em que o giz vem revestido por um corpo plástico para proteger contra quebras e seu mecanismo retrátil ainda ajuda a otimizar o uso, já que não há a necessidade de apontá-lo, bastando girar e usá-lo. São produtos disponibilizados em cores clássicas, neon, além da nova linha Silly Scents que traz os gizes com cheirinhos. “A Crayola desenvolve gizes de cera atóxicos, 100% laváveis e com diversos formatos, seja para os pequenos que estão começando a desenvolver coordenação motora fina, seja para os adolescentes e adultos que se encantam com a variedade de cores disponíveis e com uma cobertura incomparável” pontua Milena Lopes, Gerente de Marketing, da Abrakidabra, que distribui no país a marca Crayola.
A executiva da Abrakidabra lembra que ultimamente a venda do giz de lousa cresceu bastante, com a tendência dos chalkboards em festas, eventos e mesmo em estabelecimentos como lojas e restaurantes para decoração dos ambientes, razão pela qual iniciou a importação de um giz antipoeira. Nesta mesma linha, trouxe o giz colorido para lousa. “Estamos com excelentes expectativas. O consumo de giz tem aumentado muito no Brasil. A criatividade das pessoas e o lançamento de novas tendências trazem sempre uma nova forma de utilização para este produto”, analisa Milena.

As linhas licenciadas

O carro-chefe da empresa Molin são os gizes de cera licenciados. O fabricante trabalha com propriedades que fascinam os pequenos consumidores. O sortimento oferecido inclui as linhas Avengers, Hello Kitty, Moranguinho, Minnie, Mickey, Spiderman, Minions e Patrulha Canina. “Nossos gizes nas versões fino, jumbo, tradicional e retrátil são totalmente personalizados, com o corpo envolvido por uma capa de papel, que não sai e não suja as mãos. Ao apontar o giz, o papel sai junto ou pode ser retirado aos poucos, conforme a ponta chega à capa”, explica o Diretor Comercial da Molin, Ricardo Santos, lembrando que os gizes de cores vibrantes e macios apontam as atuais demandas.
Quem também disponibiliza gizes licenciados é a Tilibra com os personagens Jolie (giz retrátil em 12 cores), Ben 10 (giz curto em 15 cores e retrátil em 12 cores) e X-racing (giz retrátil em 12 cores). Em busca por inovações que levem mais benefícios ao consumidor e agreguem valor aos seus produtos, a Tilibra traz lançamentos em sua categoria de giz de cera da linha Académie. São eles: Meu Primeiro Giz e Big Giz de Cera Triangular. O primeiro é um giz mais curto com seis opções de cores, sendo ideal para crianças que estão começando o processo de alfabetização e desenvolvimento da coordenação motora. Já o Big Giz de Cera Triangular vem com 12 cores e no formato triangular, agregando mais conforto à escrita. Ainda fazem parte do portfólio, o Giz de Cera Curto com 15 cores, Giz de Cera e o Giz de Cera Grande, ambos com 12 cores. “Oferecer giz de cera com cores pouco visíveis ou mesmo quebradiços pode significar o fim da preferência pela marca. A Tilibra busca sempre a excelência em todos os seus produtos, oferecendo qualidade e durabilidade”, reforça o Supervisor de Novos Negócios da Tilibra, Douglas Takahashi.
Após realizar investimentos contínuos em equipamentos e pesquisa, para este volta às aulas, a marca Koala, da Delta Artigos Escolares fez dois lançamentos: o Super Gizão de cera 15 cores e o Baby Giz 07 cores, este com 25mm diâmetro para facilitar o manuseio dos pequenos. O fabricante lembra que ambos receberam a certificação do INMETRO atendendo as portarias e normas vigentes, sendo totalmente atóxicos. “Apesar de considerar que novas texturas são bem interessantes, acreditamos que oferecer versatilidade nos formatos e cores seja a melhor maneira de atender a necessidade dos consumidores finais”, analisa o Gerente Comercial da Delta Artigos Escolares, Plínio Câmara.
Além das duas novas apostas em giz de cera, a marca Koala disponibiliza outras possibilidades na categoria. São elas: Gizinho de Cera 06 cores, cada palito tem 9,7cm de altura; Gizão de Cera 06 e 12 cores cada um com 95,4mm de comprimento e 10mm de diâmetro; Gizão de Cera Triangular 12 cores cada giz com 95,5mm de comprimento e 11mm de diâmetro; Giz de Cera Curto 15 cores cada um com 52mm de comprimento e 11mm de diâmetro e Giz de Cera 12 cores com 83,0mm de comprimento e 8,0mm de diâmetro. Para uso profissional, a Delta apresenta o Lápis de cera Delta Pro nas cores branca, amarela, vermelha, azul, verde e preta.
Com uma demanda consolidada no segmento giz de gesso, a marca Koala oferece opções como o Giz Escolar Comum Branco; Giz Escolar Comum Cores; a versão plastificada Giz Escolar Master Branco e Cores (ambas as versões com 12, 50 e 500 bastões). “Temos observado flutuações positivas de demanda entre os vários itens que comercializamos. Isto nos mostra a vitalidade desta categoria e a sua tendência de crescimento para os próximos anos”, observa Plínio.

Opções para os trabalhos artísticos

Muito tradicional, o giz pastel é o tipo de produto largamente utilizado em trabalhos artísticos, como pintura ou desenho. São duas opções: o giz pastel seco e pastel oleoso, que com suas características particulares, conferem resultados distintos nos trabalhos. Os pastéis secos e oleosos são utilizados em técnicas de desenho, em obras com técnicas mistas, integrando os pastéis à tinta aquarela, por exemplo. São também muito utilizados em técnicas de artesanato, como pintura em EVA.
Os pastéis oleosos têm em sua formulação pigmentos misturados a ceras, óleos e aglutinantes micropulverizados, fazendo com que os traços criados tenham cor intensa, brilho e uma textura levemente “úmida” e bastante similaridade com as pinturas realizadas com tinta a óleo. Já os pastéis secos possuem na fórmula pigmentos em pó, misturados com quantidade mínima de aglutinantes micropulverizados. A dosagem mínima de aglomerantes garante traços simples, sedosos e com cor intensa, seja em papéis ou em outros substratos. A baixa aderência da cor ao substrato torna muito simples o sombreamento e misturas de cores, apenas com as mãos ou até com um pincel ou esponja. Quando comparados aos pastéis oleosos, os pastéis secos são menos resistentes, pois esfarelam e quebram com maior facilidade. Mas em compensação, os trabalhos artísticos realizados com eles impressionam por sua aparência frágil e por sua insuperável textura aveludada. Os pastéis secos são muito indicados para desenho de retratos, devido à textura suave, que ilustra a pele humana com perfeição.
Sob a marca TRIS, a Summit traz o lançamento Mega Pastel Color, o giz pastel óleo com a capa protetora e doze cores, enquanto a marca alemã STAEDTLER conta com os produtos: Noris Club® 241, o giz pastel óleo indicado para técnicas de colorir, cobertura e raspagem. Também possui capa protetora e está disponível com 12 e 25 cores. Na opção giz pastel seco tem o Karat® comercializado em estojos com 12, 24, 36 e 40 cores.
Com um amplo sortimento de gizes pastéis secos e oleosos, a empresa Keramik disponibiliza produtos das marcas tcheca, Koh-I-Noor, e da holandesa Royal Talens. “As principais novidades em giz pastel se dão em virtude das variações das cores e sortimento. O mais recente lançamento da marca Koh-I-Noor, por exemplo, foram as caixas com tons de marrom e cinza, proporcionando uma variação de tonalidades bastante interessante para o artista. Sortimentos voltados aos tons para o desenho de retrato e tons para o desenho de paisagens também são algumas das últimas atualizações destes produtos”, exemplifica Lara Vohringer, do marketing da Keramik.
O portfólio da empresa traz giz pastel seco Toison D’Or, Koh-I-Noor, nas versões, barras redondas (soft) em 120 cores avulsas ou em caixas sortidas com 6, 12, 24, 36, 48 e 72 cores; enquanto que em barras quadradas (carré) estão disponíveis em 48 cores avulsas e estojos de 12, 24, 36 e 48 cores. A Keramik também trabalha com o lápis pastel Gioconda, da Koh-I-Noor. São 48 cores avulsas e estojos de 12, 24 e 48 cores sortidas. “O giz pastel em formato de lápis possibilita um trabalho mais limpo, traços finos e maior detalhamento”, esclarece Lara.
Complementando o portfólio, há o giz pastel seco Rembrandt, da Royal Talens, em barras redondas avulsas em 203 cores e em estojos de 15, 30, 45, 60 e 90 cores; e o giz pastel oleoso Gioconda, da Koh-I-Noor, em estojos com 12 e 24 cores. “A textura delicada e a aparência frágil das obras em giz pastel conquistaram e conquistam cada vez mais profissionais e, cada vez mais, artistas que dominam a técnica criam trabalhos maravilhosos em todo o mundo”, afirma Lara.

DELLO
DELTA
BRW MARCAS
MERCUR
TRIDENT
NOX BR
CONDOR
DAC
CADERSIL 2019
BRASINKS
JANDAIA 1
FILIPERSON